BB, BNB e Caixa terão condições especiais de crédito para lojistas do Fortaleza Liquida, diz presidente da CDL
Buscando promover a renovação dos estoques das lojas que participarão da segunda edição do Fortaleza Liquida, evento que promove descontos para produtos de diversos segmentos no comércio varejista da Capital, condições especiais de crédito serão oferecidas para os mais de três mil lojistas que participarão do evento. Segundo Freitas Cordeiro, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) – que organiza o evento -, três instituições financeiras já confirmaram apoio e linhas especiais aos empresários durante os dias do evento, que ocorre entre 17 e 27 de março deste ano.
De acordo com ele, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a Caixa e o Banco do Brasil (BB) já garantiram “linhas de crédito completamente diferenciadas: com juros menores e prazos maiores, exclusivas para quem está participando do evento”.
“A nossa parceria (CDL e bancos) já vem desde antes do Fortaleza Liquida e essas condições de crédito são muito importantes, principalmente, para os pequenos lojistas, que poderão renovar seus estoques”, destacou o presidente da CDL. Outro ponto da linha de crédito oferecida pelos bancos ressaltada por Cordeiro é o acesso pelas empresas que não são filiadas à CDL.
Vantagens
Pretendendo movimentar um cifra em torno de R$ 150 milhões – 30% a mais que a primeira edição -, os lojistas do Fortaleza Liquida contarão com programas que possibilitarão o lojista estabelecer um cronograma de pagamento de acordo com o fluxo de caixa da empresa, como o BB Giro de Caixa, que oferta juros a 1,35% ao mês.
Outra vantagem oferecida ao participante do evento é o crédito para capital de giro e, ainda no caso do BB (único a divulgar os detalhes de suas linhas de crédito), acesso ao Cartão BNDES para financiar e contratar serviços e a compra de insumos e bens de produção.
Segundo Cordeiro, a Caixa e BNB, em breve, também terão divulgados as suas linhas de crédito para os lojistas do evento.
Metas
Além de expandir o número dos lojistas participantes e do volume de dinheiro movimentado, a segunda edição do Fortaleza Liquida também almeja aumentar a arrecadação com o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), de 22% para 28%.
A aposta se deve, segundo o presidente da CDL, aos resultados obtidos no ano passado, quando o objetivo de elevar as vendas do segmento, minimizando a redução eventual perceptível no período pós-Carnaval, foi conseguido nos 10 dias nos quais ocorreram as promoções e descontos.
ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
REPÓRTER