O extrato bancário é um tipo de comprovante que mostra todo histórico das movimentaçõesna sua conta em um determinado período. Tudo que entra (depósitos em dinheiro ou cheque) e o que sai (saques, tarifas, cheques debitados) da sua conta corrente ou conta poupança é indicado lá.
Por lei, você pode tirar até dois extratos gratuitos por mês nos caixas eletrônicos. Por isso, se precisar de mais extratos, verifique a tabela de tarifas do seu banco e se informe sobre os valores que serão cobrados.
Saiba detalhes sobre as tarifas do seu banco no Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros da Febraban (STAR): http://www.febraban-star.org.br/
Porque é importante
Os extratos mostram toda a relação do que foi feito na sua conta corrente (ou conta poupança), incluindo saques, pagamentos, débitos automáticos, entre outros, durante o mês em questão.
Essa é a melhor maneira de você conferir se está tudo certinho e em dia com as suas necessidades. Por isso guarde os seus extratos impressos, eles podem ser importantes no futuro.
Fique atento com:
– O período que esse extrato abrange;
– As datas dos lançamentos;
– As siglas que representam cada tipo de lançamento (C para crédito, D para débito, entre outros);
– Saldo inicial (que deve ser igual ao saldo final do mês anterior);
– Saldo final;
– Número total de depósitos, saques e cheques feitos durante o mês;
– Atividades do seu cartão de débito e/ou crédito;
– Deduções de tarifas e tributos.
Consulta gratuita
Além de imprimir o extrato no caixa eletrônico, você também pode consultar o seu extrato pela internet, pelo telefone e até na própria tela do caixa. É fácil, rápido e você ainda economiza nas tarifas.
Mas atenção! Não deixe que outras pessoas saibam a sua senha e evite usar o serviço de internet banking em computadores públicos. Lembre-se também de manter os serviços de segurança do seu computador (antivírus, espiões eletrônicos) sempre atualizados.
Além dos extratos mensais, os bancos devem encaminhar anualmente (até o dia 28 de fevereiro), sem cobrança de tarifas, oextrato consolidado mostrando as tarifas cobradas mês a mês no ano anterior em conta corrente e/ou em conta poupança.
Apesar disso, esse e outros serviços impressos podem ser cancelados, se você quiser. A vantagem? Você economiza papel, mas continua tendo acesso a eles eletronicamente.
Você pode saber mais detalhes sobre o DDA (Débito Direto Autorizado) aqui: http://www.febraban.org.br/cartilhadda/primo.html
Fonte: http://www.meubolsoemdia.com.br/pagina/tudo-sobre-extrato-bancario