O Dia das Crianças em Fortaleza não passará em branco e promete ser comemorado com muito presente. A previsão positiva é apontada pela Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para a data, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará. De acordo com o levantamento, 57,8% dos consumidores estão dispostos a ir às compras nessa data, com expectativa de faturamento de R$ 250 milhões no comércio varejista da Capital.
Esse valor resulta em crescimento real (descontado o efeito da inflação medida pelo IPCA) de 21,6% sobre o valor das vendas de 2019, ano que antecedeu a pandemia de Covid-19, sugerindo uma movimentação significativa na busca de presentes, colocando esta data comemorativa com a terceira mais importante para o comércio de Fortaleza.
Tabela: Ceará – Potencial de consumo nas datas comemorativas
Em R$ milhões nominais
Data Comemorativa | Ano da pesquisa | Potencial de Consumo |
Natal | 2021 | R$ 353,0 |
Dia das Mães | 2022 | R$ 346,0 |
Dia das Crianças | 2022 | R$ 250,0 |
Dia dos Pais | 2022 | R$ 240,0 |
Dia dos Namorados | 2022 | R$ 218,0 |
Fonte: IPDC/FECOMERCIO-CE
70,1% dos consumidores comprarão mais de um presente
Um dado significativo apontado pela pesquisa é que 70,1% dos consumidores que irão às compras, vão adquirir pelo menos dois presentes, sugerindo movimentação intensa nas lojas de Fortaleza. O gasto médio previsto é de R$ 245, sendo que a maior disposição para gastar foi declarada pelos homens (R$ 277) e do grupo com idade superior a 36 anos (R$ 270).
As compras serão pagas, preferencialmente, à vista (com dinheiro, Pix ou cartão de débito), conforme reportado por 59,0% dos entrevistados, e com o uso do cartão de crédito (39,4% de citação). Promoções e descontos são fatores essenciais para a decisão de compra para 53,6% dos consumidores, indicando que a política de preços pode ser fator fundamental de competitividade.
Os shopping centers e centros comerciais são os locais de compra mais citados, por 44,9% dos entrevistados, seguido das lojas de ruas (25,0%), do comércio informal (15,7%) e de compras pela Internet (7,6%).
Ainda que 45,8% dos consumidores consultados não tenham revelado prioriade por dia específico na semana para as compras, existe certa preferência pelos finais de semana, com 33,2% dos entrevistados indicando o sábado como melhor para pesquisa e compra, seguido da sexta-feira (6,8%) e do domingo (6,6%).
Brinquedos lideram a intenção de compras
Como verificado em outras edições desta data comemorativa, os brinquedos lideram a intenção de compra, tendo sido citados por 64,5% dos que pretendem comprar, com preponderância do consumidor do sexo feminino (65,0% de intenção de consumo), do grupo com idade entre 21 e 35 anos (65,6%) e do estrato com renda familiar entre três e seis salários-mínimos mensais (74,3%).
Na segunda posição, os artigos de vestuário e acessórios, foram citados por 26,4% dos entrevistados, sendo mais relevante para os consumidores do sexo feminino (30,6%), do grupo com idade acima dos 36 anos (28,1%) e renda familiar superior a seis salários-mínimos (32,8%).
Na terceira posição da lista dos produtos mais procurados, sapatos, tênis e sandálias tiveram 9,1% de citação. O perfil do comprador mostra predomínio do grupo do gênero feminino (10,0%), com idade acima de 36 anos (11,1%) e renda familiar mensal de até três salários-mínimos (9,3%).
Além da compra de presentes, 41,2% dos consumidores revelaram intenção de comemorar a data. A natureza do evento elege naturalmente as residências como local preferido para as comemorações, sendo citado por 48,8% dos entrevistados, bem como parques de diversão (20,2%) e praia (15,5%).
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