O gasto médio com os presentes tem maioria concentrada entre R$ 51 e R$ 100 (25,5% dos que vão às compras)
O Dia da Criança, comemorado no próximo dia 12 e considerado a terceira melhor data de vendas para o comércio de todo o Brasil, deve movimentar R$ 188 milhões, só na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e aumentar em 4% o valor contabilizado pelo setor, na mesma época do ano passado, segundo informou pesquisa divulgada ontem, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).
“É um crescimento considerado moderado, pois vínhamos atingindo índices médios de 10% nas vendas em anos anteriores, mas continuamos ampliando o número de segmentos impactados pelo consumo”, analisou o economista da Fecomércio-CE, Alex Araújo.
Para o especialista, fatores como a excessiva quantidade de feriados neste ano, devido ao Mundial de Futebol, o aumento relativo da inflação e a baixa redução do endividamento contribuíram para a desaceleração do consumo no setor para o Dia da Criança. Para ele, isso sinaliza um movimento, que não deve ser superado até o fim deste ano e deve resultar em um incremento semelhante nas vendas para o Natal de 2014. “Mas a nossa expectativa é de que isso seja superado em 2015 e nós passemos a atingir índices maiores de consumo no próximo ano, em datas como esta”, destaca Araújo.
Ele observa que os dias comemorativos são os principais responsáveis pelo aquecimento econômico do comércio.
Maioria vai comprar
Os R$ 188 milhões estimados pela Fecomércio-CE é contabilizado a partir da perspectiva de ida às compras de 65% da população da RMF, pesquisados. As informações ainda apontam que 74% vai comprar apenas um presente e que 54,2%, vai comemorar a data em casa.
O gasto médio com os presentes tem maioria concentrada entre R$ 51 e R$ 100 (25,5% dos que vão às compras), seguido daqueles que deverão gastar entre R$ 151 e R$ 200 (17,2%).
Brinquedos são preferência
A maioria dos consumidores escutados pela Federação informaram também, que devem concentrar as compras de presentes em brinquedos. Os itens dentro desta categoria de produtos atingiu 61,5% da preferência dos pesquisados, sendo seguidos por peças de vestuário (27,1%) e calçados (7,4%). Mesmo com o avanço do uso dos artigos tecnológicos entre os pequenos e a crescente ampliação dos segmentos impactados pelo consumo no Dia da Criança, produtos como tablets (5%) e videogames (4,5%) foram o quarto e o quinto citados, sem grande representação na intenção de compra dos pesquisados e muito distante dos demais listados no ranking.
Perfil
A pesquisa do Dia da Criança indica também que “o perfil dos entrevistados mostra preponderância dos consumidores do sexo feminino (70,1%), do estrato etário entre 21 e 35 anos (70%), e com renda familiar entre três e seis salários mínimos (65,7%)”.
Armando de Oliveira Lima
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste.