Notícias

Beira-Mar de Fortaleza ganha Centro Cultural Jáder de Carvalho

By 16/04/2013No Comments

CULTURA
O Centro Cultural Jáder de Carvalho, espaço ao ar-livre, entre o calçadão e a praia será inaugurado na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, nesta quinta-feira (18), às 20h. Em frente ao Náutico Atlético Cearense e à Livraria Itinerante Chico Xavier, o Centro visa difundir a cultura em geral  e a cultura espírita. Contará, em sua inauguração, com a presença do jornalista Cid Carvalho, filho do jornalista, escritor, poeta e advogado Jáder de Carvalho (1901 – 1985). Cid fará palestra sobre o livro “Psicologia Espírita”, do Espírito Antonio Marques Novaes Araújo (AMNA). Outro convidado palestrante é o bibliófilo e acadêmico José Augusto Bezerra, que fará considerações acerca do seu livro “O Espírito do Sucesso”. O cerimonialista será o jornalista Vicente Alencar.

Cid Carvalho recebeu com alegria a notícia sobre a homenagem ao pai. “Ele sempre foi voltado para a cultura, o jornalismo, a literatura”, diz. Brilhante intelectual, comunista e atuante nos movimentos sociais, Jáder de Carvalho, foi também estudioso do espiritismo. De acordo com Cid Carvalho,  o pai foi um leitor de autores como Camille Flammarion (1842 – 1925), um dos colaboradores do codificador do espiritismo Allan Kardec  (1804 – 1869), e de Ernesto Bozzano (1862 – 1943), pesquisador espírita. O interesse de Jáder por questões espiritualistas se intensificou quando perdeu um filho com a idade de 20 anos.

O Coordenador do Centro Cultural, Raimundo Parente, afirma que o Centro tem parceria com a Livraria Itinerante Chico Xavier, dirigida por Francisco Clélio Cavalcante. O Centro será um espaço para “palestras, duas vezes por mês, lançamento de livros e exibição diária de vídeos de palestrantes espíritas renomados, como Divaldo Franco”, esclarece Parente.

Saiba mais sobre Jáder de Carvalho
Jáder Moreira de Carvalho nasceu em 29 de dezembro de 1901 em Quixadá. Ainda criança, tomou contato com o sofrimento do povo nordestino, tendo presenciado o drama da seca, o êxodo rural, crimes políticos, questões envolvendo a luta pela terra. Tudo isso marcou sua personalidade, como grande defensor das causas populares. Formou-se em Direito em 1931. Entusiasta das idéias marxistas, foi um ferrenho crítico da Ditadura Vagas e acabou preso de 1943 a 1945.

De sua atuação política, consta também a fundação do partido Esquerda Democrática, que se transformou no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Como escritor, esteve entre os primeiros modernistas do Ceará e entre seus livros estão o romance “Aldeota” (1963) e o de poemas “Terra Bárbara” (1965). Como jornalista, foi articulista do jornal O Povo e fundador do Diário do Povo. Integrou a Academia Cearense de Letrase recebeu o título de Príncipe dos Poetas Cearenses.

Casou-se com a contista Margarida Sabóia de Carvalho e tiveram sete filhos. Jáder de Carvalho e faleceu em Fortaleza no dia 7 de agosto de 1985, aos 83 anos.

Mais informações: Raimundo Parente, coordenador do Centro Cultural Jáder de Carvalho – (fone: 85 8876 9385)

Fonte Agência da Boa Notícia
Fonte Agência da Boa Notícia