Notícias

2016 requer uma nova geração de gestores = O POVO

By 20/11/2015No Comments

FRED PINHO
Em um cenário econômico recessivo, fazer manobras oportunas e se manter firme está entre os grandes desejos empresariais. Para isso, é preciso saber aproveitar o momento tomando as decisões certas, seja para recuar ou avançar e fazer da crise oportunidade de amadurecimento e até mesmo crescimento.

Para o empresário Fred Pinho, que ministrou palestra ontem no Fórum Jovem Empreendedor do Ceará, 2016 requer uma geração de empresários preparados e qualificados. “Em situações de crise, só uma boa gestão pode salvar”, destaca. A palestra faz parte do programa Gás Total Empresarial, desenvolvido para fazer frente ao atual momento e motivar a classe.

Em um levantamento feito junto a um grupo de mais 300 empresários – com a finalidade de enumerar as principais ações para um bom gerenciamento diante da crise – Fred constatou que, nas primeiras posições, ficaram as ações de redução de custos, controle do fluxo de caixa e treinamento. “A crise econômica se instalou provocando uma espécie de crise psicológica”.

Dentre as ações, foram enumeradas ainda estratégias de planejamento, inovação e investimento, consideradas por Pinho fundamentais para sair na frente. “Reduzir os custos e controlar o fluxo de caixa são medidas muito importantes, mas a qualificação, inovação e investimento serão fundamentais para que o empresário tenha condições de acelerar quando o momento estiver mais bando, saindo na frente”, completa.
(Ingrid Coelho, especial para O POVO

Abertura de lojas físicas em 2016
NATURA COSMÉTICOS

A Natura Cosméticos anunciou ontem (19/11) a abertura de lojas físicas em abril de 2016. Segundo a empresa – que já permite a compra online desde 2014 -, a estratégia visa ampliar o alcance da marca, atingindo uma fatia de consumidores resistentes a compra via catálogo.

Apesar de não detalhar a projeção de lojas para o ano que vem, o BTG Pactual, banco de investimentos, estimou a abertura de dez lojas ao longo de 2016 na última quarta-feira. Em nota, a empresa afirmou segurança na decisão e que os múltiplos canais fortalecerão a venda direta.

Ainda segundo a nota, a Natura está realizando um teste para escolher a proposta arquitetônica e de serviços que melhor representará a marca. Após este momento, a empresa finalmente fará a inauguração das unidades em “grandes shoppings”. A Natura já havia cogitado ingressar no comércio físico em 2013.

(Ingrid Coelho, especial para O POVO)