Notícias

Interior terá mais delegacias

By 22/05/2011maio 24th, 2011No Comments

Dezoito cidades já contam com novas unidades da Polícia Civil. Corporação prepara concurso para inspetores

Até o fim do ano, o Estado do Ceará deverá ter em funcionamento mais 50 delegacias de Polícia Civil no Interior. A promessa de campanha do governador Cid Gomes, ainda em sua primeira eleição, está próxima de ser concretizada. Dezoito delas já foram entregues à população e outra lista de unidades será completada nos próximos meses. Pelo menos, 30 estão neste rol. Nos próximos dias 17 de junho e 1º de julho, serão entregues, respectivamente, as delegacias municipais de Aurora e Granja.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, José Nival Freire, revelou os passos que estão sendo seguidos para que seja completado o processo de reinteriorização da Polícia Civil em todo o Estado.

Unidades
Conforme Nival Freire, já foram inauguradas nos últimos meses e estão em funcionamento as novas delegacias dos municípios de Parambu, Viçosa do Ceará, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Ipueiras, Tamboril, Guaraciaba do Norte, Massapê, Caririaçu, Santana do Acaraú, Trairi, Amontada, Itarema, Milagres, Missão Velha, Pentecoste, Pedra Branca e Várzea Alegre.

“Devido ao andamento das obras, poderemos completar o processo de 50 novas delegacias ainda este ano”, ressalta Freire, revelando que a inauguração de cada unidade é acompanhada da entrega de novas viaturas.

Mas, para que as delegacias interioranas funcionem, a Polícia Civil ainda não dispõe de efetivo suficiente, principalmente em relação a policiais de rua, aqueles que vão em busca de pistas, fazem investigações de campo para esclarecer crimes.

Segundo Nival, em relação à contratação de novos inspetores, o governo do Estado já está processando os preparativos para a realização de um concurso com previsão de 740 vagas. “Seis fundações (educacionais) já se habilitaram no processo licitatório para elaboração e aplicação das provas e, em breve, será lançado o edital do certame”, avisa.

Entusiasta do projeto de revitalização da Polícia Judiciária no Interior, Nival Freire ressalta que, as novas delegacias seguem um mesmo padrão arquitetônico. “Isto deu identidade às delegacias. Elas foram idealizadas em um concurso nacional que teve a participação do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil). O modelo do prédio é o mesmo na Capital e no Interior e a imagem delas fica na mente das pessoas”. Para reforçar a integração entre as policias Civil e Militar, foi projetada a presença das duas forças em uma só edificação. “Os destacamentos da PM que, antes, eram sediados em locais diferentes, agora estão sob o mesmo teto da Polícia Civil. Nas novas delegacias as duas forças estão juntas.”

Com um mapa do Ceará na mão, Freire aponta que a criação de novas delegacias tem resultado na solução de grave problema que era enfrentado pela população e pela própria Polícia no Interior, os longos e cansativos deslocamentos.

“Vou dar um exemplo. Jaguaretama é uma cidade que fica a 100 quilômetros de Jaguaribe, onde está instalada a delegacia da região. Então, sempre que há um crime em Jaguaretama, o delegado de Jaguaribe tem que fazer viagem de ida e volta para realizar seu trabalho, percorrendo 200 quilômetros todas as vezes que precisar lavrar um flagrante, B.O. (Boletim de Ocorrência) ou ouvir uma testemunha em Jaguaretama. O mesmo acontecem, por exemplo, em Tamboril, cuja delegacia regional é a de Crateús e fica a 80 quilômetros uma da outra´.

Segundo cálculos do delegado-geral adjunto, quando o processo de reinteriorização estiver concluído, estas distâncias desaparecerão, pois as novas delegacias vão permitir que a Polícia esteja mais perto da população. “Isto vai beneficiar em torno de 1,3 milhão de pessoas.”

Freire citou o emprenho do secretário da segurança Pública, coronel Francisco Bezerra, e do delegado-geral, Luiz Carlos Dantas, no processo de recriação e instalação das delegacias, como foi estabelecido pelo governador Cid Gomes.

Mulher

Freire revela ainda que as delegacias regionais de Quixadá, Crato e Itapipoca, que funcionam em imóveis alugados, receberão prédios novos. Já as regionais de Iguatu, Jaguaribe, Russas, Tauá, Tianguá, Baturité, Canindé, Crateús, Sobral e Aracati (que funcionam em prédios do Estado), passarão por ampla reforma e modernização.

A Delegacia Regional de Juazeiro do Norte ganhou nova sede e a antiga foi reformada, abrigando, agora, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Através de verba federal com contrapartida do governo Estadual, serão construídas as delegacias de Defesa da Mulher em Quixadá e Pacatuba.

A meta

50 delegacias da Polícia Civil deverão ser inauguradas até o fim do ano. O planejamento foi estabelecido por Cid Gomes na primeira campanha ao governo

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA

Publicado em 22 de maio de 2011
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=984988

Leave a Reply