Notícias

Operação impede que feirantes ocupem ruas – DN

By 22/01/2015janeiro 23rd, 2015No Comments

JOSÉ AVELINO
Trabalhos de reordenamento devem seguir por 30 dias; não houve enfrentamento com a Polícia.

Fiscais retiraram estruturas de barracas irregulares. Agentes da Guarda Municipal, policiais, bombeiros e Samu estavam presentes
Fiscais retiraram estruturas de barracas irregulares. Agentes da Guarda Municipal, policiais, bombeiros e Samu estavam presentes FOTO: BRUNO GOMES

Com o objetivo de realizar o reordenamento do entorno da Praça da Sé e da Avenida Alberto Nepomuceno, a Prefeitura promoveu, na tarde de ontem, uma operação para impedir que os feirantes que trabalham na área ocupem as ruas e calçadas. A expectativa é de que os trabalhos continuem nos próximos 30 dias.

A ação do Município teve início às 13h. Cones e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) ficaram nos locais que os feirantes não poderiam ocupar. Dentre os principais espaços, estavam as ruas Sobral, Rufino Alencar e parte da Alberto Nepomuceno.

Também estavam presentes agentes da Guarda Municipal, homens do Batalhão de Choque (BPChoque), Esquadrão de Policia Montada (EPMont), Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BP Raio), Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Fiscais da Prefeitura retiraram diversas estruturas de barracas que estavam na José Avelino antes do horário permitido, assim como aquelas que estavam ocupando espaço público. Apesar de algumas discussões, não houve enfrentamento.

A feira daquela rua teve início exatamente às 19h. A movimentação de pessoas era bastante intensa. Apesar da operação, vários carros estacionavam perto da via e dificultavam o trânsito de veículos.

“Estamos apenas querendo trabalhar aqui. Preciso vender para levar comida pra casa. Se não tiver emprego, vou ter que voltar a roubar”, afirmou um feirante que não quis se identificar.

Descumprimento
A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a ação foi baseada no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público Estadual e o Município, que foi descumprido pelos feirantes. O documento determinava os dias, horários e locais onde a feira poderia acontecer. Além disso, o poder público também usou uma ação judicial que determina o ordenamento de toda aquela área.

De acordo com o Município, quem trabalhava naquele lugar não cumpria os horários determinados. Os locais também eram desrespeitados, pois alguns ficavam até mesmo na rua.

Os trabalhos iniciados na tarde de ontem devem chegar ao fim somente às 11h de hoje. Assim deve acontecer todas as quartas e quintas e sábados e domingos, sempre no horário de 17h às 14h, durante os próximos 30 dias. O objetivo é garantir que os espaços não sejam ocupados irregularmente. Após este período, a Prefeitura vai realizar fiscalizações diárias.

Neste primeiro dia de reordenação, foram utilizadas, além de todo efetivo de policiais e guardas municipais, ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros. Mas, nos próximos dias, a expectativa é de a quantidade vá diminuindo, explicou o poder público municipal.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.