INTERNAUTAS 30/1/2011 Diário do Nordeste
Mais lidas da semana
O comércio de produtos falsificados no Centro de Fortaleza teria a proteção de um grupo armado cujo chefe seria um oficial da PM. A corporação formou um Conselho para apurar o fato FOTO: KID JÚNIOR
A decisão do governador do Estado, Cid Gomes, de determinar uma rigorosa investigação sobre a denúncia de envolvimento de um policial militar numa milícia que age no Centro de Fortaleza, tornou-se a matéria mais lida da semana que passou pelos leitores do Diário do Nordeste na internet. Foram, nada menos, que 14,6 mil acessos à reportagem (pagewievs).
Com absoluta exclusividade, a Reportagem publicou o nome do PM que estaria por trás das denúncias de ameaças a fiscais da Prefeitura e à própria secretária Executiva do Centro, Luíza Perdigão. O tenente Jairo da Silva, conhecido por ´Robocop´, agora é alvo de um Conselho de Justificação, isto é, será submetido a uma depuração dentro de sua corporação.
Relatório
O prazo para que o Conselho de Justificação termine seu trabalho é de 50 dias, prorrogáveis por mais 20. Neste período, três oficiais (um tenente-coronel e dois majores) irão ouvir o investigado, analisar sua conduta e, no final, produzir um relatório em que dirão ser ´Robocop´ tem ou não condições éticas e morais de permanecer nas fileiras da Polícia Militar do Ceará.
A acusação é clara. Jairo seria o chefe de uma milícia que daria proteção armada aos comerciantes que vendem produtos falsificados na malha central de Fortaleza, mas especificamente milhares de DVDs e CDs ´piratas´, numa afronta à lei que prevê o crime de violação de direito autoral.
A ordem do governador de levar o tenente Jairo ao Conselho foi corroborada pelo novo secretário da Segurança Pública do Estado, coronel PM Francisco José Bezerra, um militar a quem Cid Gomes depositou sua total confiança e deu-lhe a autoridade necessária – e o cargo – para reverter o atual quadro de violência que domina o Ceará de ponta a ponta.
Bezerra já demonstrou sua disposição de não dar trégua ao crime organizado e combater os crimes contra a vida, as execuções sumárias que tanto assustam a população cearense.
Após a publicação no Diário Oficial do Estado da decisão governamental, seguiu-se em Fortaleza uma sequência de operações de combate à ´pirataria´ no Centro. A primeiras delas foi a mais incisiva e, em poucas horas de cerco policial, as autoridades conseguiram realizar uma apreensão recorde de 72 peças, entre CDs e DVD. Trinta e uma pessoas, entre adultos e adolescentes, foram detidas em flagrante e conduzidas às delegacias de Defraudações e Falsificações (DDF) e da Criança e do Adolescente (DCA), onde foram realizados os procedimentos formais.
Limpeza
Nos dias seguintes, novas operações ocorreram na Capital, Região Metropolitana e no Interior. Outras milhares de peças falsificadas acabaram sendo confiscadas. A ordem do secretário é para ´limpar as ruas´.
Comentários
Espero que o Estado tire os bens que ele adquiriu, extorquindo os trabalhadores no Beco da Poeira, e investigue tudo, e o expulse com rapidez.
Priscila Moura
Fortaleza-CE
O governo tem que ter coragem para tomar a atitude certa, com o apoio do Judiciário.
Salvador Tabosa
Fortaleza-CE
Taí outro caso para o novo secretário: ir devagar, limpando as fileiras da corporação e deixando os bons policiais. Exclusão total dos maus.
Carlos Carneiro
Fortaleza-CE
Até que enfim, parece que o tenente Jairo irá ser punido pela inúmeras arbitrariedades cometidas em sua vida militar. Agora vale salientar que, por trás dele, esconde-se um magistrado que o promoveu a tenente e lhe dá proteção.
Francisco C. Freitas
Fortaleza-CE
Realmente, a Polícia daí é muito diferente da do meu Estado. Isso não ocorre lá no meu Estado: milícia, proteção a empresário de produtos ilícitos não há ainda. Felizmente. Estou passando férias em Fortaleza, onde encontrei pessoas hospitaleiras, que dão informações e atendem bem quem vem de outros lugares.
