Segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza (CE), está prevista, entre os projetos de melhoria de mobilidade urbana para a Copa 2014, a obra de complementação da ligação viária entre o 3º anel arterial, passando pelo principal canal de acesso regional da cidade (rodovia BR-116), ao Estádio Castelão, por meio de sistema de BRT (Bus Rapid Transit). Os serviços serão compostos de drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização viária, entre outros. Estão inseridas, no custo das obras, as ações necessárias ao alargamento da via.
O BRT, ou TRO (Trânsito Rápido de Ônibus), é um transporte coletivo sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, que combina elementos físicos e operacionais em um sistema integrado, com uma imagem de qualidade e identidade única. O conceito evoluiu a partir dos corredores exclusivos para ônibus, como alternativa ao metrô para o transporte de massa.
Além de segregar o tráfego geral e impor medidas de prioridade na circulação, o que facilita o trânsito das pessoas, o BRT também proporciona redução dos tempos de embarque e desembarque de passageiros, por ser composto de veículos com grande número de portas e de plataformas niveladas ao piso do ônibus. Outras vantagens são o pagamento fora do veículo, as estações fechadas e seguras e os mapas de informação em tempo real.
Set Domínguez
BRT em funcionamento na Cidade do México
Projetos e Ações:
BRT: Avenida Alberto Craveiro
BRT: Avenida Paulino Rocha
BRT: Avenida Dedé Brasil
BRT: Projeto Raul Barbosa
Corredor Norte-Sul (Via Expressa)
Estações Padre Cícero e Montese
VLT: Parangaba/Mucuripe