RUA GUILHERME ROCHA
A baixa movimentação no lugar prejudica ainda comerciantes, além de favorecer a assaltos que têm sido constantes
Ao todo, cinco crateras foram abertas na via para obras de reforma na galeria de esgoto, porém, logo após o início das mudanças, o local foi abandonado e comunidade não consegue respostas do poder público FOTO: ALEX COSTA
Há cerca de dois meses, a Rua Guilherme Rocha, no trecho entre a Rua Princesa Isabel e Tereza Cristina, no Centro, foi interditada para dar início a uma obra na galeria de esgoto. Cinco grandes buracos foram abertos no asfalto, ao longo da via e, depois disso, nada mais foi feito. A falta de movimentação no local prejudica comerciantes e os assaltos deixam a população com medo.
Quem se aproxima desse trecho da via pensa percebe que movimento é muito pequeno. Apenas ciclistas e pedestres passam pelo local. Além disso, os cinco buracos chamam atenção devido ao tamanho, quantidade e porque os pedaços de asfalto retirados continuam ao lado das crateras. Como por debaixo do asfalto passa uma galeria de esgoto sujo, a água que passa pelo local se acumula nos buracos.
Trabalhadores
Segundo o diretor do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Ivan Rodrigues, o início das obras foi recebido com alegria, pois sempre que chove a Rua fica alagada, e essa seria a solução dos problemas. “Os trabalhadores interditaram a via, abriram os buracos e depois desapareceram. Estamos convivendo com vários problemas desde que isso aconteceu”, disse.
Rodrigues afirmou que estão acontecendo assaltos constantemente. O comércio local fechou as portas, ratos e baratas começaram a aparecer e o número de pessoas com dengue cresceu bastante. “Somente uma das nossas funcionárias já foi assaltada duas vezes, outra pegou dengue e uma pessoa foi assassinada aqui perto. Parece que a Prefeitura se esqueceu que precisa terminar essa obra”, ressaltou.
Ele comentou que já acionou a Policia Militar, mas como eles não podem ficar de prontidão no local, nada pode ser feito. Além disso, a comunidade procurou a ouvidoria da Prefeitura de Fortaleza e também a Secretaria Executiva Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor), mas nada foi resolvido até agora.
De acordo com o diretor, dos 1.500 alunos que estudam na instituição, apenas 800 estão comparecendo às aulas após a interdição. Isso acontece porque as linhas de ônibus não passam mais pelo local, e o medo de assaltos é grande.
Devido à interdição da Rua Guilherme Rocha, o estudante Lourenço Neto, tem problemas para conseguir estacionar o carro. Ele disse que o trânsito próximo ao local piorou desde. “Por causa dos buracos, não temos mais onde estacionar por aqui. Se formos parar o veículo muito longe existe o perigo de assalto”.
Da loja onde trabalha, o técnico em refrigeração, Ariel Fonteles, presenciou quatro assaltos somente na manhã de ontem. “Por aqui, a população é assaltada a todo o momento. Os ladrões usam facas e armas de fogo. Quem trabalha por aqui está com muito medo”, revelou.
Ele acredita que o movimento na loja tenha diminuído cerca de 80%, principalmente porque nenhum veículo passa pelo local e também devido à falta de segurança. “Durante a noite, aqui fica deserto. Ninguém tem coragem de passar”.
Vendas
De acordo com o vendedor de frutas, Geovanildo Paulino Bezerra, as suas vendas caíram 100%, pois ele vendia mais para as pessoas que esperavam no ponto de ônibus da Rua. Agora, durante todo o dia, poucas pessoas passam pelo local. “Eu vivo dessa venda de frutas há 32 anos e, agora, estou sendo muito prejudicado. Nesse período em que a obra está parada já perdi cerca de R$ 800, pois toda vez que eu compro as frutas, tenho que jogar fora porque ninguém está comprando. Às vezes, penso em tentar fechar esses buracos sozinho”, reclamou Bezerra.
Até o fechamento desta edição a assessoria de imprensa da Sercefor não atendeu as ligações para esclarecer o motivo da paralisação e quando será retomada.
