RUAS ESBURACADAS
Problemas com rede de esgoto são as principais causas do aparecimento dos buracos, que se espalham pela cidade
Quem trafega pelas vias de Fortaleza sabe que é impossível não se deparar com buracos em quase todos os bairros. Independentemente do local da cidade ou da época do ano, é possível encontrar, nas ruas e avenidas, crateras formadas pelos mais diversos motivos, seja por consequência de obras de infraestrutura ou pelo fluxo intenso de veículos. A sugestão de matéria foi enviada por um leitor, por meio da ferramenta VCrepórter, disponível no site do Diário do Nordeste.
Em alguns lugares, a situação chegou a virar motivo de piadas entre a população. Na semana passada, os moradores do bairro Joaquim Távora comemoraram o aniversário de quatro meses do buraco localizado em plena Avenida Visconde do Rio Branco, um dos principais acessos ao Centro da cidade. Fizeram festa, com direito a bolo e fotos. Tudo isso em protesto à falta de providências das autoridades para fechar a cratera gerada pela quebra da tampa de um bueiro.
Na tentativa de alertar os motoristas, a população colocou entulho dentro de buraco e uma placa com os dizeres “Nosso IPTU, nosso IPVA”, fazendo menção aos impostos pagos pelos moradores que não estão sendo utilizados para solucionar o problema. “Tentamos nos prevenir contra grandes acidentes, mas isso só vai ser resolvido quando houver alguma morte, algum motoqueiro cair. Nós queremos evitar que aconteça o pior”, afirma o aposentado Hider Bantim, morador do bairro.
Mas, segundo ele, apesar dos avisos, vários carros já tiveram pneus furados e muitas motos se acidentaram no local por conta da cratera.
Esgoto
Na Cidade dos Funcionários, os moradores convivem com um buraco na Rua Benjamim Moura há cinco anos. Conforme o autônomo Nielsen Oliveira, a cratera se formou por conta dos esgotos de casas e restaurantes próximos que desembocam na via e fizeram ceder o asfalto.
A vala virou depósito de lixo, deixando muita sujeira e mau cheiro. “Os vizinhos já estão até vendendo as casas, porque ninguém aguenta mais essa situação”, conta Nielsen. Ele afirma que a população já contactou a Prefeitura várias vezes para resolver o problema, mas ainda não houve solução.
Nas redes sociais, o Diário do Nordeste pediu que os internautas relatassem a ocorrência de buracos nas ruas de Fortaleza. Centenas de crateras foram relatadas pelos moradores em diversos pontos da cidade como Maraponga, Centro, Montese, Dias Macedo, Barra do Ceará, Sapiranga, Jardim Guanabara e muitos outros.
O bairro Conjunto Ceará foi um dos mais citados. “Há enormes crateras nas avenidas do Conjunto. Avenida C, próximo à Avenida F, Avenida B, Avenida D. Nesses, cabem quase dois carros dentro. Será que ninguém está vendo?”, reclamou a estudante Iolanda Galvão.
A Prefeitura de Fortaleza informou que a Operação Tapa-Buracos passará por toda a cidade até o mês de abril e que mais de 20 bairros já foram atendidos, inclusive o Joaquim Távora. No entanto, a Cidade dos Funcionários e o Conjunto Ceará ainda estão na lista de espera pelo serviço. Segundo a assessoria do órgão, a operação é realizada por trechos e não irá contemplar os bairros apenas uma vez.
Sobre o buraco na Rua Benjamim Moura, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou que ainda não atende a região com rede de esgoto e que o sistema de saneamento é de responsabilidade de cada residência, ou seja, da população.
Mais informações
Para participar do VCrepórter, basta acessar http://diariodonordeste.globo.com/vcreporter.asp
VANESSA MADEIRA
ESPECIAL PARA CIDADE
Fonte Diário do Nordeste