Notícias

Ceará terá 8,3 mil vagas de trabalho abertas em maio/16

By 08/04/2016abril 9th, 2016No Comments
Foto: José Leomar

Diário do Nordeste  Foto: José Leomar

Os cearenses que estão procurando emprego devem ficar atentos às oportunidades. Em maio, está prevista a abertura de 8.300 vagas de trabalho no Estado, nas unidades do Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT). Comércio, indústria, serviço e agronegócio são os principais setores que deverão oferecer os empregos.

“É estimado que, deste total, cerca de 10% sejam para vagas temporárias. Aqueles profissionais mais preparados terão melhores chances. É estratégico que o trabalhador invista em seu conhecimento. É esse investimento que dará o diferencial, que acaba destacando o seu currículo no mercado”, explica o assessor da presidência do Sine/IDT, Antenor Tenório.

Maior capacitação
Com o excesso de profissionais procurando empregos, os processos seletivos estão cada vez mais rigorosos. Nível de escolaridade, capacitação, experiência profissional e até mesmo aspectos emocionais estão sendo analisados minuciosamente pelos empregadores. No primeiro trimestre de 2016, das 23.116 vagas captadas pelo Sine/IDT, apenas 14.938 trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho. O número apresenta um leve recuo em comparação com igual período de 2015, quando foram ofertadas 23.660 vagas, sendo ocupadas 15.743.

“Neste momento, o mercado está com a demanda maior do que a oferta, por isso os processos seletivos estão sendo mais rigorosos. Muitos profissionais estão tendo dificuldade ao contratar um profissional, pela pouca experiência ou experiência demais dos candidatos”, comenta Tenório, enfatizando a dificuldade de casar o desejo dos contratantes e contratados, principalmente no setor de serviços.

Entretanto, mesmo com a considerável diferença entre o número de vagas oferecidas e ocupadas, o Ceará, ainda assim, se destacou no cenário regional. “Das vagas que foram ofertadas, aproveitamos 65% delas. É considerado o melhor resultado no Nordeste. O nível de desemprego se estabelece, mas o resultado foi bem mais otimista do que se imaginava”, esclarece o assessor da presidência do IDT.

Perfil
Um estudo concluído no fim do ano passado, pelo Sine/IDT, mostra o perfil que predomina dos candidatos que se inscrevem na instituição.

Analisando a escolaridade, cerca de 42% das vagas captadas são de profissionais com ensino médio incompleto a ensino superior completo. Já em relação ao sexo, 31% das oportunidades destinadas são para homens, 6,83% para mulheres, e 62,17% indiferentes ao sexo.

O levantamento mostra ainda as dez vagas mais captadas pelo Sine/IDT, que são: operador de linha de produção, teleoperador, assistente administrativo, servente de obras, vendedor do comércio varejista, faxineiro, trabalhador rural, operador de caixa, repositor de mercadoria e auxiliar de escritório geral.

Outro destaque foi o número de profissionais que vieram de outros países ao Estado e se cadastraram no sistema. Em 2015, houve a inscrição de 22 profissionais de Guiné Bissau, 15 da Correia do Sul, 14 de Portugal e 12 da Itália. “São pessoas que estão vindo de outros países para tentar uma vida melhor no Ceará”, ressalta Tenório.

Dia das Mães
O Dia das Mães – comemorado neste ano no dia 15 de maio – é tradicionalmente uma data de grandes vendas para o comércio e, por isso, é aberto um maior número de contratações temporárias, para atender à demanda do período. Porém, neste ano, o cenário pode ser diferente. “Normalmente, a gente trabalhava com 10% do total de vagas de maio para contratos temporários, mas, até o momento, nós não recebemos nenhuma demanda de empresas”, lamenta Tenório, enfatizando que a previsão é que apenas as grandes instituições contratem para o período. “Pode acontecer em algumas grandes redes, mas isso vai ser uma coisa irrisória”, diz.

Para o ano de 2016, a expectativa da instituição é realizar o mesmo trabalho do ano passado, mantendo a oferta de vagas.

Procedimento
Os interessados nas vagas ofertadas pelo Sine/IDT devem agendar o atendimento pelo site: www.sineidt.org.br. A inscrição no sistema é realizada apenas presencialmente em uma das 37 unidades no Estado.

Fonte Diário do Nordeste.