Notícias

Vendas no comércio cearense mostram vigor – DN Cidade

By 15/09/2010janeiro 22nd, 2011No Comments

EXPANSÃO CONTINUADA (15/9/2010)

Em julho, os estabelecimentos comerciais do Estado registraram crescimento de 12% nas vendas, acima da média do País  KID JÚNIOR

Em julho, os estabelecimentos comerciais do Estado registraram crescimento de 12% nas vendas, acima da média do País KID JÚNIOR

Amparado pelo sucesso dos supermercados, comércio segue em ritmo ascendente

Fortalecido e em constante ascensão, o comércio varejista do Ceará segue celebrando bons números, apresentando crescimento de 12% nas vendas de julho ante igual período do ano passado. Mais uma vez, o desempenho cearense foi superior ao brasileiro, que teve incremento de 10,9%. Os dados pertencem à Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após seguidas altas, o varejo do Estado acumula avanço de 14,5% nos sete primeiros meses de 2010 ante igual época de 2009. De julho de 2009 a julho desse ano, o índice se situa em 12,5%. Em julho, o resultado havia sido semelhante: 12,1%.

Para o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Freitas Cordeiro, os números do IBGE não surpreendem, em virtude da recente linha de crescimento apresentada no ano. “Temos apresentado resultados significativos, com grande destaque na região Nordeste”, comemora. Para ele, 2010 está sendo um ano de forte recuperação, demonstrando indicadores otimistas: “O crédito está abundante, os juros estão civilizados e a inadimplência está controlada. E há também o incremento na oferta de emprego”, justifica.

Supermercados

Dentre os segmentos, o de supermercados e hipermercados foi o responsável por impulsionar de modo mais impactante o desempenho do comércio. Municiado pelas compras no período da Copa do Mundo, o setor anotou crescimento de 21,6% em julho e já soma 20,6% no ano. Cordeiro afirma que o ramo está em plena ascensão, em virtude do aumento no poderio econômico das classes C e D no País. Tecido, vestuário e calçados obtiveram avanço de 11,1%, enquanto artigos farmacêuticos e cosméticos subiram 8,9%. As vendas de livros, revistas e jornais tiveram o aumento percentual mais expressivo: 70,7%. Para o presidente da CDL, este último dado ilustra o aquecimento da economia: “Esse tipo de artigo só se compra quando há dinheiro sobrando. E é o que está ocorrendo”, analisa. Cordeiro adiantou, ainda, que os comerciantes estão mais atentos, a fim de evitar a inadimplência. “De julho de 2009 para julho de 2010, as consultas ao SPC subiram 18%”, informa.

3ª alta no País

No País, as vendas em julho cresceram 10,9% em comparação com julho de 2009. Já em relação a junho desse ano, o avanço foi de 0,4%, mantendo a sequência de três taxas positivas. No acumulado do ano, o crescimento foi de 11,4%. Em 12 meses, as vendas cresceram 9,7%. As vendas no comércio varejista ampliado, que inclui ainda o desempenho das vendas de veículos e motos, partes e peças e material de construção apenas no varejo, subiram 1,2% em julho, frente a junho. As vendas de veículos e motos, partes e peças subiram e 14,6% ante o mesmo mês de 2009.

VICTOR XIMENES
ESPECIAL PARA ECONOMIA

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=851128

Leave a Reply