consumidor confiante
Mantendo expansão vigorosa, volume vendido em julho no Estado teve a segunda maior alta do NE e a sexta do País
Diferentemente do que ocorre com a indústria e com as exportações, o comércio varejista brasileiro continua apresentando forte expansão, ainda sem sentir influências da tensão que acomete os mercados pelo mundo. Nesse contexto, o Ceará segue celebrando um dos melhores desempenhos do País. De acordo com dados do IBGE, divulgados ontem, o volume de vendas no varejo do Estado subiu 9,3% em julho ante igual período do ano passado, a segunda mais expressiva elevação do Nordeste e sexta do Brasil. Com o resultado, registra incremento de 11,2% no acumulado dos últimos 12 meses terminados em julho.
O vice-presidente da Fecomércio-CE (Federação do Comércio do Estado), Ranieri Leitão, atribui o sucesso nas vendas à confiança do consumidor cearense na atual conjuntura econômica e política do País. Segundo ele, os dados não surpreendem porque a disposição mostrada nas pesquisas de intenção de compra já vinham sendo otimistas. “O comércio não tem sofrido tanto com fatores que vêm atrapalhando a trajetória da indústria, por exemplo, como o câmbio e a taxa de juros”, compara.
Para ele, o setor comercial continuará sem ser afetado pela crise, “se o governo seguir fazendo o dever de casa”, citando a “redução dos gastos desnecessários que vem sendo praticada”.
Campeões de vendas
Em julho, o maior peso para a ascensão das vendas no Ceará veio da comercialização de móveis e eletrodomésticos, que avançou 23,8% no comparativo com igual época de 2010. Segmento com forte impacto no resultado total, a alimentação segue rumando para o alto. O crescimento foi de 8,1%, com um acumulado superior a 13% nos últimos 12 meses encerrados em julho.
Já livros, revistas e jornais, que vinham com elevações consistentes durante o ano, apresentaram redução de 8,3%, aponta o levantamento do IBGE. Ainda assim, esse tipo de produto soma 33,4% de incremento acumulado no ano.
Fim do ano promissor
Para o mês de agosto, ele afirma que, historicamente, há uma leve recuo no ímpeto do consumidor. No entanto, os meses seguintes, chamados de B-R-O-BRÓ, conforme projeta Leitão, terão desempenho acima da média. “É o período em que mais as pessoas compram. Tem décimo terceiro, tem promoção. Ou seja, o que já está bom deve melhorar ainda mais”, comemora.
O segmento de veículos, motocicletas e peças automotivas também teve suas vendas incrementadas no mês de julho, alta acumulada de 11% em 2011 e 16,4% em 12 meses. Material de construção, diz o IBGE, teve avanço semelhante no volume, faturando 6,5% a mais no mês de julho. Ainda segundo o levantamento, a variação da receita nominal de vendas no varejo cearense elevou-se 13,4% no sétimo mês do ano, abaixo dos 14,8% registrados em junho.
No País
As vendas do comércio varejista, no País, apresentaram crescimento de 1,4% em julho, na comparação livre de influências sazonais com junho, quando haviam registrado expansão de 0,3%. Já no confronto com julho/10, houve alta de 7,1%, repetindo o desempenho contabilizado em junho. Nos sete primeiros meses do ano, o varejo acumula expansão de 7,3%.
De junho para julho, as vendas cresceram nos ramos de hiper, supermercados e demais lojas de alimentícios (1,6%), móveis e eletrodomésticos (4,1%), entre outros. Entretanto, registraram queda os setores de tecidos, vestuário e calçados (-2,9%) e equipamento de informática (-12,5%).
Sem crise
“Acredito que o ímpeto do consumidor não será afetado por essa crise internacional”
Ranieri Leitão
Vice-presidente da Fecomércio-CE
OLIVETTO AFIRMA
´Satisfação do funcionário é essencial para o comércio´
O publicitário ministrou palestra, ontem, durante a 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista
Equilíbrio e satisfação dos funcionários são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. A observação é do empresário e publicitário Washington Olivetto, para quem a seriedade e a preocupação com a construção de uma marca também são fatores cruciais para o bom desempenho de quaisquer empreendimento.
“E para isso, uma boa publicidade é fundamental”, alertou Olivetto, na manhã de ontem, durante palestra e exposição na 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que transcorre até esta quarta-feira, em Fortaleza. O evento conta com o apoio do Diário do Nordeste. “O sucesso de uma peça publicitária é evidenciado quando ela entra para a cultura popular. Esse é o principal objetivo”, ensinou, lembrando algumas de suas criações ao longo de 20 anos à frente da W/Brasil, uma das agências mais premiadas do País.
Primeiro sutiã
De maneira descontraída, ele citou como exemplo as peças “O cachorro da Cofap”, “Os casais do Itaú” e “O primeiro sutiã”, vídeo produzido nos anos 1970, para dar nova cara a Lingeries Valisère e que desde então ganhou diversos prêmios, versões paródias e que até hoje é lembrado e listado como um dos melhores comerciais brasileiros. Para demonstrar o feito, Olivetto exibiu um vídeo de 2008, onde o então presidente Lula fazia uma alusão ao comercial durante um pronunciamento.
Segurança no crédito
No início da tarde, Vilfredo e David Schürmann, pai e filho velejadores, falaram sobre as experiências de sucesso e planejamento das viagens oceânicas que a família Schürmann realizou em torno do mundo a bordo de um veleiro a velas. Já no meio da tarde, às atenções dos convencionais voltaram-se para o Seminário SPC Brasil.
Na oportunidade, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro, falou da parceria da CNDL com a SPC Brasil, o que tende a ampliar a base de dados e a capilaridade das ações dos “bureaus” de cobrança no acompanhamento dos créditos concedidos pelo comércio. Para Pellizzaro, a parceria vai permitir reduzir os riscos de inadimplência e fortalecer a capacidade de recuperação de créditos inadimplentes.
Na programação de hoje, o destaque será o painel Terra dos Gigantes, onde Deusmar Queirós (Grupo Pague Menos e Aline Teles (Grupo Ypióca) falam sobre como empreender no Brasil, nos dias de hoje.
VICTOR XIMENES
REPÓRTER
Fonte Diário do Nordeste