Notícias

Como e por que as empresas devem dar poder de decisão aos seus colaboradores

By 21/07/2016No Comments

Tem uma regra do exército americano que eu gosto bastante chamada “Power to the Edges”. Aprenda você também – a estratégia pode fazer toda a diferença nos resultados alcançados.

Investir em uma cultura corporativa de qualidade e em gestão de pessoas são estratégias para quem quer ter sucesso no empreendimento e, claro, a comunicação, engajamento e confiança têm papel fundamental nesse processo.

O engajamento profissional, por exemplo, é um indicador crítico de quão bem-sucedida uma empresa será no mercado, mas para isso, além do trabalho, é importante permitir que o colaborador adeque sua função às suas competências, experiências, forças e também ao que gosta de fazer.

Tem uma regra do exército americano (U.S. Army) que eu particularmente gosto bastante e procuro adotar aqui na Samba Tech que é o “Power to the Edges”.

Essa teoria consiste na capacidade de atribuir às suas tropas o poder de tomar decisões rápidas, sem a necessidade da aprovação de um superior. Neste caso, os soldados são muito bem treinados, seja para realizar suas atividades rotineiras ou para agir caso se deparem com uma situação inusitada.

No mundo dos negócios, esse conceito se refere à capacidade de uma organização sincronizar de forma dinâmica suas ações e ter comando e controle com agilidade sobre todas as informações que se têm em mãos. Ou seja, dar poder para que os funcionários tomem as decisões.

A adoção dessa estratégia pode fazer toda a diferença no dia-a-dia e nos resultados alcançados.

Em outras palavras, as companhias precisam enxergar seus colaboradores como seus aliados, ou seja, dar poder de decisão do estagiário ao diretor.

Descentralizar o poder e as responsabilidades, dá a possibilidade de pensar em coisas futuras, em uma nova estratégia, por exemplo, além de fazer com que seus funcionários trabalhem mais felizes por ter sua opinião valorizada.

Quando as pessoas que estão na linha de frente da sua empresa têm autonomia e responsabilidade para agir, as oportunidades não são perdidas e isso contribui muito para atingir os resultados e fomentar a inovação.

Reforço que as empresas que têm valores bem definidos e compartilhados com o restante da equipe conseguem aumentar o impacto da organização no mercado.

Costumo sempre dar alguns conselhos, como por exemplo: o empreendedor precisa ter um sonho e motivar a equipe a abraçá-lo.

Para isso, planejar cada passo e calcular onde pretende estar nos próximos anos é essencial para que seu negócio decole, mas para isso vale apostar em talentos internos para que eles possam te ajudar nesse voo. Pense grande e lembre-se:power to the edges.

*Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, que ajuda centenas de empresas a se comunicar melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Suas soluções de Educação a Distância, Comunicação Corporativa Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Através da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, tornando mais democrático o acesso a uma mensagem de qualidade.

Fonte.: