Notícias

DDMs passam por revitalização

By 03/10/2011No Comments
Nival Freire explica que o atendimento às vítimas da violência tende a melhorar com a chegada de novos equipamentos nas unidades e através dos cursos que os policiais estão fazendo FOTO: KID JÚNIOR

Nival Freire explica que o atendimento às vítimas da violência tende a melhorar com a chegada de novos equipamentos nas unidades e através dos cursos que os policiais estão fazendo FOTO: KID JÚNIOR

As Especializadas no atendimento às mulheres vítimas da violência no Estado do Ceará estão sendo reaparelhadas

Delegados, inspetores e escrivães que atuam nas delegacias de Defesa da Mulher em todo o Estado estão passando por cursos de reciclagem no manuseio de armas de fogo. Além disso, as Especializadas estão recebendo novos equipamentos, que vão desde computadores e impressoras, a material de mobília, comunicação (fixa, móvel e portátil) e viaturas de tração 4×4 zero quilômetro.

A informação é do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, José Nival Freire, que, na semana passada, esteve na Região do Cariri (Sul do Estado) onde foi realizado o curso de reciclagem de tiro e armamento com os efetivos das delegacias de Defesa da Mulher e regionais de Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu. Segundo ele, o processo de revitalização das DDMs segue diretriz do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra; e do delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas.

Freire explica que o redimensionamento das atividades das DDMs e seu reaparelhamento seguem as metas da Coordenadoria Estadual de Políticas Para as Mulheres (Cepam), órgão ligado diretamente ao gabinete do governador do Estado e que tem à frente a defensora pública Mônica Barroso.

Atualmente, sete Delegacias de Defesa da Mulher estão em funcionamento no Estado. Além da DDM da Capital, também possuem unidades semelhantes as cidades de Maracanaú e Caucaia (na Região Metropolitana de Fortaleza), Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu. O delegado geral adjunto revela que a DDM de Pacatuba está em construção e a de Quixadá deverá ser construída tão logo seja resolvida a cessão do terreno.

Treinamento
O curso de reciclagem de tiro e armamento realizado recentemente no Cariri, com a presença também do diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Thales Franco, teve a participação das titulares das DDMs de Juazeiro do Norte, Deborah Rogéria Gurgel dos Santos; do Crato, Fernanda Gomes de Matos e Sousa; e do Iguatu, Eduarda de Aquino Queiroz. O mesmo curso, segundo Freire, deverá acontecer nos próximos dias na Região Norte do Estado, com ênfase para a Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral.

Conforme Nival Freire, os cursos foram previstos por conta da distribuição de novas pistolas (modelo Ponto 40 24/7) para os policiais e que contam com um novo dispositivo de segurança. Instrutores da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) foram designados para ministrar o treinamento.

“O reaparelhamento proporciona melhores condições de trabalho para os policiais e maior funcionalidade e conforto para o público”, assegura Freire.

Segundo ele, em Juazeiro do Norte, por exemplo, a DDM conta com sede própria, que funciona no prédio que abrigou a Delegacia Regional. “O prédio foi completamente reformado para sediar a DDM”.

O delegado geral adjunto reconhece que o efetivo das DDMs ainda não é o ideal, devido à grande demanda da sociedade, mas, com a realização do próximo concurso para inspetores, o número de policiais deve aumentar nas unidades Especializadas da Capital e do Interior.

Já a DDM de Pacatuba deverá ser inaugurada ainda neste ano. A construção da sede está em fase final.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1050990

Leave a Reply