DE OLHO NA COPA
A 605 dias da Copa, setores que lidarão com público estrangeiro pouco avançaram na língua inglesa
O ano de 2014 deve se tornar um marco para o Brasil, pois, após 64 anos, o País voltará a sediar uma Copa do Mundo de Futebol, encerrando um ciclo de importantes investimentos em infraestrutura e atraindo milhares de turistas estrangeiros, que deixarão aqui divisas significativas.
De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Ernst & Young, o fluxo turístico internacional para o Brasil pode crescer até 79% em 2014, com a perspectiva de gerar impactos superiores a isso nos anos seguintes. A expectativa é que até 2014 o País tenha 2,98 milhões de visitantes adicionais.
Para aproveitar todas as oportunidades que o turismo impulsionado pela Copa do Mundo pode trazer para o País e para as cidades-sedes dos jogos, como Fortaleza, o setor precisará investir em qualificação a fim de melhorar a qualidade do serviço prestado e de superar barreiras como a do idioma.
Neste último ponto, o Brasil precisará avançar ainda mais, sobretudo no ensino de inglês, considerada a língua universal. Isso porque um teste realizado em 76 países pela Global English, escola de inglês online, mostrou que o Brasil obteve o segundo pior resultado, ficando atrás apenas da Colômbia. A média brasileira no teste foi de apenas 2,95. Já a média mundial ficou em 4,15.
Uma das soluções adotadas pelo governo federal para melhorar o nível de qualificação dos profissionais do setor de turismo, bem como amenizar a barreira do idioma é a criação do Pronatec Copa (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A ação é desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério do Turismo apenas nas 12 cidades sede da Copa de 2014. Serão 29 atividades ligadas ao receptivo turístico, além dos cursos de inglês, espanhol e libras. A expectativa é que, até a Copa, sejam ofertadas nas 12 cidades sede cerca de 240 mil vagas pelo Sistema S (Senac, Sesc, Sesi e Senai) e instituições federais de educação profissional.
40 mil pessoas
No Ceará, o Pronatec Copa foi lançado no início de agosto e a previsão é que sejam qualificadas cerca de 40 mil pessoas até o primeiro semestre de 2014. Além de Fortaleza, que receberá jogos da Copa de 2014, o programa também será executado nos municípios de Aquiraz, Aracati, Beberibe, Caucaia e Jijoca de Jericoacoara. O Serviço Nacional do Comércio (Senac) será o responsável por ministrar os cursos no Estado.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), as primeiras turmas do Pronatec Copa devem ser iniciadas ainda neste mês. No momento, a secretaria está aguardando as demandas de cada setor pelos cursos disponíveis e a quantidade de vagas desejadas. O Ceará conta com a modalidade “in company”, onde os cursos podem ser ministrados nas próprias empresas, como bares, restaurantes, hotéis etc. Esse modelo facilita a participação nos cursos das pessoas que já atuam no setor.
Taxistas buscam aprender
Sem estações de metrô próximas ao estádio Castelão, que receberá os jogos da Copa do Mundo em Fortaleza, os torcedores de todas as partes do mundo terão que utilizar os ônibus coletivos e táxis para chegarem até o local das competições e também para circularem e conhecerem os pontos turísticos da Capital. No caso dos taxistas, a procura pela utilização desse serviço deve ser maior por parte dos turistas estrangeiros, exigindo desses profissionais uma boa qualificação na área de idiomas.
Neste sentido, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) desenvolveu e lançou, no final do ano passado, o programa Taxista Nota 10. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), a Escola do Transporte e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo principal é capacitar os taxistas para que eles se comuniquem melhor com os estrangeiros e sejam capazes de esclarecer suas dúvidas e de oferecer informações básicas sobre a cidade e seus pontos turísticos.
