Notícias

Ambulantes migram para a praça José de Alencar – OPovo

By 15/02/2011No Comments
Com o avanço das obras do Metrofor, vendedores ambulantes da rua Liberato Barroso estão avançando para a praça José de Alencar. Transferência deles para Praça da Lagoinha fracassou.

O avanço das obras do metrô de Fortaleza, no Centro, tirou os vendedores ambulantes da rua Liberato Barroso, entre a rua 24 de Maio e a avenida Tristão Gonçalves. A expectativa da Prefeitura era de que os vendedores de confecção do trecho fossem dividir espaço entre as bancas instaladas na Praça da Lagoinha, mas o plano não deu certo. Sem o antigo local de venda e sem espaço na Feira da Lagoinha, os ambulantes estão migrando para a praça José de Alencar.

“Levaram a gente para lá (Praça da Lagoinha), mas não coube todo mundo”, conta o ambulante José Prudêncio, 29. Ontem, o lado da praça à esquerda do Theatro José de Alencar estava tomado pelas confecções. “Isso porque foi dia de chuva. Senão, estava mais lotado”, conta o vendedor Romano Lopes, 40.

A vendedora Vera Silva, 51, diz que os ambulantes da Liberato Barroso vieram de feiras de bairros e da rua José Avelino. “De certa forma estão atrapalhando a gente. Quando é divulgado cadastramento vem todo mundo vender”, relata.

Ainda segundo ela, muita gente é atraída pela lenda de comerciantes que “ficaram ricos” no antigo Beco da Poeira. “Eles acham que vai ser igual. Mas ninguém faz mais fortuna”, garante.

A transferência dos vendedores da rua Liberato Barroso foi iniciada na semana passada, mas na Praça Capistrano de Abreu, conhecida como Praça da Lagoinha, não há quem dê notícia dos novos vendedores. “Vieram de lá, montaram algumas barracas e não vieram mais trabalhar. Não cabe todo mundo”, reclama o vendedor Wilson Filho, 46, há mais de dois anos na Praça da Lagoinha.

Solução

A retirada dos vendedores da rua Liberato Barroso casa com a intenção da Prefeitura de reunir num só espaço todos os ambulantes da área. A solução definitiva para a ocupação indevida do espaço público, porém, só deve vir com a construção de um camelódromo em um terreno na rua Princesa Isabel, ainda sem prazo definido para ficar pronto.

A titular da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor), Luíza Perdigão, reconhece a dificuldade para realocar os ambulantes e aponta que a Sercefor estuda a remontagem da Feira da Lagoinha para diminuir o tamanho das barracas e, assim, encontrar espaço para todos.

“Como os vendedores estão muito espalhados, a gente tem de ter alguma forma de controle. Mas isso é algo provisório. Não nos interessa ficar (para sempre) na Lagoinha”, argumenta a secretária. Ela acrescenta que, em diálogo com os vendedores, a expectativa é fazer a remontagem da Feira em até 15 dias.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

É muita confecção para pouca calçada. Entre a praça José de Alencar e Praça da Lagoinha 1200 vendedores ambulantes disputam o espaço público. Na Praça da Lagoinha, os 480 vendedores vão precisar afastar mais um pouco para receber vendedores da rua Liberato Barroso. Haja acocho.

COMENTÁRIOS *(05)

Espaço dos leitores 5 Comentário(s)

RICARDO LIMA 15/02/2011 10:14Nossa brilhante prefeita adora ver nossa cidade assim, um caos geral, e pra ela isso é bombar. Como uma prefeita pode sentir orgulho de ver uma cidade escolhambada como está Fortaleza. Entramos num circulo negativo, onde o empreendedor não sente segurança em abrir shoppings populares, pois é prejuizo na certa, já que é muito mais vantajoso vender no meio da rua. Abrir lanchonete em Fortaleza no centro principalmente é sem futuro, a prefeitura prefere que as ruas se transformem em restaurantes imundos. Fortaleza hoje é uma pocilda, fruto de uma visão miópe, onde as calçadas e praças são locais de comércio e quem quer trabalhar corretamente é desestimulado, é inviável. Parabéns Prefeita por transformar nossa cidade num chiqueiro, parabéns pelo desequilibrio de ações, onde um estádio de futebol tem prioridade sobre um Hospital que só Deus sabe quando será inaugurado. Essa é a Fortaleza Bela, a Vergonha do PT!!!!

Este comentário é inapropriado? Denuncie

SAMUEL KEVINY 15/02/2011 09:34Mas isso não muda né gente?! É a prefeitura cada vez mais aumentando seu nível de reprovação pela população, é o povo cada vez mais “irresponsáveis” deixando a cidade mais suja, mais desorganizada e com certeza muito mal vista. E ainda ha quem diga que a Copa vai mudar isso?! Talveezz!! O nome disso é simplesmente ignorância, ou até mesmo a principal característica do cearense tão receptivo: má educação!

Este comentário é inapropriado? Denuncie

ANA CRISTINA 15/02/2011 08:56Realmente é uma vergonha o que ocorre no centro de Fortaleza, como podemos dizer que essa cidade é bela diante de tanto descaso das autoridades. Fica difícil hoje você trafegar no meio de tantos ambulantes se perdeu a vontade de ir ao grande centro e fazer suas compras como era no passado.Que saudade do velho Romcy, da Mesbla e da Sapataria Belém. Naquele tempo sim, se fazia gosto vim ao centro.

Este comentário é inapropriado? Denuncie

KATY 15/02/2011 08:54Certo que todo mundo tem que trabalhar pra teu seu sustento, mas sou contra a invasão do espaço público. A secretaria tem que encontrar uma solução para alojar esse povo em um local que todos fiquem bem acomodados e eles possam vender seus produtos e pararem de ocupar as calçadas e sujar as ruas e praças descaradamente.

Este comentário é inapropriado? Denuncie

MÁRCIO MENDES 15/02/2011 08:36É nossa prefeitura é uma trapalhada só, nem isso ela consegue organizar.

Este comentário é inapropriado? Denuncie

COMENTÁRIO(S) | 5

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/02/15/noticiafortalezajornal,2102466/ambulantes-migram-para-a-praca-jose-de-alencar.shtml

Leave a Reply