Os brasileiros estão ávidos para ir às compras no Natal. Cerca de 82% da população do país deve presentear alguém neste Natal e fim de ano. 66% pretendem presentear três ou mais pessoas, e 34%, até duas pessoas. Entretanto, 68% vão gastar menos dinheiro em relação ao ano anterior. Os dados são de pesquisa da Boa Vista, empresa de inteligência analítica.
Para desfrutar desse momento, a Febraban alerta que os consumidores devem redobrar a atenção nas compras. Isso porque quadrilhas especializadas em aplicar golpes online e também no comércio de rua se aproveitam da pressa dos consumidores em finalizar a lista de presentes para roubar dados pessoais que causam grande prejuízo aos consumidores.
De acordo com a entidade, alguns crimes são comuns contra consumidores nesta época do ano, entre eles troca da senha e do cartão, abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce, promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para ap.
Segundo Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, as manobras são grandes e os consumidores precisam estar atentos. “São muitos golpes, como mensagens que afirmam que a conta do cliente está irregular, ou o cartão ultrapassou o limite ou ainda a necessidade da atualização de token. Com informações pessoais dos clientes em mãos, os bandidos fazem transações, burlam bloqueios de segurança e desbloqueiam novos cartões”, destacou.
A entidade explica que além da realização de campanhas educativas, os bancos investem cerca de R$ 3 bilhões por ano em sistemas de tecnologia da informação (TI) voltados para segurança. O valor corresponde a cerca de 10% dos gastos totais do setor com TI para garantir a tranquilidade de seus clientes em suas transações financeiras cotidianas.
Veja 10 dicas de segurança para evitar golpes no Natal:
- Nunca clique em links, e digite você mesmo o endereço da loja no navegador de internet;
- Desconfie de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra, pedindo que o pagamento seja feito naquele momento para que o cliente não perca o produto;
- Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos;
- Nunca clique em links recebidos em e-mails, mensagens de WhatsApp e pelo SMS. Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br;
- Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet;
- Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento;
- Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída;
- Tome cuidado em compras nas redes sociais. O consumidor deve verificar se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores sobre as compras e prazos de entregas;
- Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc), nem números repetidos ou sequenciais (ex. 1111 ou 1234), nem anote senhas em papel, no celular, no computador ou em e-mails;
- Cuidado com o que compartilha nas redes sociais. Um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas. O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.