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CENTRO DA CIDADE – MUDANÇA NAS LINHAS DE ÔNIBUS PREJUDICA COMÉRCIO

By 17/12/2003novembro 10th, 2011No Comments

Em pleno mês de dezembro, época em que o comércio se aquece com as compras de fim de ano, lojas e mais lojas do Centro estão com as portas fechadas. Esse é o cenário que se vê na Rua General Sampaio e proximidades da Praça Castro Carreira (Praça da Estação).

A explicação para o fato é dada pelo presidente da Associação dos Empresários do Centro de Fortaleza (Ascefort), João Maia Santos Júnior.

A queda do movimento na área norte do Centro, de acordo com ele, começou há cerca de 3 anos quando a Empresa Técnica de Transporte Urbano (Ettusa) mudou o trajeto final de algumas linhas de ônibus. “No mínimo, 60 mil pessoas, por dia, deixaram de passar por aqui. Tiraram cerca de 28 linhas que passavam pela General Sampaio e Praça da Estação, e levaram para a Avenida do Imperador, próximo à Praça da Lagoinha. Por isso, as lojas começaram a falir, o que gerou de 4 a 5 mil desempregados”, afirma.

Segundo João Maia, há um ano a Ascefort mandou um ofício para a Ettusa indagando o motivo da mudança nas rotas dos ônibus e pedindo soluções para o problema gerado. “O Sebastião Ramos (diretor técnico da Ettusa) disse que o projeto era viável tecnicamente, por causa do plano, financiado pelo BID, que prevê a reformulação do trânsito na cidade. Mas não quiseram saber quantas pessoas isso ia prejudicar”, conta.

Os resultados da queda no movimento são bem visíveis no Shopping Acaiaca Mall, onde metade das 80 lojas estão fechadas. Segundo João Maia, a administração do shopping chega a oferecer seis meses de aluguel de graça e, mesmo assim, ninguém quer alugar as lojas.

De acordo com o diretor técnico da Ettusa, Sebastião Ramos, as linhas que estavam passando pela General Sampaio eram originalmente da Avenida Tristão Gonçalves. “A mudança aconteceu por causa das obras do Metrofor. O que transformou a General Sampaio num caos, ela é estreita demais para o fluxo de trânsito que vinha suportando. No dia 11 de outubro de 2003, voltamos 15 linhas para a Tristão Gonçalves e vamos passar mais 13, é preciso que fique claro que essas linhas já passavam pela Tristão Gonçalves”, diz.

Quanto ao esvaziamento da Praça da Estação, Ramos explica que isso vem acontecendo, aos poucos, desde a implantação do Sistema Integrado de Transporte, em 1995. “Com os Terminais Integrados não existe mais a necessidade de todas as linhas que saem dos bairros irem para o Centro, o que melhorou o trânsito e a poluição”, afirma.

CORREDORES DE TRÂNSITO  PODERÃO SER A SOLUÇÃO
Segundo o diretor técnico da Ettusa, Sebastião Ramos, os problemas enfrentados pelo comércio na zona norte do Centro de Fortaleza e a mudança em algumas linhas de ônibus para aqueles logradouro m não são resultado do BIDFOR, projeto que prevê a construção de corredores de trânsito exclusivo para ônibus.

“O projeto não veio para prejudicar, muito pelo contrário. Com a construção de um dos corredores que vai passar pela Avenida Imperador, vamos transferir os ônibus metropolitanos que têm o fim da linha nesta avenida, para a Praça da Estação que está ociosa”, ressaltou.

Sobre a previsão de quando isso deve acontecer, Sebastião Ramos afirmou que até a primeira quinzena de janeiro de 2004 a transferência estará em prática.

“Só estamos esperando a sinalização vertical, horizontal e semafórica ficar pronta. O nosso objetivo é fortalecer o transporte do Centro de Fortaleza”, esclareceu o diretor técnico da Ettusa.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste – Cidade, p. 18

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