Notícias

Mudança apenas transfere problema

By 12/04/2011maio 20th, 2011No Comments

mp critica Publicado em 12 de abril de 2011

MP vai entrar com Ação Civil Pública contra deslocamento e afirma que Prefeitura só trocou seis por meia dúzia

A decisão de retirar os 1.400 feirantes da Praça Capistrano de Abreu (Lagoinha) e instalá-los na Praça Castro Carreira (Estação) abre nova polêmica sobre o que fazer com o comércio informal que ocupa indevidamente e destrói os espaços públicos da cidade.

De um lado, a Prefeitura de Fortaleza que garante ser a mudança dos feirantes da Lagoinha provisória e está sendo feita para atender uma ordem judicial. Do outro, o Ministério Público do Estado (MPE) que afirma que a gestão municipal resolve um problema criando outro maior. “Ela (a prefeita) não deve aceitar a desordem no Centro. Vou recomendar à Regional do Centro que se abstenha de continuar com essa mudança para o bem de toda a sociedade”, avisa o titular da 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Raimundo Batista de Oliveira.

Na avaliação do promotor, a transferência que começou desde o último sábado e prosseguiu por todo o dia de ontem ocorreu à revelia da população. “É trocar seis por meia dúzia, além de levar ainda mais problemas para àquela área”.

De acordo com a titular da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor), Luiza Perdigão, os ambulantes permanecerão na Praça da Estação até a transferência para um terreno localizado na Rua Princesa Izabel com Estefânia Salgado, onde funcionará o primeiro camelódromo da cidade. O local foi desapropriado, faltando apenas a imissão de posse. “Depositamos em juízo e aguardamos a decisão da Justiça”.

Indiferentes à polêmica, os ambulantes estão sendo instalados na Praça da Estação, bem em frente à estação ferroviária de forma tranquila. Satisfação para uns, indignação para outros. Como o caso dos lojistas do Centro de Turismo do Ceará (Emcetur), que querem recorrer ao MPE.

Ônibus

As paradas das quatro linhas metropolitanas foram colocadas no outro lado da praça, gerando muita confusão. Já a Praça da Lagoinha amanheceu ontem esvaziada. A visão de quem passou por lá era de um local destruído. “Parece que passou por aqui um tsunami”, ironizou a estudante Maria Nazaré Ferreira da Silva.

Fonte http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=963992 Gestão Fortaleza Bela

COMENTÁRIOS:


Leave a Reply