Notícias

Cine São Luiz volta a abrir as portas – DN

By 27/05/2015No Comments
Cerca de 600 pessoas conferiram a apresentação do humorista Bené Papudim. A restauração do espaço foi concluída no ano passado FOTO: KIKO SILVA
Cerca de 600 pessoas conferiram a apresentação do humorista Bené Papudim. A restauração do espaço foi concluída no ano passado FOTO: KIKO SILVA

Fechado desde 2010, o prédio recebeu, ontem, espetáculo voltado para os comerciários de Fortaleza.
Após restauração concluída em 2014, o Cine-Teatro São Luiz voltou à cena, na noite de ontem, com um espetáculo para os comerciários da Capital. A fim de abrigar apresentações de diversas linguagens, o equipamento recebeu o humorista Bené Papudim em noite de comemoração dos 82 anos do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza.

A ação da entidade, pensada junto com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), teve a intenção de atrair, neste primeiro momento, aqueles que têm o Centro de Fortaleza como segunda casa. Segundo Francisco Gonçalves Monteiro, presidente da instituição, a noite foi de festa. “Distribuímos centenas de convites para os comerciários verem como o teatro ficou maravilhoso depois da reforma”, afirmou o presidente.

O público, formado por aproximadamente 600 pessoas, se divertiu por mais de uma hora com as piadas contadas por Papudim. A cearense Francisca Oliveira conta que há mais de 20 anos mora em São Paulo e nunca tinha entrado no São Luiz. “Vim com uma amiga e achei tudo muito bom. Não conheço muito da programação cultural do Estado, mas sei que aqui tem mais do que bons humoristas”, diz.

Produção local
Segundo Guilherme Sampaio, secretário da Cultura, a produção local terá espaço permanente no Cine-Teatro. Com novas poltronas e revestimentos, o equipamento mantém o tradicionalismo na decoração em mármore junto a um moderno sistema de som e projeção que promete atrair sucessos nacionais.

“O São Luiz está apto a receber espetáculos a nível nacional. Até julho, faremos eventos-teste para sentirmos o que mais agrada ao público. No mês de férias, voltaremos com uma programação acessível e regular de quinta-feira a domingo”, adianta.

Outro objetivo indicado por Guilherme é a ampliação do contato do povo cearense com experiências artísticas e estéticas. “Haverá também uma programação específica para o horário do almoço e o fim de expediente, já visando atrair essas pessoas”.

Capacidade
Inaugurado em 1958 e fechado desde julho de 2010, o São Luiz teve capacidade reduzida após a reforma. Com, atualmente, 1.070 lugares, destes, 300 localizados no piso superior, o prédio foi tombado em 1991 pelo Governo do Estado.

Até julho deste ano, a programação deve ser dirigida pela produtora cultural e antropóloga Rachel Gadelha, pelo curador Salomão Santana, dos cinemas do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e pelo coordenador de Ação Cultural do Centro Dragão do Mar, João Wilson Damasceno. Conforme a Secult, inicialmente, o Cine-Teatro terá um modelo de gestão compartilhada com o Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

No dia 2 de junho, o equipamento receberá a exibição do filme Últimas Conversas, de Eduardo Coutinho.

Enquete

O que achou do novo espaço?
“Tive oportunidades de vir antes aqui. Assisti a muitos filmes antes da reforma. Ficou lindo. A decoração mudou muito, inclusive as poltronas. Com certeza, vai ser um sucesso e melhorar a programação do Centro”

Cláudia Maria
Comerciária

“Há dez anos não vinha aqui. Ficou muito bonito, bem melhor do que antes. Com certeza, o espaço está à altura para receber programações e gente de todo o País. O humor nos representa, mas temos mais que isso”

Adeilson Dourado
Vendedor

Fonte Diário do Nordeste.