Notícias

Aeroportos cearenses têm movimentação recorde em 2018 – OP

By 15/01/2019No Comments
EM FORTALEZA, há uma média de 4.400 decolagens e pousos domésticos e 180 internacionais Mateus Dantas

EM FORTALEZA, há uma média de 4.400 decolagens e pousos domésticos e 180 internacionais Mateus Dantas

O Aeroporto de Fortaleza bateu recorde no fluxo de passageiros, em 2018. Dados divulgados pela Fraport revelaram variação positiva de 11,5% em comparação ao ano anterior, com 6.614.227 de embarques e desembarques de usuários. No Aeroporto de Juazeiro do Norte, 563.548 movimentações foram realizadas, também a maior somatória da história.

O resultado na Capital é melhor que os 6,5 milhões de 2014 – ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo de futebol. Em termos percentuais de variação anual, o número é o melhor desde 2010 (20,4% mais pessoas que 2009). No levantamento, são consideradas as quantidades de passageiros vindos de chegadas, partidas e conexões.

O recorde ainda pode ser explicado pela instalação do hub aéreo Air France-KLM/Gol, que completa um ano em maio deste ano, mas também mostra a força da gestão da concessionária Fraport, que assumiu em definitivo em janeiro do ano passado.

A empresa alemã divulgou nota em que afirma que um resultado oficial ainda pode até ser melhor, com atualizações e confirmações de números de companhias aéreas. “A Fraport Brasil – Fortaleza está orgulhosa dos resultados alcançados na movimentação de passageiros em 2018. Certamente, temos as melhores expectativas de crescimento”.

O número de passageiros que passaram pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins está dentro da previsão da Fraport. A projeção da empresa é que até o fim da concessão, em 2047, o equipamento receba mais de 29,2 milhões de pessoas por ano.

“O Aeroporto de Fortaleza vai crescer muito e o Ceará também. A parceria com a Fraport e companhias aéreas ainda é muito inicial, mas já vemos resultados no primeiro ano. É uma vitória já ter esses números contundentes”, afirma o titular da Secretaria do Turismo (Setur), Arialdo Pinho.

Sobre Juazeiro do Norte, ele avalia a força da região do Cariri como centro do interior do Nordeste. A variação percentual, segundo o secretário, é melhor que os números de aeroportos de grandes centros na região.

Especialista em aviação, o professor de economia do transporte aéreo, Adalberto Febeliano, considera o crescimento alto, mas previsível. “É de se esperar na medida em que se têm grandes empresas centralizando voos em Fortaleza, no caso Gol e Air France, um crescimento grande no número de passageiros”.

“Podemos esperar uma consolidação ainda maior do hub e aumento de passageiros por conta disso”, acrescenta Febeliano. Mas, de acordo como o especialista, o potencial brasileiro no setor é maior se conseguir superar apenas 0,5 viagem por habitante, anual, no médio e longo prazo.

“Quando se cria um hub, existe uma requalificação do aeroporto, criando as conectividades com outros voos, aumenta a quantidade de passageiros que passa pelo aeroporto, concentrando tráfego, conexões, mais opções de destinos e horários”, complementa.

Um dos setores mais beneficiados pelos fluxos nos aeroportos é o turismo. Arialdo diz que, nesta alta estação, a ocupação dos hotéis no Ceará é considerada boa, mesmo em dificuldades na segurança pública. “O Ceará deve estourar no turismo. Vai ficar muito bom para o setor”.

Fonte.: Jornal O Povo.


Coisa de Cearense

Estátua de Iracema

A estátua de Iracema inaugurada na praia do Mucuripe, em 24 de junho 1965 pelo então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, homenageia a personagem Iracema, do livro homônimo do escritor José de Alencar, que completava cem anos de sua publicação, e está localizada onde a índia esperava o retorno de seu amado, Martin Soares Moreno.

A obra foi esculpida pelo artista pernambucano José Corbiniano Lins, a escultura retrata além de Iracema, o momento em que o guerreiro branco, seu filho Moacir (dentro do cesto, nas pernas de Martin) e seu cachorro Jati, deixam nossa praia em uma jangada.

A estátua foi recuperada em abril de 2006, durante as comemorações do 280 anos de Fortaleza.

A estátua Iracema Guardiã foi feita pelo artista plástico Zenon Barreto e inaugurada em 1996,  no aterrinho  da Praia de Iracema, e mostra a índia segurando um grande arco, olhando para o mar, como se estivesse em posição de batalha.

Após sofrer ataque de vândalos, a estátua ficou praticamente destruída, foi restaurada pela prefeitura em 2012.

Outra estátua de Iracema, está localizada no centro da Lagoa de Messejana. A estátua está em posição sentada, com uma flecha na mão e tomando banho com uma cuia. Suas formas foram inspiradas, de acordo com concurso realizado para esse fim, nas da modelo cearense Natália Nara (ex bbb).

Foi inaugurada em 1º de maio de 2004, dentro das comemorações dos 278 anos de Fortaleza, e para marcar os 175 anos de nascimento do escritor cearense José de Alencar, pelo então prefeito Juraci Magalhães.

A protagonista do romance “Iracema” foi instituída como ícone cultural a partir de lei em dezembro de 2011.

Fotos: Arquivo pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro

Postado em: 
por: