Logo abaixo, Inácio Arruda (PCdoB) surge com 3% das intenções dos eleitores, empatado com Marcos Cals (PSDB). Na sequência, Francisco Gonzaga (PSTU) apresentou 1% das intenções. Valdeci Cunha (PRTB) e André Ramos (PPL) não pontuaram. Brancos e nulos foram 4% e os que não sabem ou não responderam foram 8% dos eleitores.
A pesquisa, realizada nos dias 25 e 26 de setembro na Capital, entrevistou 1.143 pessoas e tem margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.
Simulações de segundo turno
A pesquisa simulou seis possíveis situações de segundo turno em Fortaleza, envolvendo os quatro candidatos que apresentaram maiores percentuais: Elmano de Freitas, (PT), Roberto Cláudio (PSB), Moroni Torgan (DEM) e Heitor Ferrer (PDT). De acordo com a pesquisa, o candidato do PT, Elmano de Freitas, perderia contra o segundo colocado Roberto Cláudio (PSB), por 46% a 37%. Já contra Moroni Torgan (DEM), seria 47% para o petista contra 35% de Torgan. Contra Heitor Ferrer (PDT), Elmano também venceria, de 43% contra 38%.
O segundo colocado Roberto Cláudio (PSB) venceria Moroni Torgan (DEM) por 47% a 32%. Cláudio também venceria Heitor Ferrer, 47% contra 36%.
O candidato do PDT, Heitor Ferrer, venceria apenas Moroni Torgan (DEM), de 46% a 37%, no caso de um segundo turno entre os dois candidatos.
Rejeição
Outro tópico da pesquisa Datafolha foi a rejeição aos candidatos. Neste quesito, o líder é Moroni Torgan (DEM), com 36% da rejeição dos eleitores. Em seguida, o candidato do PT, Elmano de Freitas, rejeitado por 24% dos eleitores. Ele é acompanhado por Inácio Arruda (PCdoB) com 21%; Roberto Cláudio (PSB), 19%; Francisco Gonzaga (PSTU), 13%; Marcos Cals (PSDB), 13%; André Ramos (PPL), 13%; Valdeci Cunha (PRTB), 11%; Heitor Ferrer (PDT), 9% e Renato Roseno (Psol), 8%. De todos os entrevistados, 6% afirmaram que votariam em qualquer um dos candidatos, ou que não rejeitam nenhum. Já 3% afirmou que rejeita todos ou não votará em nenhum. 7% dos entrevistados afirmaram que não sabem em quem votarão.
Fonte Diário do Nordeste