Notícias

Pão de Açúcar compra Ponto Frio por R$ 824,5 milhões

By 08/06/2009outubro 12th, 2011No Comments

SÃO PAULO (Reuters) – O grupo Pão de Açúcar anunciou nesta segunda-feira que fechou acordo com acionistas da Globex para a compra da rede de varejo de eletrônicos e eletrodomésticos Ponto Frio, em operação que recoloca a companhia na liderança do varejo brasileiro.

O valor da aquisição da participação dos controladores do Ponto Frio é de R$ 824,5 milhões, “equivalente a 70,24% do capital total, segundo comunicado da rede de varejo à imprensa.

A rede Ponto Frio tem 455 lojas em 10 Estados do país com faturamento bruto anual de R$ 4,8 bilhões. Com isso o Pão de Açúcar, que havia perdido a liderança do varejo nacional para a rede francesa Carrefour, passará a deter 1.200 lojas no país e terá faturamento de R$ 26 bilhões.

O valor da operação será pago em parte à vista, 45,3%, e o restante quatro anos depois da data de conclusão da venda, informa o Pão de Açúcar em comunicado ao mercado.

O Pão de Açúcar fará oferta aos minoritários da Globex (tag along) pelo preço de R$ 7,5850 por ação, correspondente a 80% do preço que será pago aos controladores da companhia.

Para viabilizar a operação, o Pão de Açúcar fará um aumento de capital de R$ 664,3 milhões mediante a emissão de até 16.609.046 ações preferenciais classe B, ao preço de R$ 40 por ação. Os papéis encerraram na sexta-feira a R$ 36,62.

Mas essa emissão será feita se os controladores da Globex optarem por receber a parcela a prazo do pagamento da venda em ações do Pão do Açúcar, informa a rede de varejo. Nessa hipótese, o valor da parcela a prazo será acrescido em 10 por cento.

A aquisição deve ser concluída em até 20 dias, quando o Pão de Açúcar promove assembléia geral de acionistas sobre a operação.

Após a aprovação do negócio, o Pão de Açúcar comprará as ações da Globex dos controladores ao preço de R$ 9,4813 por papel. Na sexta-feira, os papéis da Globex fecharam cotados a R$ 9,35.

“A aquisição do controle da Globex permitirá ao grupo Pão de Açúcar fortalecer e ampliar de forma significativa a sua atuação no segmento de eletroeletrônicos e assumir a liderança do varejo brasileiro”, afirma a companhia.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Fonte http://economia.uol.com.br/ultnot/2009/06/08/ult29u67976.jhtm

Leave a Reply