Notícias

Prefeitura de Fortaleza inaugura requalificação do calçadão da Guilherme Rocha

By 24/11/2018No Comments
Calçadão
Obra faz parte da primeira fase do Projeto Novo Centro (Foto: Marcos Moura)

A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta sexta-feira (23/11), a requalificação do calçadão da Rua Guilherme Rocha. A obra, realizada por meio das secretarias Regional Centro e de Conservação e Serviços Públicos, faz parte da primeira fase do Projeto Novo Centro, um conjunto de intervenções de ordenamento da região central da Capital.

A reforma, iniciada em agosto, foi executada no calçadão Guilherme Rocha, entre as ruas General Sampaio e Major Facundo. A segunda etapa das obras está prevista para iniciar em fevereiro de 2019 e compreende o calçadão da Rua Liberato Barroso, no trecho entre as ruas General Sampaio e Rua Assunção. As datas foram acertadas com os comerciantes para não atrapalhar as vendas do fim de ano.

O prefeito Roberto Cláudio destacou a importância histórica e simbólica dos dois calçadões. “Há um ganho para a Cidade, estamos valorizando uma área de passeio no Centro para que as pessoas possam andar mais tranquilamente, estamos também ordenando o comércio informal que ficará mais protegido e o comércio formal também acaba sendo valorizado. Portanto, todos saem ganhando”, afirmou o Prefeito.

O calçadão da Guilherme Rocha recebeu nova pavimentação, mobiliário urbano (bancos e lixeiras), paisagismo, canteiros e iluminação. As ações de ordenamento do comércio informal também incluíram a instalação de quiosques, a organização do cabeamento das concessionárias, otimização da rede elétrica, com a instalação de novos postes de energia e eliminação dos antigos, limpeza de galerias e execução de novas grelhas para drenagem pluvial superficial. Após a reforma, o calçadão passou a atender os critérios de acessibilidade e mobilidade, com a instalação de quiosques, piso tátil, travessias elevadas e rampas.

Para o Secretário da Regional Centro, Adail Fontenele, as obras de requalificação são ações imprescindíveis. “O Centro é o coração da cidade. A Prefeitura tem dado atenção especial à região, que além da importância econômica, é um local histórico, com enorme potencial turístico e cultural”, argumentou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, elogiou a obra e destacou que a entrega acontece no dia da abertura do Natal de Luz, momento de otimismo para os comerciantes do Centro. “Ficamos muito felizes porque muitas pessoas deverão voltar a frequentar o Centro, certamente nossas vendas vão aumentar e com isso vamos gerar mais emprego e mais renda para os fortalezenses”, declarou.

Novo Centro
O Projeto Novo Centro deverá ser executado até agosto de 2019 e objetiva o ordenamento da região, modificando o cenário do Centro de Fortaleza, por meio de obras e ações em seis eixos: Habitação, Política de Apoio a Pessoas em Situação de Rua, Turismo e Cultura, Infraestrutura e Mobilidade, Ordenamento do Comércio Informal e Segurança e Fiscalização.

As ações foram definidas por meio do trabalho de um Comitê Gestor formado por representantes da Prefeitura de Fortaleza, Câmara de Dirigentes Lojistas e outras entidades de classe, além de moradores e representantes da sociedade civil.

O prefeito aproveitou para anunciar novas ações no Centro de Fortaleza, dentre elas a implantação do projeto Cidade da Gente na Rua Barão do Rio Branco, com alargamento calçadas e aumento nas áreas de passeio; e uma célula de proteção comunitária, que será implantada até junho de 2019 e contará com equipes divididas em quatro quadrantes do Centro, além de câmeras de monitoramento espalhadas em diversos pontos.

Fonte.: Logo da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Maia WhatsApp Image 2018-11-23 at 9.29.12 AM Maia WhatsApp Image 2018-11-23 at 11.03.04 AM Maia WhatsApp Image 2018-11-23 at 11.03.04 AM (1)