Notícias

“Nunca desista de seus sonhos”

By 10/12/2004agosto 5th, 2011No Comments

João Rabelo
Determinação e coragem sempre foram as palavras-chaves do homem que conseguiu vencer os desafios e as limitações da vida. João Rabelo é um nordestino de sucesso. Nascido na cidade de Morada

Nova, no dia 24 de junho de 1949, veio para a capital aos 5 anos. É filho de pessoas humildes, mas que traziam na veia a característica que marcaria toda sua vida profissional: o comércio. Ser comerciante era o seu princípio de vida, a sua meta para o futuro e o que lhe proporcionaria grandes alegrias.

Sua mãe, Francisca Amélia Rabelo, mulher de fibra, foi sua grande motivadora e espelho (ela era comerciante), seu pai, Antônio Rabelo, funcionário público dedicado. Vindo de família humilde, de nove filhos, ainda menino, aos 13 anos começou a trabalhar como contínuo na Farmácia Osvaldo Cruz. Foi seu primeiro emprego, mas logo percebeu que a grandiosidade de seus sonhos merecia ir além. Tinha a ambição de crescer e de se tornar um adulto responsável e reconhecido pelos seus méritos. Aos 16, em 1965, foi para São Paulo, numa viagem cansativa e enfadonha de 16 dias. Um novo mundo o esperava. A vida em Morada Nova seria transformada em sonhos e saudade diante da grandeza de São Paulo, terra de conquistadores destemidos.

A sua maior característica é a timidez, o que não o impediu de buscar seus sonhos e concretizá-los. Ao chegar, não pensou duas vezes e pediu emprego a um comerciante português, que impressionado, após o relato da viagem sofrida, o empregou como vendedor de eletrodomésticos, função que marcaria sua carreira pelo resto da vida. Era o começo da carreira cujo final tão cedo poderá ser escrito. Logo depois, a alegria de quem estava apenas começando: João Rabelo foi promovido a gerente, função que desempenhou com muita dedicação. Contudo, ele queria mais. Muito mais.

Para ele, o trabalho é tudo na vida de uma pessoa. O velho ditado, “o trabalho enobrece o homem”, faz parte do seu dia a dia. Seu sonho era ter o seu próprio negócio e a realização não demorou a acontecer. Nada o impedia. Todas as dificuldades eram superadas com muita luta. Foi assim que em 1975, o sonho começava a virar realidade. Nesta época, montou o seu primeiro estabelecimento comercial, um escritório de representações, que lhe rendeu o título de Maior Revendedor de Rádio do Brasil. O título o engrandeceu mais ainda. Era o resultado de muitas batalhas. O futuro já o aguardava para destacá-lo como um dos maiores empresários da Região Nordeste e do Estado do Ceará.

Três anos depois, em 1978, nascia sua primeira loja, no Brás (bairro comercial da capital paulista). São Paulo já não assustava mais. Ele havia vencido todas as barreiras. Daí para frente, João Rabelo passou a ser uma marca forte no mercado paulista e, como em um piscar de olhos, nasceram mais nove lojas. Mais alegrias!

Embora bem sucedido na capital paulista, João Rabelo sentia saudade de casa, dos amigos e dos parentes. Ele queria voltar para sua terra e oferecer aos cearenses, como também aos nordestinos, a oportunidade que muitos não tiveram em crescer profissionalmente. Por isso, em 1993, dava o passo decisivo para marcar sua presença novamente em Fortaleza: abriu a primeira loja no Shopping Iguatemi. Seu retorno já estava planejado. Ansioso, enviou para Fortaleza um dos filhos, e, em seguida, mais precisamente em 1995, voltou definitivamente para sua terra natal. Foi recebido com carinho pelos cearenses. Aos poucos, fixando a marca Rabelo, conquistou o mercado varejista de eletrodomésticos do Ceará.

A concorrência sabia da força do empresário. Era temido, mas era querido e respeitado. Após longas batalhas longe da família, ele conseguiu o que queria. A empresa possui 27 lojas espalhadas pela região Nordeste, distribuídas em quatro principais Estados: Ceará (18), Rio Grande do Norte (5), Pernambuco (2) e Piauí (2). Todas as unidades geram mais de 700 empregos diretos. Um lojista visionário, como pode ser titulado João Rabelo, não passa despercebido pelo seu maior avaliador: o cliente.

Essa visão especial sobre os negócios lhe renderam prêmios como: Selo de Responsabilidade Social, em abril de 2004; Destaque Empresarial, em agosto do mesmo ano; e, o mais recente, o Lojista do Ano, concedido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

A entrega do Troféu Iracema ocorrerá durante solenidade hoje à noite, no La Maison Buffet. A simplicidade e a humildade do mesmo homem interiorano saído da pequena Morada Nova prevaleceram e se tornaram sua identidade. Seu CPF, não diferente, tem a família e os amigos como principais referências.

Casado há 30 anos com Maria do Socorro Rabelo, formou uma família de três filhos: Fábio, Adriano e Vanessa, que enxergam no pai uma pessoa presente, mesmo estando ausente a maior parte do tempo. João Rabelo viaja muito a negócios. E, assim, com virtudes tão peculiares (e presentes em cada momento da vida) é que João Rabelo construiu uma marca única para todas elas: a versatilidade e o sucesso do profissional lojista, do profissional pai, do profissional esposo e do profissional proprietário. Tudo isso, tendo à frente a bandeira profissional da humildade, da sabedoria, da decência e da ética.

A vida profissional construída com muito afinco e trabalho não impediu que João Rabelo fortalecesse amizades e reconhecesse aqueles que trabalham lado a lado para tornar a Rabelo uma referência no comércio cearense e nacional.

Homem do interior, para ele, a palavra vale mais do que mil documentos. Na amplitude das palavras, João Rabelo pode ser definido pelo seu caráter e força de vontade. Antes de tudo, um batalhador.

Amigos e colaboradores não poupam palavras para interpretá-lo como um homem de bem, honrado e decente em seus negócios. Detesta a mentira e a falsidade. Todo o seu sucesso, segundo ele, foi conquistado ao lado dos cearenses, povo que apoiou seu talento e tino para os negócios. Vivido, aconselha aos novos que sempre tenha determinação, coragem e ousadia para enfrentar a vida. “Jamais desista dos seus sonhos. Quando uma pessoa é determinada, as coisas acontecem naturalmente.”

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=210854

Leave a Reply