Notícias

Cruzando semáforo alta hora

By 06/03/2013agosto 10th, 2017No Comments

De madrugada, parado no sinal de trânsito, sabe aquela dúvida de passar ou não? Se for, cautela é a dica fundamental

Se avançar semáforo no amarelo é preocupante imagina no vermelho! Aquele que burla as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está sujeito a ser multado. No entanto, a maioria dos motoristas sabe que todos as noites, das 22 horas até as 5 horas, qualquer veículo que passar o sinal vermelho com uma velocidade inferior a 30 Km/h não terá sua placa registrada pelos fotossensores.

Mudança de comportamento: por causa da violência, nas altas horas, nota-se mais condutores não respeitando o sinal vermelho. Nesse caso, baixa velocidade e atenção para os lado é vital

De acordo com órgãos que fiscalizam o trânsito, a razão para esta decisão não significa incompetência ou negligência das autoridades que fiscalizam o dia a dia do tráfego. Pelo contrário! Trata-se de uma questão de bom senso. Por quê? Devido a insegurança que assola as ruas e o medo que os motoristas têm de serem assaltados enquanto esperam o sinal verde do semáforo acender, tornou-se consenso, entre todas as partes envolvidas, que seria mais seguro aos condutores ter a liberdade de avançar o sinal vermelho nos horários mais perigosos e com menos tráfego de carros (no fim da noite e durante a madrugada), desde que não ultrapassem um determinado limite de velocidade, como 60km/h, por exemplo.

Porém, o condutor deve ficar ligado, pois há casos em que o fotossensor, por algum problema técnico, acaba fotografando a placa do seu automóvel, mesmo que o condutor tenha obedecido o limite de 30 Km/h. Em situações como essas, normalmente, a multa não é mandada à residência do proprietário do carro, porém, às vezes chega, e quando chega, o motorista deve recorrer na Justiça.

Além disso, se o motorista for multado em flagrante por um agente de trânsito, e não por um fotossensor, a possibilidade de ter sua multa “perdoada” é bem menor. Isto porque o agente, por estar presente no local, saberá se o condutor teve ou não motivos reais de segurança para avançar o sinal vermelho. Na prática, será uma questão interpretativa.

Há ainda duas situações em que provavelmente a multa chegará na residência do proprietário do veículo e o mesmo não terá como recorrer. A primeira diz respeito a retornos proibidos. E a segunda refere-se aos casos em que o condutor vira seu veículo, sem poder, à direita ou à esquerda. Nestes dois casos, se o sinal estiver vermelho, configura-se infração gravíssima, independentemente do horário ou da velocidade do automóvel que passou.

Para título de curiosidade, o valor a ser pago é de R$ 191,54, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mais informações
AMC

Endereço: Av Aguanambi, 90 Bairro: José Bonifácio
Telefone:85)3433-9700
Site: http://www.amc.fortaleza.ce.gov.br/

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/