Ao todo, o programa oferece três cursos gratuitos aos taxistas: inglês, espanhol e gestão de negócios. No caso dos cursos de idiomas, que têm duração de 120 horas e são realizados a distância, os trabalhadores que se cadastram recebem m kit educativo contendo material didático em vídeo, áudio e impresso. Após 90 dias da inscrição, os taxistas realizam uma prova online e recebem o certificado.
Frota capacitada
A expectativa é qualificar cerca de 80 mil taxistas em três anos, com foco principal nas 12 cidades sedes da Copa. No Ceará, segundo a coordenadora do Senat no Estado, Viviane Pinheiro, o objetivo é capacitar toda a frota de táxi do Estado, de aproximadamente 4.400 unidades, até maio de 2014. Mas desde novembro de 2011, quando teve início o programa, até outubro de 2012, apenas 661 kits dos cursos de idiomas foram distribuídos.
DHÁFINE MAZZA
REPÓRTER
Fonte Diário do Nordeste
BARES E RESTAURANTES
Comunicação pode ser o diferencial no serviço Empresários do setorde alimentos investem para melhorar o relacionamento com os estrangeiros Garçons têm módulos específicos de inglês, na barraca Terra do Sol, para conseguir atender clientes do exterior com maior facilidade FOTO: ALCIDES FREIRE Para atender às nec…
FOCO NO INTENSIVO
Cursos de idioma miram 2014 e veem procura aumentar Escolas prepararam módulos específicos, de olho nos interessados em aprender inglês já para a Copa do Mundo Programa ´Olá, Turista´, do governo federal, foi lançado em 2009 e encerrado no ano passado, com o objetivo de capacitar profissionais de hotéis FOTO: TUNO VIEIR…
INGLÊS EMPRESARIAL
Empresas já lucram com demanda Com aulas voltadas a cada tipo de segmento, a Ally International experimenta forte alta no número de clientes À frente da Ally International, as sócias Bárbara Ann King e Germeny Cardoso acreditam no crescimento da demanda nos próximos anos FOTO: DIVULGAÇÃO Al&eac…
ALTA DEMANDA PREVISTA
Hotéis correm contra o tempo para qualificar funcionários No segmento hoteleiro, ainda são poucos os profissionais que dominam línguas estrangeiras Em geral, os funcionários do setor hoteleiro que falam outros idiomas estão restritos à área de atendimento FOTO: TUNO VIEIRA Entre 1995 e 2011, o número de turistas estrange…
CURTAS
Mais notícias sobre negócios Cinco rótulos Vinhos brasileiros são vendidos em Pequim O restaurante Alameda, especializado em comidas típicas brasileiras em Pequim, na China, colocou em sua carta de vinhos cinco rótulos da Miolo Wine Group. O paulista Geraldo Thomazini, chef do restaurante, foi eleito “chef do ano” pela revista chinesa City Weekend. Agricultura Novo presidente da Embrapa toma posse<br …
JOVENS ESTUDAM HUMANAS
Mercado pede profissional de exatas A Medicina está no topo do rendimento e também tem a menor taxa de desemprego entre as profissões País precisa de capacitação para não perder janela de oportunidades FOTO: DIVULGAÇÃO As profissões das áreas exatas e técnicas est&…
PROGRAMA FEDERAL
MTur oferta qualificação de 240 mil CE foi o sexto com mais inscritos nos cursos profissionalizantes e de línguas disponibilizados pelo Mtur e MEC Mais de 17 mil profissionais que lidarão diretamente com os turistas no Estado se inscreveram nos cursos ofertados pelo Ministério FOTO: TUNO VIEIRA Uma das iniciativas adotadas pel…
LANÇAMENTOS
Novidades do mercado Linha feminina da Citizen A Citizen, multinacional japonesa fabricante de relógios, aposta no poder da beleza feminina e da natureza para lançar uma nova linha de relógios femininos. Intitulada como “The L Collection”, a nova linha tem como proposta evidenciar a delicadeza e a ligação que o universo feminino possui com os elementos da natureza. A linha de relógios femininos conta com 10 modelos marcantes. ..