Notícias

Consertando as redes e amolando o machado

By 23/10/2009maio 15th, 2011No Comments

Qual era o seu projeto para esse ano? Arrumar um emprego? Casar, namorar? Passar no vestibular? Comprar uma casa ou um carro? Nesse momento como está sua escala de realização? Você tem lutado por seus desejos e sonhos? É preciso fazer alguma coisa agora. Se entregar nesse momento a realização de seus projetos. Algumas pessoas dizem que Deus ajuda a quem cedo madruga.

Mas em Lucas 5: 1 a 5 aconteceu algo diferente temos um reflexo do que todos nós já passamos ou estamos passando. Pedro disse a Jesus: “Senhor, trabalhamos a noite inteira e não conseguimos nada”. Isso é reflexo do que vivemos e dizemos tantas vezes ao Senhor: “Senhor, tanto que eu fiz e nada. O que é que adiantou tanta luta?”. Diante do desespero nós diremos sempre essa mesma frase. Eles não acordaram cedo? Trabalharam pelos seus objetivos a noite toda. Ficaram acordados, atentos. Uma coisa deve ser levada em conta. Eles eram profissionais da pesca. Não eram pescadores de fim de semana. Sabiam o que estavam fazendo. Eram especialistas dentro da sua profissão. Sabiam o que estavam fazendo. Quanto tempo eles viveram daquilo.

O primeiro segredo da cura dos traumas de Pedro, que representa a Igreja, foi quando Jesus chegou e ele estava consertando a rede. À noite não tinha como ver que a rede estava rasgada, e ele só viram de manhã. Quando as coisas não estão bem em nossa vida, quando nos acontecem situações difíceis, buscamos culpados ou desculpas. Fracassos não resolvidos são semente de novos e maiores fracassos. E muitas vezes nos esquecemos de nos preparar para os dias difíceis. É como aquela goteira que esquecemos que existe, mas na hora da chuva ficamos desesperados por que o gotejar nos incomoda. A falta de preparo nos faz desperdiçar as forças.

Você quer ser curado de seus traumas? Então é preciso consertar suas redes! O ser humano é capaz de realizar o ótimo, mas também capaz de realizar o péssimo, pois é como uma rede que vai se estragando ao longo da vida. Tem pessoas que trazem traumas desde a barriga da mãe, em sua infância, ou provocado por outras pessoas. A nossa grande missão é consertar as redes, é preciso lavar nossa rede, nosso coração que é sede das emoções e das decisões. E não deixar sujeira no nosso coração na nossa rede.

É necessário ter equilíbrio e dosar as coisas; ter disciplina em tudo. Sem disciplina espiritual não acontece cura. A indisciplina não deixa que a graça de Deus entre em nossa vida. As pessoas que não são capazes de fazer pequenas renúncias, não farão grandes. Você quer ser uma pessoa curada? Cuide-se bem. O grande poder de cura é a Palavra de Deus, é essa Palavra que tem poder de restauração. Quando ela entra em seu inconsciente começa a agir. Mesmo que você não sinta, saiba que a Palavra está agindo. Mas Deus não nos violenta nunca, Ele só age em nós quando permitimos.

Deus trabalha no diálogo, Ele cura cada coisa que vamos pedindo = por isso a necessidade de fazer-mos um roteiro. Preciso me conscientizar quais as áreas da minha vida precisam ser equilibradas. 99% das doenças vêm de traumas; e o trauma é o grande inimigo seu e meu. Têm pessoas que confessam seus pecados desde sua infância, porque são traumas. As pessoas precisam se convencer que não adianta reclamar. O trauma é como uma torneirinha pingando; enxugamos o local, mas depois está molhado. Muitas pessoas buscam de forma sincera e mesmo assim continuam pecando, porque na verdade são portadores de traumas, precisam ser curadas na raiz; por isso peça que o Espírito Santo venha curar nas áreas que você realmente precisa.

Certo senhor comprou uma casinha onde encontrou um poço com uma bomba. Quando o estava examinando, passou uma vizinha e lhe disse:
– O senhor não deve usar desta água porque é imprestável. O homem que antes morava aqui e sua família usaram-na e todos se envenenaram.
– É verdade? – disse o novo proprietário. – Mas logo arranjarei tudo isto.
Comprou tinta, pintou muito bem a bomba, tapou os buracos, ficando tudo bem bonito. Então disse para si mesmo: “Agora estou seguro de que tudo ficará bem.”

