Notícias

Prefeitura planeja parcerias para recuperar áreas do Centro

By 15/10/2013No Comments

VALORIZAÇÃO
Até o fim deste ano, a gestão municipal espera lançar um projeto a partir de iniciativas com o setor privado

Dentro de alguns anos, o Centro de Fortaleza pode ganhar novos ares. A Prefeitura Municipal irá lançar, até o fim deste ano, um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) com o objetivo de recuperar a região central da Capital e incentivar um novo modelo de ocupação do bairro, com a presença de áreas habitacionais e empresas voltadas para negócios de criatividade. O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Cláudio, durante o Workshop “Ciência para a Cidade”, promovido na manhã de ontem, pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), órgão do Município.

Objetivo é intervir em locais destinados ao comércio e áreas voltadas à moradia, movimentando o lugar à noite e nos fins de semana FOTO: WALESKA SANTIAGO

Objetivo é intervir em locais destinados ao comércio e áreas voltadas à moradia, movimentando o lugar à noite e nos fins de semana FOTO: WALESKA SANTIAGO

Segundo o gestor, a ideia principal do plano é revitalizar o patrimônio histórico e as áreas públicas do Centro, possibilitando que o local adquira um novo perfil de apropriação. Para isso, a Prefeitura pretende buscar apoio na iniciativa privada para a realização de obras mais pontuais, como a reforma de calçadas, praças e a internalização da fiação elétrica, além de projetos mais complexos, a exemplo da construção de mercados e shoppings populares verticais destinados ao comércio feito hoje por ambulantes.

“Queremos tirar o ambulante da rua e dar um trabalho em local digno. Uma outra proposta é regulamentar os estacionamentos para que, ao invés de ocupar um quarteirão inteiro, possam ser subterrâneos”, destacou o prefeito. As intervenções serão a base para a execução de outras etapas do projeto de parceria: o estímulo à habitação do Centro e a criação de um distrito de indústria criativa.

Roberto Cláudio afirmou que as duas ações visam mudar o perfil de ocupação do bairro. De um lado, a administração municipal almeja encorajar a instalação de residências no quadrilátero formado pelas avenidas Dom Manuel, Imperador, Duque de Caxias e a Rua Castro e Silva. Do outro, a proposta é formar um polo de negócios relacionado aos trabalhos de fotografia, produção cultural, moda, tecnologia de informação e outras áreas de inovação, a partir de incentivos tributários.

“Com isso, nós podemos induzir um novo modelo de ocupação do Centro. Essas mudanças acarretam a vinda de outros empreendimentos como restaurantes, bares, e faculdades, por exemplo, que atraem a presença de jovens. Dessa forma, vamos modificar a dinâmica do bairro, que é de muito movimento durante a semana e quase nada à noite e nos fins de semana”, ressaltou Roberto Cláudio.

O Diário do Nordeste abordou, na edição desta segunda-feira, os problemas de conservação da memória do Centro e valorização do tradicional bairro
O Diário do Nordeste abordou, na edição desta segunda-feira, os problemas de conservação da memória do Centro e valorização do tradicional bairro

Modelo
Segundo ele, até o fim do ano, deve ser finalizado o modelo de viabilidade econômica da PPP e no início de 2014, será feita a primeira chamada pública de empresas. A parceria entre Prefeitura de Fortaleza e iniciativa privada também deve abranger outras regiões da cidade, a exemplo da Praia de Iracema, onde um dos pontos turísticos mais conhecidos da Capital poderá ser recuperado.

De acordo com o prefeito, existe um projeto de autoria do arquiteto Fausto Nilo para a construção de uma ponte diagonal sobre a Ponte Metálica, que permitirá a manutenção da estrutura histórica e a possibilidade de contemplação do equipamento pelo público. Roberto Cláudio frisou, no entanto, que o projeto ainda é conceitual e não pode ainda ser antecipado, detalhado.

Os anúncios de possíveis mudanças nos cartões-postais da cidade de Fortaleza foram feitos durante o primeiro dia de apresentações de iniciativas desenvolvidas por professores universitários para melhorias nas condições de vida urbana na cidade. Os trabalhos, expostos no “Ciência para a Cidade”, fazem parte da proposta da Citinova de promover alianças e troca de conhecimentos entre a universidade e a gestão municipal de Fortaleza.

O objetivo é convocar a universidade para que ela possa contribuir com a cidade, tomá-la como objeto de estudo e reflexão. “Vamos ouvir ideias e aprofundar esses projetos até que alguns virarem ações efetivas da Prefeitura”, explica o coordenador da Citinova, Tarcísio Pequeno. O workshop acontece até amanhã, contemplando cerca de 80 projetos nas áreas de saúde, inclusão, mobilidade urbana, educação, entre outras temáticas.

Repercussão
A iniciativa do prefeito foi elogiada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves. “Quero parabenizar. O Centro está absurdamente desguarnecido, despreparado para receber, com qualidade, qualquer consumidor. Vamos torcer para que funcione”, diz.

VANESSA MADEIRA
REPÓRTER

Fonte Diário do Nordeste