Notícias

Estados perdem ICMS com Internet – OPOvo

By 28/01/2011janeiro 30th, 2011No Comments

28/01/2011

Os Estados do Nordeste começam a fazer as contas e constatar que estão no prejuízo na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em função do crescimento das vendas pelo comércio virtual. A Bahia foi o primeiro Estado a reagir e já anunciou que a partir do próximo mês qualquer venda pela internet para os residentes no Estado deverá recolher 10% de ICMS. O Ceará cobra atualmente 7,5% de alíquota do imposto se a compra virtual for superior a R$ 1.200,00. Essa legislação é baseada ainda em um decreto estadual de 2009.

Pela lógica, como o coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) é o secretário da Fazenda da Bahia, a tendência é que todos os estados do Nordeste sigam a mesma decisão dos baianos e equiparem a alíquota em 10%. Essa medida deve gerar uma insatisfação com os Estados do Sudeste, principalmente São Paulo que é o maior distribuidor dos produtos comprados pelos nordestinos através da rede mundial de computadores.

INQUIETAÇÃO

No discurso que o presidente da Fiec, Roberto Macedo (foto), fez ontem no almoço com os jornalistas, na sede da entidade, percebeu-se nas entrelinhas a inquietação dos empresários com relação à concretização dos investimentos prometidos para o Ceará, entre eles a refinaria, siderúrgica e outros. Roberto Macedo citou até a desconfiança do setor com relação às obras da Copa do Mundo.

LINHA DIRETA

No entanto, numa conversa informal com este colunista, Roberto Macedo foi direto ao ponto e não escondeu sua insatisfação com relação à Prefeitura de Fortaleza. “Estou em linha direta com São Pedro para mandar muita chuva e ajudar a eleger em 2014 um candidato de outro partido”, profetizou o dirigente da Fiec.

TECNOLOGIA FUNERÁRIA

Lançado em junho do ano passado, o Atlânticos Garden, primeiro centro integrado de atendimento funerário do Ceará, anuncia que está com 60% das obras prontas e previsão para inaugurar ainda no primeiro semestre de 2011. O empreendimento é um cemitério edificado em um prédio de 13 pavimentos (aproximadamente 75 metros de altura), com 33 mil unidades de sepultamento, além de anfiteatro, restaurante, centro ecumênico, sete salas de velório, crematório, auditório, estacionamento e área de lazer para crianças. O equipamento acaba de adquirir um forno crematório da marca espanhola Fivemasa, com tecnologia aprovada pelas normas ambientais da União Europeia e também brasileiras.

SEGREDOS DA PIZZA

Os proprietários da Vignoli implantarão em Fortaleza um Centro de Treinamento com foco em Turismo e Gastronomia. Anunciam para breve curso de gestão de pizzaria. Funcionará no prédio da administração da empresa, na avenida Senador Virgílio Távora. O Senac será parceiro. Atenderá também o mercado local.

SOBE

INDÚSTRIA

De janeiro a novembro de 2010, indústria cearense cresceu 10,8%, sobre igual períodode 2009.
DESCE

DESEMPREGO

Taxa de desocupação no Brasil foi de 6,7% em 2010, a menor série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego.

HORIZONTAIS

Coletiva. A Cagece anuncia hoje investimentos para 2011, os resultados de 2010 e a apresentação do novo presidente da Companhia, Jurandir Vieira Santiago. Às 10h, na sala de reuniões da Diretoria Colegiada.

Importado. Carlos Ferratini é o nome do secretário adjunto do Turismo do Ceará. É carioca, sem histórico no setor. Tem ligação com a Fundação Getúlio Vargas. Ocupa o lugar de Osterne Feitosa, remanejado da Setur para a pasta da Copa.

http://www.opovo.com.br/app/colunas/verticalsa/2011/01/28/noticiaverticalsa,2095205/estados-perdem-icms-com-internet.shtml

Leave a Reply