Dr. David Nabarro, da OMS, apelou aos governantes para pararem de “usar lockdown como seu método de controle primário” do vírus da Covid. “Os lockdowns tem apenas uma consequência que você nunca deve menosprezar: torna os pobres muito mais pobres”.
Frontliner
11.10.2020
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou os líderes contra confiar nos lockdowns para combater os surtos – após ter dito anteriormente que os países deveriam ter cuidado com a rapidez com que reabrem.
O Dr. David Nabarro, ex-candidato do Reino Unido para chefiar a OMS e atual Enviado Especial para Covid-19 da organização, disse que tais medidas restritivas devem ser tratadas apenas como último recurso,
Em entrevista à Andrew Neil, da revista britânica The Spectator, Nabarro afirmou que a única coisa que os lockdowns conseguiram foi pobreza – sem nenhuma menção ao potencial de vidas salvas.
“Nós, na Organização Mundial da Saúde, não defendemos os lockdowns como o principal meio de controle desse vírus”, disse o Dr. Nabarro.
“A única vez em que acreditamos que um lockdown se justifica é para ganhar tempo para reorganizar, reagrupar, reequilibrar seus recursos, proteger seus profissionais de saúde que estão exaustos, mas, em geral, preferimos não fazer isso”, disse o Enviado Especial da OMS.
No mês passado, Nabarro disse aos parlamentares do Comitê de Relações Exteriores do Reino Unido que “medidas de contenção” levariam a “grandes aumentos na pobreza, fome, desemprego e assim por diante”. Agora ele alertou a The Spectator para “uma catástrofe global horrível” que está se desenrolando.
Nabarro disse que há danos significativos causados por lockdowns rígidos, com impacto global devastador nos níveis de pobreza, especialmente nas economias mais pobres que estão sendo afetadas indiretamente.
“Basta olhar para o que aconteceu com a indústria do turismo no Caribe, por exemplo, ou no Pacífico porque as pessoas não estão tirando férias”, disse.
“Veja o que aconteceu com os pequenos agricultores em todo o mundo. … Veja o que está acontecendo com os níveis de pobreza. Parece que podemos muito bem ter uma duplicação da pobreza mundial no próximo ano. Podemos muito bem ter pelo menos o dobro da desnutrição infantil”, destacou Nabarro.
O contexto nos países pobres é muito diferente das nações mais ricas, pois pode levar à fome.
“A ONU chama de ‘catástrofe humanitária global’, com mais de 130 milhões de pessoas em risco de passar fome este ano, a maior tragédia da pandemia: como a corrida para o lockdown desencadeou um desastre épico causado pelo homem que leva a milhões de mortes desnecessárias?”, questiona Ian Birrell, da publicação britânica iNews.
Anteriormente, a agência da ONU tinha recomendado o lockdown e se posicionado contra a suspensão das restrições durante a primeira onda do vírus da Covid-19.
O Diretor-Geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus, não conseguia parar de elogiar a resposta draconiana da China no início desta pandemia e alertou repetidamente contra o levantamento dos lockdowns muito cedo.
“A última coisa que qualquer país precisa é abrir escolas e empresas, apenas para ser forçado a fechá-los novamente por causa de um ressurgimento”, dizia Tedros.
“Precisamos chegar a uma situação sustentável em que tenhamos controle adequado deste vírus sem suspender inteiramente nossas vidas, ou cambalear de um lockdown para outro – o que tem um impacto extremamente prejudicial para as sociedades”, reconheceu o chefe da OMS.
Nabarro está defendendo uma nova abordagem para conter o vírus SARS-CoV-2.
“Realmente apelamos a todos os líderes mundiais: pare de usar o lockdown como seu método de controle primário. Desenvolva sistemas melhores para fazer isso. Trabalhem juntos e aprendam uns com os outros”.
“No final, o governo tem que assumir a responsabilidade por equilibrar o que pode ser visto como uma compensação entre a saúde e a economia”.
“Nossa linha é dizer que seja temporário”, seja o que for necessário fazer, porque “esse vírus vai estar por aí por muito tempo”. É preciso descobrir como “manter a economia funcionando e manter o número de casos baixo”, disse o Dr. Nabarro.
No domingo passado (4), Nabarro disse ao Financial Times que lidar com a crise do coronavírus no Reino Unido “não será o caso de todos serem vacinados”.
