Notícias

Inadimplência tem alta de 3,84% – DN

By 08/10/2014No Comments

DESACELERAÇÃO
Brasília. 
A inadimplência dos consumidores desacelerou em setembro. Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de consumidores com dívidas em atraso aumentou 3,84% na comparação com o mesmo mês de 2013. O percentual é menor do que o registrado em agosto (5,09%), também na comparação anual.

De acordo com o SPC, este é “o menor avanço apurado desde o início de 2014”. Apesar disso, a alta é maior que a de setembro de 2013 (2,89%). “Esse recuo é um comportamento típico do período, devido a diversos feirões de renegociação de dívida que acontecem nessa época do ano”, disse a economista do SPC, Marcela Kawauti. Além disso, diz, o Instituto Nacional de Seguro Social pagou o 13º salário a aposentados e pensionistas no final de agosto e no início de setembro.

“Juro alto, menor atividade econômica e queda da confiança estão entre os principais fatores que resultam nas dívidas em atraso”, informou Kawauti. O recuo da inadimplência na base anual refletiu na base mensal, que apresentou queda de 1,14%.

Fonte: Diário do Nordeste.