Notícias

Lavanery Wanderley Eleito o Lojista do Ano 2016

By 05/11/2016No Comments
Francisco Lavanery de Sampaio Wanderley, da Apiguana, receberá o Troféu Iracema em uma cerimônia no próximo dia 09 de dezembro.

        O empresário Francisco Lavanery de Sampaio Wanderley,  presidente da Apiguana (foto), foi o nome escolhido para receber o Troféu Iracema. A Apiguana tem mais de 50 anos de atividade no comércio fortalezense. Em 2015, a comenda foi entregue ao empresário Lívio Parente, da Casa Parente.
        O anúncio do Lojista do Ano foi feito no último dia 17 de outubro pelo presidente da CDL de Fortaleza, Severino Neto, durante reunião de diretoria. O processo de eleição foi feito via internet com os associados. Os cinco primeiros lugares foram indicados para votação. Em seguida, a Diretoria de forma secreta escolheu um dos nomes para receber o Troféu Iracema, a maior comenda do comércio cearense.

Trajetória
        Lavanery Wanderley começou sua trajetória profissional como vendedor de ferramentas em Recife, Pernambuco. Foi comprador, entregador, cobrador e dono de posto de gasolina. Foi empreendedor em vários negócios, como exportação de plantas ornamentais, criação de gado e, principalmente, venda de máquinas e ferramentas, negócio que, atualmente, compõe a Apiguana, empresa líder no segmento do Estado do Ceará.
        Criada em 1965, o nome da empresa vem da sua antiga denominação, “Autopeças Industrial Guanabara”. Começou com uma pequena loja, no Centro da cidade de Fortaleza, na rua Barão do Rio Branco. Algumas vendas aconteciam de porta em porta, e os clientes tornavam-se, por vezes, amigos. Hoje, a Apiguana é uma das mais tradicionais empresas do Estado, empregando mais de 500 pessoas.
        O Grupo Apiguana é composto por cinco lojas em funcionamento na cidade de Fortaleza, um centro de distribuição localizado em Maracanaú, uma assistência técnica especializada e um posto de combustível. O grupo atende ainda os seus clientes pelo call center, nas regiões Norte e Nordeste.