A assessoria de imprensa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou que essa é uma galeria de águas pluviais e, por isso, não é uma obra de sua competência.
THIAGO ROCHA
REPÓRTER
Fonte http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1138950
Notícias do DN Cidade
7.681 CASOS
Epidemia de dengue é confirmada na CapitalFortaleza tem o segundo maior número de notificações da doença no País, perdendo só para o Rio de Janeiro Uma notícia que já era esperada. Fortaleza se encontra, agora, com um quadro declarado e oficial de epidemia de dengue. Os atuais 7.681 casos confirmados, ontem, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), revelam a gravidade do cenário. Para piorar mais a situação, a Capital é, hoje,…
RUA GUILHERME ROCHA
Buracos estão abertos há dois mesesA baixa movimentação no lugar prejudica ainda comerciantes, além de favorecer a assaltos que têm sido constantes Ao todo, cinco crateras foram abertas na via para obras de reforma na galeria de esgoto, porém, logo após o início das mudanças, o local foi abandonado e comunidade não consegue respostas do poder público FOTO: ALEX COSTA Há cerca de dois meses, a Rua Guilherme Rocha, no trecho e…
EXPLORAÇÃO SEXUAL
Ceará é 8º do País em número de denúnciasLigações registradas pela Disque 100 tiveram um aumento de 68% entre os primeiros meses de 2011 e 2012 Magrinhas, vestidas ainda com roupas de criança, elas se maqueiam, calçam salto alto para se travestirem de mulheres. Eles, apesar da baixa estatura e do corpo esguio, muitas vezes, são usados como objetos. Com 96 denúncias registradas no Disque 100 de janeiro até abril deste ano, o Ceará é considerado pela Secre…
ENG. SANTANA JÚNIOR
Construção de túneis causa desviosQuem sair da Avenida Washington Soares em direção à Santana Júnior, terá de passar pelo Shopping Iguatemi Terá início, a partir da próxima semana, o conjunto de obras nas avenidas Engenheiro Santana Júnior, Rogaciano Leite e Washington Soares no Edson Queiroz. O objetivo, segundo o Departamento Estadual de Rodovias (DER), é melhorar o fluxo de veículos no local. As obras terão um in…
PASSEIO PÚBLICO
Evento lembra a luta antimanicomialIniciativa vai reunir, além de alguns usuários do setor, profissionais em mostras culturais e rodas de poesia Hoje, o País comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial para celebrar as conquistas alcançadas na rede de saúde em favor de pessoas com transtornos mentais e psíquicos. Em Fortaleza, a Prefeitura oferece, a partir das 8 horas até o meio-dia de hoje, uma programação especial no Passeio Público.<b…
POR MÊS
Hias atende 100 crianças com asmaPara reduzir problemas de algumas famílias, o Governo Federal vai disponibilizar remédios para tratar os pacientes O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) realizou, no ano passado, 17.988 atendimentos de emergência ligados a doenças respiratórias. Destes, 3.095 foram referentes a crianças com crise de asma. Neste ano, até ontem, 1.179 pacientes foram consultados na unidade por conta da doença. Além dos a…
CURTAS
Mais notícias da CapitalTrabalho Ecofor faz seleção de 50 garis Estão abertas as inscrições para a contratação e formação de banco de dados de 50 garis da Ecofor Ambiental. Os interessados devem comparecer ao Sine da Aldeota, na Av. Santos Dumont, 5015, com a carteira de trabalho, a partir das 9h, nos dias 18, 19, 21 e 22 de maio. Litoral Regional II realiza desratização <b…
INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA
Obra do heliponto será retomada no domingoSerão içadas as últimas peças da estrutura metálica da plataforma, que deve ser entregue em setembro deste ano Serão retomadas, no próximo domingo, 20, a partir das 7 h, as obras de construção do heliponto do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro da cidade. O equipamento, com 85% de sua estrutura pronta, estava com os trabalhos parados há cerca de um ano. A operação contará…