TRABALHO
Mesmo com a economia crescendo em um ritmo menor, a geração de postos formais de trabalho continuou crescendo no País, assim como a criação de vagas temporárias de trabalho para datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães e Natal, dentre outras. Ao longo de 2012, foram contratados em todo o País 275 mil trabalhadores temporários, número 4,6% maior que o registrado em 2011, considerando apenas os picos de contratação sazonais.
Os dados são de pesquisas encomendadas pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) durante todo o ano de 2012 ao Instituto Ipema.
Conforme os levantamentos, os trabalhadores temporários foram contratados pelo comércio, indústria, segmentos de lazer e entretenimento para atender o aumento na movimentação comercial ocasionada por datas comemorativas como Dia das Mães, Páscoa, Natal e férias escolares. Do total de 275 mil temporários, 34.500 mil foram efetivados. No ano passado, os empregos temporários também proporcionaram a primeira experiência profissional a 54 mil jovens.
Fonte Diário do Nordeste