No entanto, você dirá que este homem foi insensato ao crer que arrumando um pouquinho e pintando a bomba se remediaria tudo, quando a água estava envenenada. Você tem razão em assim dizer.
É isto o que está fazendo o pecador. Trata de pintar e remendar sua natureza má, que sempre o inclina para o mal e lhe tem inspirado idéias torpes.
Assim como o proprietário necessitou de um novo poço para ter boa água, o pecador necessita de um novo coração para ter vida pura.

Os traumas atingem três áreas: – física, – espiritual, – psicológica. É preciso você identificar quais são os seus traumas. Use sua memória para retomar a situação de pecado que você viveu aquele que você sempre caiu e peça a Deus o discernimento para descobrir a raiz do seu pecado. Há grande necessidade de um coração transformado.
O ser humano nasceu para ser feliz e ser vencedor, buscamos a felicidade nos homens, buscamos no lugar errado, assim não iremos ser feliz. Tem pessoas que dizem, meu Deus, me ajuda a não queimar os pés, mas só que não sai do caminho do fogo, Deus não pode fazer nada. Queremos pescar sem consertar a rede. Isso serve só para nos deixar frustrados. Podemos alcançar muitos de nossos sonhos se nos esforçarmos para tal.
Já ouviu a história do lenhador?
Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.
No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.
Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador.
Intrigado, o moço questionou o velho:
– Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!!
– Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado.

Esta parábola nos ensina uma importante lição que podemos aplicar enquanto profissionais: muitas pessoas acreditam que apenas o conhecimento técnico é suficiente para vencer os desafios do dia a dia. No entanto, é preciso muito mais do que isto. Assim como o lenhador que acreditava que sua jovialidade e força física eram suficientes, muitos profissionais também acreditam que apenas a competência técnica seja suficiente para realizar suas tarefas na organização. Naquela noite os pescadores profissionais esqueceram-se de conferir as redes.

Como o velho lenhador que “sabia” ser necessário amolar seu machado periodicamente, para desempenhar sua tarefa com sucesso, o profissional eficaz entende que é necessário um conjunto de outras habilidades para fazer com que seu conhecimento técnico possa ser útil a organização. Ele precisará também “amolar o machado” todos os dias. No caso do profissional eficaz, “amolar o machado” significa trabalhar motivado e bem humorado, “consertar as redes” significa planejar as ações futuras e fazer reparo nos relacionamentos.

Comunicar-se de maneira adequada, e desenvolver um relacionamento interpessoal com todos: gerentes, colegas de trabalho, fornecedores e clientes, de forma a conseguir boa vontade e cooperação para que o trabalho seja realizado. Usar a criatividade para inovar, buscando continuamente novas e melhores soluções para os problemas que surgem no dia a dia. Tudo isso é planejamento.

Assim como um machado bem amolado faz com que a força de um lenhador se torne muito mais eficaz no processo de cortar madeira, e a consertar das redes pode trazer bons resultados, estes comportamentos citados, certamente ajudará a tornar muito mais útil e eficaz o conhecimento técnico dentro de uma organização. Muitas organizações ainda buscam contratar profissionais baseando sua análise apenas no currículo e numa breve entrevista de emprego, que muitas vezes, não consegue avaliar realmente a capacidade de “amolar o machado” de “consertar as redes” deste profissional.

No entanto, é possível identificar as habilidades comportamentais de um profissional, medir sua capacidade de desempenhar as funções técnicas e presumir como ele utiliza estas habilidades consigo e com os demais membros de uma organização. Também os profissionais precisam desenvolver estas habilidades. Existem muitas escolas técnicas e universidades que podem prepará-los de maneira adequada, sob o ponto de vista técnico. Entretanto, de pouco utilidade estes conhecimentos lhe servirão, caso este profissional não desenvolva, paralelamente as suas habilidades técnicas, as competências comportamentais como: relacionamento interpessoal, auto-motivação, criatividade e capacidade de trabalhar em equipe, dentre outras.

Por isto, tanto os profissionais quanto as organizações precisam entender a importância de “amolar o machado”, “de consertar as redes”, para fazer com que os conhecimentos e habilidades técnicas possam ser aproveitados de maneira adequada por profissionais motivados, bem humorados, de coração curado e habilidoso no trato com as pessoas. E prontos para realizar seus sonhos. Sendo curado de seus traumas.
Willian Lira Felício

 

Fonte:   Estória das Histórias
http://ew-willianlira.blogspot.com/2009/10/consertando-as-redes-e-amolando-o.html

 

Leave a Reply