PIRATARIA NA MIRA
A Adidas vai intensificar o combate à pirataria de seus produtos. Para atender a empreitada, a marca contratou o Bhering Advogados, que desde 1978 atua no Rio de Janeiro. Agora, expande seus domínios para Curitiba e São Paulo.
Só este ano, a Adidas já notificou várias grifes por copiar suas famosas três listras, registradas no Brasil desde 1982. O maior rigor no combate à pirataria se deve à grande quantidade de falsificações. Tanto que a marca decidiu migrar para o escritório.
Com o advogado Pedro Bhering à frente de 40 profissionais, o escritório atua predominantemente nas áreas de direitos autorais, marcas, patentes e combate à pirataria.
Com os novos associados paulistas, a empresa expande seu foco para as áreas Corporativa, com o advogado Fernando Forte, e de Direitos da Personalidade (direito ao nome, à honra, imagem, intimidade, privacidade) e Direito da Comunicação, sob o comando de Sonia D’Elboux, ex-gerente jurídica da Editora Abril e membro da Comissão de Propriedade Imaterial da OAB-SP.
Fonte: Consultor Jurídico.
Outras notícias
A evolução visual
Todo mundo conhece os dois logotipos da marca adidas, mas poucos sabem o que representam e porque ambos continuam sendo usados. O logotipo com as 3 listras, por incrível que pareça, é o mais antigo. Foi usado pela primeira vez em 1949. Adi Dassler criou esse símbolo para aplicar nos calçados e causar imediato reconhecimento perante os consumidores. As 3 listras representam uma montanha. Apontando para cima, representam também o desafios e os objetivos à serem alcançados. Já o popular logotipo com as três folhas, batizado oficialmente de
TREFOIL(
três folhas em francês), nasceu em 1971 e foi adotado como logotipo corporativo em 1972, sendo o único a ser utilizado por um grande período de tempo. Ele é simétrico, e continuam representadas as 3 listras. Em 1997, a adidas decidiu voltar com o logotipo inicial das 3 listras, redesenhado por Peter Moore. Ficou então com os dois logotipos sendo usados de maneira integrada. O Trefoil é usado em produtos da Sport Originals Division, que contém os tênis mais clássicos, com as 3 listras ocupando as duas laterais inteiras. Enquanto o logotipo das 3 listras (recriado em forma de barras nos anos 90) é utilizado em produtos da divisão esportiva (
adidas Performance), materiais promocionais e materiais corporativos. Um terceiro logotipo é utilizado para os produtos da divisão fashion (
adidas style), que engloba as linhas Y-3, Porsche Design Sport, adidas SLVR e adidas NEO. A empresa ainda utiliza um logotipo corporativo formado pelo nome adidas e as três listras na horizontal.