Notícias

Como se comportam os consumidores nas datas comemorativas – OE

By 01/06/2021junho 3rd, 2021No Comments

Próximo ao Dia dos Namorados, especialista em consumidor

Mesmo afastados pela pandemia e a indicação do isolamento social, o consumidor no Brasil tem mantido as tradições e apostaram no e-commerce para celebrar o Dia das Mães 2020 e 2021 e o Dia dos Namorados promete não ser diferente, mesmo com vários lugares em flexibilidade o medo induz o grande crescimento do comércio eletrônico.

Crédito: Divulgação

Com um crescimento de 117% em 2020, com relação a 2019, o e-commerce impulsionou o faturamento durante o Dia das Mães, segundo a pesquisa do SPC – *Instituição Boa Vista – SCPC (Serv. Central de Proteção ao Créd., abrangência nacional), o ticket médio teve queda, mesmo assim conseguimos ver a confiança do consumidor no ambiente online.

As vendas no varejo tradicional brasileiro durante a semana do dia dos namorados em 2020 tiveram queda de 27,8% em relação mesmo período de 2019 – porém o faturamento no comércio online cresceu 120% em relação ao mesmo período de 2019 – conseguimos assim mapear que o brasileiro em todas as faixas de idade e condição social passaram a usar o comércio eletrônico. Vejam que até o auxílio emergencial deu preferência para recebimentos via online (mobile app – claro que isso pode ser uma ideia não tão inteligente para o público menos favorecido, por condições de internet e aparelhos, mas não é o foco do nosso assunto e mesmo assim nos mostra uma tendência para mobilidade)

Os itens que o Brasileiro aponta como possíveis para presentear neste período de dia dos namorados, segunda essa pesquisa são roupas, calçados, cosméticos e perfumes (vejam que são produtos de ticket médio relativamente baixos – por conta da onda de baixa na economia do país) se fala menos em bens duráveis e eletrônicos que em outros períodos mais aquecidos financeiramente.

Em meio às transformações nos valores e no comportamento dos consumidores, novas tendências e prioridades surgem em 2021, os consumidores possuem hoje mais cautela com gastos e tentam manter uma reserva, pois o momento não nos mostra que o país está surfando em boa onda, visto o desemprego e a crise mundial. 

Notamos também uma mudança nos valores, as pessoas buscam hoje por marcas que nos ajudem a fazer do mundo um lugar melhor, com menos lixo, mais saudável. A demanda por conveniência, agilidade e principalmente flexibilidade na hora de comprar hoje é uma crescente no comportamento do consumidor.

O que também é uma tendência no comportamento para o futuro pós pandemia são as experiências conectadas, onde o consumidor junta o mundo físico e o virtual, como uma experiência única. Estamos preparados para esse novo consumo? As empresas que não estiverem vão sair atrás na preferência do consumidor.

(Artigo escrito por Fátima Bana, especialista em Marketing pela University Of Califórnia)
Fonte.: https://oestadoce.com.br/economia/como-se-comportam-os-consumidores-nas-datas-comemorativas/

Mais conteúdo sobre:

2021Dia dos Namoradose-comerce