FIM DE ANO
Com o aumento do fluxo de pessoas no local, a PM vai realizar, nesta sexta-feira, a Operação Centro Seguro
A previsão é que um público de 700 mil pessoas circule diariamente pelo Centro de Fortaleza neste período de fim de ano. Fora desta época, o fluxo é de 300 mil. Essa é a estimativa apresentada pela entidade Ação Novo Centro, formada por empresários, durante reunião na manhã de ontem, para definir ações integradas para o período.
Uma das operações com início hoje é a Centro Seguro, organizada pela Polícia Militar do Ceará (PM-CE), que implementará nos principais corredores do bairro um efetivo de 110 policiais. Segundo o responsável pelo policiamento do Centro, major Jean Falcão, o bairro ficará com 210 homens fazendo a segurança diária até o dia 11 de janeiro de 2013. “Este efetivo fará o policiamento a pé, em motos e viaturas, assim como teremos o helicóptero do Ciopaer fazendo alguns sobrevoos durante o dia”, explicou o major.
Ao todo, 27 cruzamentos terão o reforço desta fiscalização, que vai da Avenida Imperador até a Sena Madureira. Assim como ruas Guilherme Rocha, Liberato Barroso e Pedro Pereira, consideradas os principais corredores de circulação.
As praças José de Alencar, Coração de Jesus, Castro Carreira (Estação), Passeio Público, Praça dos Leões e do Ferreira recebem três policiais cada uma. A praça José de Alencar também terá um ônibus do Batalhão de Policiamento de Eventos para gerenciamento de crise. “Com isso pretendemos diminuir os roubos e pequenos furtos. A fiscalização será 24 horas”, diz Falcão.
O comerciante de tapiocas Thomás Pereira, 25 anos, ficou feliz ao saber da operação, pois observa com frequência alguns furtos na região. “O bom seria é que esse efetivo fosse durante todo o ano, mas tudo bem, nada é perfeito mesmo”, comenta.
A Guarda Municipal de Fortaleza informou por meio de nota que, para o fim do ano, ainda não foi realizado o planejamento para a intensificação da segurança no Centro. Porém, destacou que o trabalho hoje é realizado por uma viatura composta por quatro guardas e um efetivo fixo no Passeio Público, além do sistema de videomonitoramento composto por 24 câmeras.
O presidente da Ação Novo Centro, Assis Cavalcante, disse que a reunião de ontem foi bastante produtiva, e que espera que este ano seja tranquilo. Ele ainda reforçou a importância de ações integradas.
THAYS LAVOR
REPÓRTER
Fonte Diário do Nordeste