“Haverá uma análise definitiva de quem é a prioridade da vacina, com base em onde moram, sua ocupação e sua faixa etária”, disse Nabarro. “Não estamos fundamentalmente usando a vacina para criar imunidade da população, estamos apenas mudando a probabilidade das pessoas serem lesionadas ou sofrerem”.
É amplamente aceito que qualquer vacina contra a Covid-19 apenas limitará os danos causados pela doença, não prevenindo a transmissão do vírus.
O primeiro lockdown
A primeira decretação de lockdown ocorreu em Wuhan, China, após protestos de populares insatisfeitos com a condução do surto pelas autoridades públicas. Para preservar o regime, os dirigentes do Partido Comunista da China (PCC) substituiram os governantes da cidade e da província, em 13 de fevereiro de 2020, e foi instituído imediatamente lockdown total, com características de estado de sítio e de prisão domiciliar da população, enquanto o departamento de publicidade do PCC enviava mais de 300 repórteres a Wuhan para “fornecer forte apoio à opinião pública”. Não eram apenas vidas e a economia que estavam ameaçadas pela Covid-19. A crise de saúde pública da China poderia abalar a confiança do povo no sistema de governo centralizado e autoritário. O Presidente Xi Jinping disse na época que o governo precisava intensificar a propaganda e fortalecer o controle da mídia on-line para manter a estabilidade social em meio à crise, reportou a agência de notícias estatal Xinhua.
* Com informações da The Spectator, New York Post, iNews, The Financial Times, Xinhua
Leitura recomendada:
- Diagnósticos de câncer urológico caíram até 63% na pandemia, apurou SBU-SP (03/2021)
- Chineses temem vacinas chinesas (02/2021)
- Pfizer obtém registro definitivo no Brasil de vacina contra covid-19 (02/2021)
- MPF pede que teste RT-PCR negativo passe a ser exigido em todos os voos nacionais (02/2021)
- Lojas Americanas e B2W estudam fusão (02/2021)
- Governo alemão fabricou “ciência” para aterrorizar população e justificar medidas restritivas, lockdowns (02/2021)
- Ministério da Saúde recorre ao Planalto para resolver impasses na compra das vacinas covid da Pfizer/BioNTech e da Johnson & Johnson/Janssen (02/2021)
- Pfizer avaliará segurança e eficácia de sua vacina covid em gestantes brasileiras (02/2021)
- Governo norueguês desiste de lei de toque de recolher após consulta pública (02/2021)
- Nova orientação francesa desaconselha máscaras de tecido. Alemanha decreta uso obrigatório de máscaras cirúrgicas (01/2021)
- Vacina covid da AstraZeneca não protege contra variante sul-africana, diz estudo (02/2021)
- Nova diretriz da Anvisa permite ao País comprar vacinas melhores (02/2021)
- Suiça não autoriza uso da vacina covid da AstraZeneca no país (02/2021)
- Ensaio de fase 3 da Sputnik V obteve eficácia de 91,6% (02/2021)
- UE seleciona vacinas da Novavax e Valneva (02/2021)
- Bayer produzirá vacina mRNA da alemã Curevac (02/2021)
- Reino Unido encomenda 100 milhões de doses da vacina francesa Valneva (02/2021)
- Macron decide contra 3º lockdown na França (01/2021)
- Novo Estado de Emergência isola Portugal da Europa (01/2021)
- Vacina de dose única da Johnson & Johnson obtém eficácia de 66% (01/2021)
- França fecha centros de vacinação por falta de imunizantes (01/2021)
- Governo alemão estima em 8% eficácia da vacina da AstraZeneca em idosos (01/2021)
- Universidade de Oxford realizará ensaio clínico da ivermectina. Os antibióticos azitromicina e doxiciclina mostraram não ser eficazes contra a covid-19 (01/2021)
- Itália ameaça processar AstraZeneca por redução na entrega de vacinas covid (01/2021)
- Israel questiona proteção da vacina da Pfizer (01/2021)
- Vacina da Pfizer associada a 13 mortes na Noruega, diz agência reguladora (01/2021)
- Rússia anuncia Sputnik Light para concorrer com vacina da Johnson & Johnson (01/2021)
- Brasil perde a Ford (01/2021)
