Os mais importantes no varejo
Os melhores casos do varejo brasileiro foram reconhecidos nesta quarta-feira (26/10) em uma premiação inédita durante o Brazilian Retail Week, maior evento do setor, que acontece em São Paulo, e teve a apresentação da jornalista Christiane Pelajo.
O prêmio “Os mais importantes no varejo 2011” é uma iniciativa inédita no mercado tomada pela Revista NOVAREJO em parceria com a consultoria Accenture, que aplicou sua metodologia global para definir os vencedores.
Os principais varejistas brasileiros foram analisados em 16 categorias, divididas em análise quantitativa e qualitativa. Além disso, houve a premiação dos universitários participantes do laboratório de ideias do Brazilian Retail Week, cujo grupo vencedor definido pela banca examinadora foi o da Universidade de São Paulo (USP)
ANÁLISE QUANTITATIVA
A Accenture analisou 68 varejistas de cinco segmentos que juntas faturam R$ 85 bilhões (2,3% do PIB nacional). Para essa análise, especificamente, foram considerados três critérios: eficiência (rentabilidade por metro quadrado), crescimento e consistência. Eis o resultado final:
- SUPERMERCADOS COM FATURAMENTO ATÉ R$ 5 BILHÕES: Vencedor: Prezunic. Demais finalistas: GBarbosa e Nordestão
- ATACAREJO: Vencedor: Atacadão. Demais finalistas: Assaí e Roldão
- LOJAS DE DEPARTAMENTO: Vencedor: Hering. Demais finalistas: Marisa e Riachuelo
- SHOPPING CENTERS E INCORPORADORAS: Vencedor: BR Malls. Demais finalistas: Aliansce, Iguatemi e Multiplan
- FARMÁCIAS E DROGARIAS: Vencedor: Drogasil. Demais finalistas: Droga Raia e Drogaria São Paulo
ANÁLISE QUALITATIVA
Neste caso, foram definidas 11 categorias e os vencedores foram escolhidos por 12 entidades de classe com o apoio da Accenture. Conheça os vencedores:
- VAREJO DO ANO:Vencedor: Grupo Pão de Açúcar. Demais finalistas: Grupo Boticário e Magazine Luiza
- LIDERANÇA / PERSONALIDADE DO VAREJO: Vencedora: Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. Demais finalistas: Abilio Diniz (Grupo Pão de Açúcar) e Caito Maia (Chilli Beans)
- INOVAÇÃO EM DESIGN DE LOJA: Vencedor: Chilli Beans. Demais finalistas: Fast Shop e lojas Pão de Açúcar
- CAMPANHA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO: Vencedor: C&A. Demais finalistas: Magazine Luiza e Mc Donald’s
- MERCADO EMERGENTE/REGIONAL: Vencedor: Grupo Martins. Demais finalistas: Máquina de Vendas e Yamada
- VAREJO ON-LINE: Vencedor: Netshoes. Demais finalistas: Fast Shop e Saraiva
- INOVAÇÃO NA GESTÃO MULTICANAL: Vencedor: Fast Shop. Demais finalistas: Grupo Boticário e Saraiva
- SUSTENTABILIDADE: Vencedor: Grupo Pão de Açúcar. Demais finalistas: C&A e O Boticário
- VAREJO EMPREGADOR DO ANO: Vencedor: Magazine Luiza. Demais finalistas: Chilli Beans e Ri Happy
- EXPERIÊNCIA DE CONSUMO EM SHOPPING CENTER: Vencedor: Center Norte. Demais finalistas: Shopping Aricanduva e Shopping Itaquera
- APOIO E DESENVOLVIMENTO DO PEQUENO E MÉDIO VAREJISTA: Vencedor: Grupo Martins. Demais finalistas: Arcom e UniãoAcompanha a cobertura completa do BRWeek no site www.brweek.com.br