Alberto Valmir
Boa Vista-RR
Vemos aí o que a Justiça prestou de negativo ao povo, mandando reintegrar uma pessoa que havia cometido ato ilícito. Temos aí, agora, o resultado da decisão desastrosa de nossa Justiça!
João Alberto Sales Figueiredo
Fortaleza-CE
Gostei muito da matéria, pois o repórter teve o cuidado de demonstrar como a Justiça influi negativamente, ao trazer PMs expulsos por má conduta. Ele deve ser expulso e só não vai voltar de novo se a mídia não permitir, podem crer.
Iolanda Maia
Fortaleza-CE
Belíssima a atitude do governador Cid Gomes. Se queremos uma Polícia de respeito, tem-se que agir assim, começando a limpeza de bandidos que se encontram na corporação.
Francisco Martins
Fortaleza-CE
O Estado pagou todos os “salários atrasados” da época em que esse “elemento” esteve expulso da PM e ainda o promoveu (por ordem judicial). Isso é uma vergonha.
Antônio Carlos de Souza
Fortaleza-CE
O Judiciário deveria ter mais cuidado para não reintegrar um elemento desses, que já foi expulso da corporação por desvio de conduta.
Raimundo Costa
Fortaleza-CE
Esse policial é uma comédia. Anda de Hilux SW4 charlando pra cima e pra baixo! Não sei como um policial militar tem condições para pagar um carro de R$ 200.000,00! É um mala mesmo!
Alberto Ribeiro
Fortaleza-CE
Nem o comandante geral da PMCE tem condições (lícitas, claro) de ter e manter um carrão como uma Hilux Prado que o tenente roda de cima pra baixo. Se fizerem os procedimentos com calma, vai aparecer mais coisas por aí. Não podem deixar brechas, senão ele volta novamente, pois ele tem amigos fortes, costas largas.
Cícero de Oliveira
Fortaleza-CE
2.Preso chefe do bando que agia em Jaguaribe. Pra que prender? Tem que matar esse elemento e sua gangue, que fizeram muitas famílias chorarem, ao matarem seus entes queridos. Eles não têm medo e nada a perder, ficam impunes e foragidos, fazendo mais vítimas. Até quando as autoridades vão perceber que não adianta prender elementos com uma ficha extensa de crimes como a dessa quadrilha? Eles são presos, ficando na mordomia nos presídios, com comida, roupa limpa, médicos, remédios, material de higiene, preservativos, visitas íntimas, enquanto o cidadão, muitas vezes, não tem dinheiro pra comprar nem comida direito. Vamos deixar de demagogia, dizendo que esses elementos vão se socializar na prisão. É brincadeira. Se eu tivesse coragem, seria um homem bomba para se jogar num presídio populoso e matar esses ratos. (José Océlio B. Martins/Fortaleza-CE)
3. Colisão com trem mata bancário. Infelizmente, acabou matando quem não tinha nada a ver com o peixe. De qualquer forma, esse acidente traz à tona a velha questão do desrespeito às leis do trânsito. Os motoristas dirigem muito mal, na média. Claro que existem exceções, mas, no geral, fazem de tudo contra as regras mais elementares do bom senso. E, é claro, acaba causando acidentes, desastres, tragédias. Buzinam sem necessidade, estressando as pessoas que não têm nada a ver com o trânsito. E, do outro lado, as autoridades não fazem nada pra coibir os excessos. Até hoje não vi nem um único caso de alguém que tenha sido multado por buzinar indevidamente. Ou, agora, nessa época de chuva, quem tenha sido punido por espirrar água em pedestre. (Maria de Fátima Cavalcante/Fortaleza-CE)
4. Trampolim para o Clássico. Para cima deles Vozão! Mesmo de longe, estou torcendo por você! (Patrícia Pontes/New Orleans-EUA)
5. Casal aplicou um golpe milionário. Que isso sirva de lição para os titulares dos certificados guardarem muito bem guardados seus certificados. Parabéns à Serasa, que detectou a fraude, e à Polícia que agiu rapidamente. (Constanza Bandeira/Rio de Janeiro-RJ)
6.Tropa de elite entra em cena. O Ceará começou muito mal o certame cearense, empatando com a fraca equipe do Guarani, em pleno Castelão. O Dimas tem que colocar o esquema 4x3x3, com esses times de 4ª divisão. (Domingos Chiles de Souza Alves/Iguatu-CE)