- Brasil começa a produzir vacina Sputnik V para exportação (01/2021)
- Presidente de Portugal diz que não há alternativa ao confinamento geral (01/2021)
- G7 e BRICS enfrentam vencimento de dívidas de US$ 13 trilhões em 2021 (01/2021)
- Entrada da Bayer impulsiona vacina CureVac de Bill Gates (01/2021)
- Teste de coronavírus na saliva chega à farmácias do Rio, São Paulo, Minas e Paraná (01/2021)
- Na falta do produto, 2ª dose poderá ser com outra vacina, diz Reino Unido (01/2021)
- Pfizer contesta Reino Unido quadruplicar intervalo entre 1ª e 2ª doses da vacina covid (12/2020)
- OMS volta a alertar que vacinas covid não protegem contra infecções do vírus (12/2020)
- 40% dos lares brasileiros receberam auxílio federal em novembro de 2020 (12/2020)
- Estocolmo: 40% das pessoas testadas tem anticorpos contra vírus da covid (12/2020)
- Bélgica quebra segredo do preço das vacinas covid para países da União Europeia (12/2020)
- Ministério da Saúde define grupos prioritários para a vacinação 2021 contra covid (12/2020)
- AstraZeneca usará vacina russa Sputnik V em novo ensaio clínico (12/2020)
- Vacina covid da Pfizer recebeu proteção do governo do Reino Unido contra ações judiciais (12/2020)
- Sinovac subornou autoridades chinesas para aprovar vacinas (12/2020)
- Fabricante de vacina covid ameaça processar voluntário da fase 3 que ficou doente (11/2020)
- IBGE: Desemprego recorde no 3º trimestre de 2020 (11/2020)
- Sobyanin afirma que 50% dos moscovitas tem imunidade ao coronavírus da covid (11/2020)
- Vacina de coronavírus pode ser contra-indicada para pacientes diabéticos, asmáticos e com históricos de câncer (11/2020)
- AMIL busca comprador para carteira de clientes de planos individuais (11/2020)
- Tribunais de Portugal decidem que quarentena obrigatória é ilegal (11/2020)
- Ron Paul: Governantes surdos para a Ciência (11/2020)
- Der Spiegel: Suécia deixou idosos morrerem para não ocupar leitos (11/2020)
- Vacina da Pfizer é 100% eficaz em enriquecer acionistas (11/2020)
- Jerome Powell: “Não vamos voltar para a mesma economia” (11/2020)
- IBC-Br registra retração de 3% no terceiro trimestre (11/2020)
- Economia francesa deve encolher 11% em 2020 (11/2020)
- Ron Paul: Não há vacina para tirania (11/2020)
- Portugal retorna ao estado de emergência nacional (11/2020)
- Alemanha recorre ao lockdown nacional de curta duração (circuit breaker) (11/2020)
- Boris Johnson decreta segundo lockdown na Inglaterra (10/2020)
- França decreta novo lockdown nacional (10/2020)
- OMS joga a toalha: Suécia é “modelo a ser seguido” (04/2020)
- Suécia ignora OMS e evita recessão (04/2020)
- Anders Tegnell explica como a Suécia venceu o surto de Covid-19 sem lockdown (07/2020)
- Imunidade à histeria: PIB da Suécia cai -8%; zona do euro, -15% (08/2020)
- Exportações paulistas caem 12% no acumulado do ano (10/2020)
- Comércio e Serviços de São Paulo fecham 310 mil vagas CLT (10/2020)
- União Química produzirá vacina russa Sputnik V no Brasil (10/2020)
- Bolsonaro reafirma que vacinação contra o vírus da Covid não será obrigatória (10/2020)
- OMS: Remdesivir, Lopinavir, Interferon e Hidroxicloroquina não salvam vidas e não reduzem tempo de internação de pacientes com Covid (10/2020)
- ONU: falhas no combate à pandemia causam efeitos econômicos devastadores (10/2020)
- Missão técnica do FMI avalia positivamente a resposta do Governo Bolsonaro à pandemia (10/2020)
- Portugal volta a declarar situação de calamidade (10/2020)
- Programa BEm de preservação do emprego através de redução de jornada ou suspensão de contrato CLT prorrogado até 31 de dezembro de 2020 (10/2020)
- Johnson & Johnson pausa ensaios de sua vacina Covid (10/2020)
- Eli Lilly suspende terapia de anticorpos monoclonais em casos graves de Covid-19 (10/2020)
- Os efeitos do lockdown na África (09/2020)
