Notícias

Fórum discute melhorias para a segurança do bairro

By 04/10/2011No Comments
Segurança na Praça do Ferreira e em todo o Centro será discutida no evento (EDIMAR SOARES)

Segurança na Praça do Ferreira e em todo o Centro será discutida no evento (EDIMAR SOARES)

Polícia Militar e Guarda Municipal vão apresentar à comunidade propostas para a melhoria da segurança de quem circula no Centro de Fortaleza, no quarto encontro do Fórum Viva Centro.

O quarto encontro do Fórum Viva Centro, que acontece hoje em Fortaleza, vai discutir os problemas na segurança do Centro da Capital. Representantes da Polícia Militar e Guarda Municipal vão apresentar projetos para diminuir a insegurança no bairro, além de receber sugestões da iniciativa privada, sociedade civil e demais órgãos públicos. O evento conta com o apoio do Grupo de Comunicação O POVO.

 O encontro acontecerá a partir das 9 horas, no Palácio do Comércio, localizado na praça Capistrano de Abreu, em frente ao Museu do Ceará. O Fórum visa discutir projetos com a finalidade de requalificar o Centro de Fortaleza e, ao mesmo tempo, reduzir o adensamento dos bairros periféricos.

 “Queremos construir um projeto democrático para o Centro da cidade, tendo como pauta a execução de propostas técnicas que são prioritárias e transformadoras, com ações de curto e médio prazos”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT).

 Outros quatro eixos estão na agenda do Viva Centro: discussões sobre reordenamento urbano, patrimônio cultural, mobilidade urbana e reocupação habitacional. A ideia é que, no final de dezembro, todos os eixos apresentem propostas para a construção de “um documento formal e preciso sobre as intervenções que o Centro da Cidade está a merecer”, informa Acrísio.

 O Fórum foi formado em 22 de agosto e já realizou três reuniões. Estão ainda programadas várias atividades envolvendo escolas, o comércio do Centro, grupos musicais, humoristas, exposições, de modo a promover completo envolvimento da população com o Viva Centro.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O Fórum Viva Centro chega ao quarto encontro e inicia as discussões, com órgãos públicos, privados e sociedade civil, ações para o reordenamento, segurança, mobilidade e reocupação habitacional do Centro.

SERVIÇO

Fórum Viva Centro
Quando: Hoje (3/10)
Onde: Palácio do Comércio, na Praça Capistrano de Abreu, s/n (em frente ao Museu do Ceará)
Horário: 9 horas
Mais informações: 3444 8304

Saiba mais
O projeto
os debates do Viva Centro devem girar em torno de cinco eixos principais: reordenamento, segurança, patrimônio cultural, mobilidade urbana e reocupação habitacional.

”Vamos trabalhar a ideia do Centro em relação a esses cinco eixos (. Existem várias proposições e vamos, a cada fórum, construindo as ideias. Podem ser absorvidas sugestões no Câmara nos Bairros, por exemplo. Passando por um conjunto de ações entre seminários, audiências públicas, etc”, declarou o vereador Acrísio Sena, ao site da Câmara.

Geimison Maia
[email protected]                                                             Fonte  Jornal O Povo

==============================================================================

Fórum Viva Centro: garantindo a segurança pública

É igualmente imprescindível um eficiente esquema de proteção por parte da polícia ostensiva.

A questão da segurança pública no Centro de Fortaleza foi abordada, ontem, no quarto encontro do Fórum Viva Centro. O tema interessa muito de perto aos que demandam aquela área originária da cidade, cuja revitalização está na ordem do dia.

 Foram muitas as tentativas realizadas, nas últimas décadas, para realizar um projeto capaz de soerguer o Centro. Esta última tentativa, iniciada em 22 de agosto, chega agora à quarta reunião temática, das nove programadas até o fim do ano, quando se apresentará a proposta geral, desta vez com o aval da Câmara Municipal, através de seu presidente Acrísio Sena, em parceria com vários segmentos da comunidade fortalezense.

Não se pode pensar o Centro sem levar em conta a necessidade de se criar um ambiente capaz de assegurar tranquilidade e confiança aos que transitam na área. Ali está concentrado o mais tradicional núcleo de comércio, lazer, entretenimento e cultura da cidade. E é preciso assegurar, tanto aos que trabalham, como a quem vai às compras, aos teatros, museus, restaurantes, livrarias, bancos, toda a segurança necessária para se locomoverem e acessarem os serviços que demandam, sem sustos.

Ali estão concentrados praças e parques de grande importância, tanto pelo aspecto de estarem ligados à história da cidade, como por serem territórios em torno dos quais os fortalezenses vêm se congregando ao longo do tempo. A presença da Guarda Municipal nesses espaços seja como guardiã dos monumentos seja como elemento de dissuasão de qualquer perturbação do ambiente, é fundamental.

É igualmente imprescindível um eficiente esquema de proteção por parte da polícia ostensiva de modo a sinalizar claramente sua presença, em forma de prevenção, mas igualmente de responder rapidamente a qualquer perturbação da ordem, ou de investida criminosa. Não é difícil, em termos de complexidade, elaborar um esquema de segurança para uma área facilmente delimitável como aquela.

Certamente, não haverá em Fortaleza outro bairro onde a segurança pública tenha tantas possibilidades de garantir uma eficácia quase absoluta quanto o Centro.

Fonte Jornal O Povo

Leave a Reply