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Setores estão otimistas com vendas de Dia das Mães

By 05/05/2016maio 8th, 2016No Comments

O PovoNo Dia das Mães, produtos como roupas, acessórios, calçados, produtos de beleza e artigos eletroeletrônicos estão entre os de maior venda, na percepção dos representantes do comércio lojista ouvidos pelo O POVO.

O gerente da Casa Pio, Rogério Rodrigues, confirma esta tendência. Segundo ele, desde o início do mês as vendas de calçados e bolsas femininas cresceram 10%, em média. Sobretudo, aqueles que têm como preços entre R$ 40 e R$ 70.

A pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio – CE) mostra que os consumidores da Capital irão movimentar cerca de R$ 243 milhões no comércio local com a compra de presentes. Uma redução de 8,0% sobre o resultado de 2015, mas que deve garantir um percentual maior de consumidores que irão às compras. Este ano 60,3% dos entrevistados confirmaram intenção de compra, contra os 59,5% do ano passado. O gasto por presente será de R$ 160, o consumo médio é estimado em R$ 229. O Dia das Mães se consolida como a segunda melhor data comemorativa para o comércio em termos de faturamento, atrás apenas do Natal.

Ainda segundo a pesquisa da Fecomércio, a preferência dos consumidores mostra-se concentrada em cinco produtos principais que, juntos, correspondem a 84,1% da intenção de compra, com preponderância dos bens de uso pessoal.

Artigos de vestuário concentram 35,8% das intenções de compra, itens de perfumaria, 26,3%, sapatos, cintos e bolsas têm 8,8%, flores, 7,2%, e entre os equipamentos eletrônicos, aparelho celular é o único que aparece na pesquisa.

Os shopping e os centros comerciais concentrarão os movimentos de compras, foram citados por 33,2% e 24,0% dos consumidores, respectivamente. O Centro e os principais corredores comerciais devem reunir 28,9% da demanda.

Comportamento
Uma novidade no comportamento de compra, em relação a 2015, é a compra a prazo. 64,6% dos consumidores pretendem utilizar alguma forma de financiamento e apenas 33,9% irão utilizar o pagamento à vista, priorizado no ano passado.

Na crise, alguns hábitos de consumo ficaram mais claros. O consumidor, por exemplo, está dando um jeito para comprar, principalmente, em uma data tão sensível como Dia das Mães. Porém, está pesquisando mais, está de olho nos preços, promoções e também no atendimento. “O cliente está comparando mesmo. Normalmente, ele olha, vai em outra loja e depois volta para comprar. Por isso é importante investir também em sortimento”, afirmou o gerente da loja C.Rolim, Horácio Nascimento.

Trocar o supérfluo por um presente mais “necessário”, também tem sido a opção de muitos clientes. É o caso, por exemplo, da família Rodrigues. Tanto a avó, Luzia, como a Ana Débora, mãe da pequena Ana Dávila, de seis meses, vão ganhar sapatos no próximo domingo. ”É o que mais estamos precisando”.

A dona de casa, Cristiane Oliveira, diz que, este ano, a data não será nem de presentões e nem de lembrancinhas, mas jamais passará em branco. “Vai ser mais simples, mas tem que ter”.

Fonte: Jornal O Povo.