- Presidente de Portugal responsabiliza comunidade internacional pela falha na resposta à pandemia (10/2020)
- Portugal abandona o mantra “fique em casa” e adota estratégia sueca (09/2020)
- Portugal não aguenta novo lockdown, diz Primeiro-Ministro (07/2020)
- Proteger os empregos é a principal prioridade do novo governo do Japão (09/2020)
- Taxa de desemprego em Portugal é uma incógnita, diz Rui Rio (07/2020)
- Lockdown destruiu 10 anos de crescimento alemão (08/2020)
- J.P. Morgan: lockdown é mais devastador do que Covid-19 (05/2020)
- Japão pede investigação da atuação da OMS na pandemia (05/2020)
- Serviço secreto alemão diz que OMS minimizou Covid atendendo pedido da China (05/2020)
- Alemanha não responderá com lockdown ao agravamento da pandemia (08/2020)
- “As consequências econômicas e humanas de um lockdown são desastrosas”, diz premiê francês (07/2020)
- Governo da Noruega descarta lockdown em nova onda de Covid (06/2020)
- PIB brasileiro cai 11,4% no 2º trimestre (09/2020)d
- Brasil rural salva a economia brasileira no primeiro semestre (08/2020)
- IBC-Br registra retração de 12% no segundo trimestre (08/2020)
- Alemanha aposta em campeões nacionais e capitalismo de Estado (06/2020)
- Ministério da Economia prevê maior queda do PIB em 120 anos (05/2020)
- China enfrenta segunda onda de coronavírus (05/2020)
- Pequim: US$ 1,7 bilhão em cupons para reativar a economia local (05/2020)
- Surtos do novo coronavírus serão anuais, diz a Academia Chinesa de Ciências Médicas (04/2020)
- “É infantil acreditar que a China venceu a batalha”, diz Governo alemão (03/2020)
- Cidade de Wuhan, epicentro do surto, continua isolada (03/2020)
- Residentes da província de Hubei proibidos de sair de casa (02/2020)
- China censura redes sociais à medida que números divulgados do coronavírus se afastam do real (02/2020)
- China teria mais de 1 milhão de casos de coronavírus (02/2020)
- Prioridade em hospitais a infectados por Covid-19 deixa outros doentes sem assistência em Wuhan (02/2020)
Veja também:
- Breakthrough: Cientistas descobrem que vírus da covid usa um segundo receptor para entrar nas células (10/2020)
- Eli Lilly suspende terapia de anticorpos monoclonais em casos graves de Covid-19 (10/2020)
- Dados de ensaios de vacinas no Reino Unido não deveriam ser usados, diz Pelosi (10/2020)
- Reino Unido abre o jogo: não haverá vacinação em massa (10/2020)
- Corrida de Trump produziu vacinas Covid contra “gripezinhas” (09/2020)
- Americanos deverão usar vacinas distintas em grupos diferentes (08/2020)
- Governador de NY diz que aprovação federal de vadcinas Covid não é suficiente (09/2020)
- Ensaios da vacina da AstraZeneca/Oxford continuam suspensos nos Estados Unidos (09/2020)
- Vacina de Oxford não protege contra Covid (06/2020)
- Prometer vacina para Covid em 2020 é grave desserviço ao público, avalia Presidente da Merck (07/2020)
- Maioria da população do planeta terá que esperar anos para ser vacinada contra o vírus da Covid (09/2020)
- Suécia não vacinará crianças e jovens e poderá levar anos para lançar campanha de vacinação (09/2020)
- Quando casos confirmados não são casos nem confirmados (09/2020)
- Bolsonaro edita MP em busca de vacinas Covid-19 mais seguras e mais eficazes (09/2020)
- A maioria das pessoas é imune ao vírus da Covid, diz Karl Friston (06/2020)
- Assintomáticos vencem o vírus da Covid-19 sem produzir anticorpos (07/2020)
- Células imunológicas para resfriado comum podem reconhecer o vírus da Covid (08/2020)
- Covid-19 deixa de ser contagiosa após 11 dias, afirmam entidades médicas (05/2020)
- Vacina russa Sputnik V se destaca entre as mais promissoras (09/2020)d
- Vacina da AstraZeneca obtém imunidade contra ações judiciais (08/2020)
- Anvisa autoriza ensaio clínico da vacina Covid da Johnson & Johnson (08/2020)
- Paraná fecha acordo para fabricar vacina russa contra coronavírus (08/2020)