data comemorativa
Acordo realizado entre sindicatos de Fortaleza e empresários estabeleceu o fechamento por conta do Dia do Comerciário
O consumidor não poderá realizar compras no dia de amanhã como de costume. Excepcionalmente, o Centro de Fortaleza e os shoppings da cidade e região metropolitana terão seu comércio fechado nesta segunda-feira, 24. O fato, que ocorre no segundo e mais aquecido semestre do ano, deve-se a um acordo fechado entre o Sindicato dos Comerciários, Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Fortaleza (Sindilojas) e empresários por conta da comemoração do Dia do Comerciário.
No entanto, alguns segmentos não seguirão o acordo. Restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que compõem as praças de alimentação dos shopping centers da cidade estarão funcionando normalmente a partir do período da tarde, para quem deles quiser fazer uso do serviço.
Mais exceções
Outras que também estarão à disposição do consumidor, segundo anúncio dos empreendimentos, serão as lojas de lazer e entretenimento, ou seja, parquinhos e cinemas.
Os supermercados que funcionam no interior dos shoppings também estão dentro da lista de estabelecimentos abertos.
Benefícios aos comerciários
Elemento fundamental para o funcionamento do comércio local – e até nacional, diante do desempenho do comércio no Nordeste e no Brasil -, o comerciário dispõe de benefícios de um sistema em especial, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e de todo o sistema S: o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC).
No Sesc, os associados podem fazer uso de projetos na área de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Promoção Social, os quais são promovidos em 157 municípios cearenses. Entre bibliotecas e teatro, ainda fazem parte atividades esportivas, serviços médicos e restaurantes que servem mais de cinco mil refeições. Já no Senac, comerciários e seus familiares pode ter acesso a diversos cursos com desconto nas nova unidades do órgão espalhadas pelo Estado. Tecnologia, apoio educacional, gestão e negócios, infraestrutura, produção cultural e design e informação são as áreas com vagas disponíveis.
Fonte http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1060436