Quarta, 22 de Dezembro de 2010
O consumidor que vai às compras de Natal no Centro de Fortaleza volta a caminhar com liberdade nos calçadões das ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. A recuperação do espaço público para o uso comum é um dos primeiros resultados do Plano de Reordenamento do Comércio Ambulante, implementado pela Secretaria Regional do Centro (Sercefor). O ordenamento começou em setembro ao longo de sete quadras, entre as praças do Ferreira e José de Alencar, e alcançou 300 bancas. Elas passaram a ser montadas exclusivamente na parte central dos calçadões e no limite legal de 0,60 m x 0,80 m, assegurando o direito de ir e vir nas áreas laterais.
Uma das novidades do Reordenamento são as comissões de quarteirão, formada por representantes dos vendedores. Eles se comprometeram a cumprir as regras estabelecidas e a impedir a entrada de novos ambulantes nos calçadões, ficando a Sercefor responsável pela fiscalização da venda ilegal de produtos, como CDs e DVDs piratas. “Este é o primeiro Natal em que o fortalezense pode caminhar livremente, sem impedir a venda do camelô, que já é parte da cultura da cidade”, afirma a secretária Luiza Perdigão. “O projeto é desocupação total dos calçadões e o alojamento dos vendedores espaços adequados”, completa.
Fonte: PMF
http://www.oestadoce.com.br/index.php?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=26¬iciaID=39283
================================================================================
COMENTÁRIO: Natal 2010: As fotos abaixo contradiz a matéria acima. O comércio desleal e predatório continua gerando desemprego formal.
Ruas Liberato Barroso, Gal Sampaio e Guilherme Rocha
Foto abaixo transeuntes disputam espaço com veículos, ambulantes impedem pessoas de andar nas calçadas na rua Gal Sampaio/Fortaleza-Ce. FORTALEZA BELA.