Notícias

Diretoria toma posse na Capital

By 02/12/2011No Comments

letras jurídicas 

A difusão da cultura e discussão de grandes temas serão atribuições da Academia Cearense de Letras Jurídicas

Os advogados Ricardo Bacelar e José Damasceno Sampaio são primeiro vice-presidente e presidente da Academia  KIKO SILVA

Os advogados Ricardo Bacelar e José Damasceno Sampaio são primeiro vice-presidente e presidente da Academia KIKO SILVA

A primeira diretoria e os conselheiros da Academia Cearense de Letras Jurídicas tomaram posse, na noite de ontem, em solenidade realizada no Palácio da Luz, Rua do Rosário, Centro de Fortaleza.

Tendo como presidente e primeiro vice-presidente os advogados José Damasceno Sampaio e Ricardo Bacelar, respectivamente, a criação dessa academia representa a concretização de um projeto idealizado em 1978 por notáveis da área do Direito na capital cearense, mas que somente no dia 23 de setembro deste ano foi oficializado.

A diretoria da nova instituição – empossada oficialmente pelo presidente da Academia Cearense de Letras, Pedro Henrique Saraiva Leão – exercerá seu mandato nos próximos três anos. “Neste momento, estamos formalizando um projeto antigo, mas que não havia sido formalizado e nem registrado em cartório”, acrescentou o primeiro presidente da Academia Cearense de Letras Jurídicas, José Damasceno Sampaio.

“Vamos, inicialmente, buscar a compilação da produção intelectual nesta área em nosso Estado”, lembrou, propondo que a diretoria e os conselheiros, compostos por 40 membros, empossados atuem no sentido de promover a discussão e a reflexão de grandes temas da sociedade, nos dias de hoje, sob olhar da Ciência Jurídica.

José Damasceno Sampaio citou, como exemplos, temáticas relativas à vida e à religião, tais como transfusão de sangue e iniciativas que busquem garantir a qualidade de vida da população cearense.

Ensino acadêmico

Uma das mais relevantes atribuições dessa academia será propiciar a divulgação da cultura e da literatura na área jurídica, bem como incentivar a melhoria da qualidade do ensino do Direito em universidades e faculdades do Estado, adiantou o primeiro vice-presidente, o advogado Ricardo Bacelar.

O presidente de honra da Casa é o jurista Paulo Bonavides. A diretoria é composta, ainda, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, que exercerá o cargo de 2º vice-presidente.

O 1º secretário será Roberto Victor Pereira Ribeiro; 2º secretário, Emerson Castelo Branco; 3º secretário, Humberto Cunha; tesoureiro, Durval Aires Filho; 2º Tesoureiro, José Júlio da Ponte Neto; diretor cultural, Cid Saboia de Carvalho.

MOZARLY ALMEIDA
REPÓRTER

Fonte http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1078044

Leave a Reply