Notícias

Varejo do CE cresce 0,5% na comparação com mês anterior

By 10/08/2016agosto 16th, 2016No Comments

Dados do IBGE mostram, entretanto, que o volume de vendas foi 6% menor na comparação com o mesmo período de 2015. Divulgadas ontem, as informações são referentes ao mês de junho 

A taxa de volume de vendas do varejo do Ceará em junho teve leve alta de 0,5% em relação a maio. Mas na comparação com igual período do ano passado o recuo é de -6%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de junho, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alexsandre Lira Cavalcante, de modo geral os números mostram a deterioração do desempenho do varejo cearense. Observa que o ano de 2016 está sendo pior que o de 2015. Explica que a leve alta de junho não significa recuperação ante uma queda de 2,7% em maio, quando o comércio cearense teve um dos piores Dia das Mães.

Para Alexsandre a situação ruim é reflexo da conjuntura negativa onde se destacam a inflação que se mantém alta e o desemprego que está na casa de dois dígitos. “Por isso, os bens de consumo tiveram uma queda fortíssima”, comenta, ressaltando que até mesmo o setor de alimentos vem sofrendo quedas.

Ele destaca ainda que as taxas negativas são crescentes. Acrescenta que as vendas de eletrodomésticos, por exemplo, caíram 30% no segundo trimestre contra 10% no ano passado.

Apesar do índice e variação da receita nominal de vendas do comércio varejista cearense estar positiva em junho (6%) e no acumulado do ano (5,3%), afirma que não é relevante. “Não é crescimento real é por causa do preço maior, é efeito da inflação”.

De acordo com o IBGE, nos seis primeiros meses do ano, a variação de volume de vendas no comércio varejista cearense, é de – 6,8% e nos últimos 12 meses -6,2%. As taxas de abril, maio e junho foram todas negativas, com destaque para a de maio (-10,8%) quando se esperava aumento de vendas.

Conforme a PMC, no confronto com igual mês do ano anterior, o setor varejista brasileiro prosseguiu em queda, com o índice mensal de junho de 2016 apontando o 15º mês consecutivo de recuo nas vendas e com predomínio de taxas negativas entre as oito atividades investigadas.

Com isso, o índice semestral registrou recuo no volume de vendas de 7,0% nos seis primeiros meses de 2016, apontando o terceiro semestre consecutivo com taxa negativa e a menor variação para essa comparação desde 2001.

Regionalmente, em junho de 2016, das 27 Unidades da Federação 13 apresentaram queda no volume de vendas, na comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal.

 Artumira Dutra
[email protected]