Notícias

Requalificação da Rua José Avelino será entregue hoje

By 06/10/2017outubro 7th, 2017No Comments

Homens trabalhavam ontem nas vias, na remoção dos antigos postes de iluminação e implantação de novos

Dentre outras mudanças, as vias ganharam nova iluminação, calçadas mais largas e acessíveis, ciclofaixas, recapeamento asfáltico e nova pavimentação ( Foto: Saulo Roberto )

Após quase cinco meses de intervenções, as obras de requalificação das Rua José Avelino e Avenida Alberto Nepomuceno, no Centro, serão entregues. Com investimento em torno de R$2 milhões, as vias ganharam nova iluminação, calçadas mais largas e acessíveis, ciclofaixas, recapeamento asfáltico e pavimentação. Além disso, durante todo esse período de obras, o que se viu também foi um embate entre Prefeitura de Fortaleza e alguns feirantes, que foram retirados das ruas.

Ontem, com menos de 24h para a entrega, homens trabalhavam nas vias, seja na remoção dos antigos postes de iluminação e implantação de novos, ou seja em limpeza de galerias. Os operários corriam contra o tempo, enquanto feirantes e compradores se acomodavam nos boxes dos galpões e lojas. Para quem fez da “Zé Avelino” sua segunda casa, o ordenamento e embelezamento é sentido como positivo.

“Achei que ficou melhor porque o pedestre consegue andar melhor, chega até o box”, diz Samila Marília, que está há sete anos como vendedora da “feira”. No entanto, ela diz que não houve aumento nem diminuição do fluxo de clientes. E, acredita, o embelezamento da rua não vai atrair novos clientes. “Quem compra aqui não liga pra isso”.

Nem todo mundo ficou feliz. Para a feirante Veruzca Saraiva, 40 anos, há 13 anos trabalhando na José Avelino, o reordenamento piorou a vida de quem ganha a vida lá. “Piorou. Aqui a gente vê guarda jogando spray de pimenta em feirante, correndo atrás dos trabalhadores, multando carro. Até agressão a gente vê. A estética ficou bonita, mas para quem vende piorou. Eu sou regularizada, mas o que adianta ser bom para mim e ser ruim para os outros?”, questiona Veruzca, que vende roupa em box.

Os compradores ainda se acostumam a essa nova rotina. Israel Bezerra, que vem uma vez por mês de Pacajus para comprar mercadoria para revenda, reclama que não encontra os antigos feirantes e que não consegue estacionar próximo ao comércio e se sente inseguro com as compras ao retornar para seu automóvel.

Ostensiva

A fiscalização é ostensiva. Além de 30 fiscais e 50 auxiliares da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), homens da guarda municipal e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito estão ião para impedir comércio e estacionamento irregular de carros. De acordo com Júlio Santos, diretor de operações da Agefis, o número de equipes responsáveis pelas vistorias na área será incrementado.

Ele explica que a mudança de fiscalização será implementada com a entrega da obra. “Já estamos em alguns momentos implantando esse modelo novo. Estamos ocupando com maior presença na Zé Avelino. Antes, estávamos só com volante. Vamos estar a partir da entrega da obra, com presença maciça e com mudança de abordagem”, explica ele que garante um aumento no efetivo. Desde maio, 35 estabelecimentos foram embargados por não terem alvará de funcionamento e lavrados 400 autos de apreensão.

Caminhada

A partir das 8 horas, o prefeito Roberto Cláudio fará uma caminhada pelas novas vias e apresentará todos os serviços executados na obra. No período da tarde, ainda como parte da programação de entrega da Rua José Avelino, o gestor municipal receberá, a partir das 17horas, no Museu da Indústria, empresários e lojistas do Centro da cidade para apresentação do projeto completo de requalificação das duas vias.

Na ocasião, Roberto Cláudio fará o descerramento da placa de inauguração e anunciará as mudanças que deverão ocorrer no local após a entrega das vias devidamente restauradas.

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/requalificacao-da-rua-jose-avelino-sera-entregue-hoje-1.1831474