PREMIUM II
Possibilidade de corte foi refutada pela executiva, que reiterou a importância do empreendimento
Rio/Fortaleza. A presidente da Petrobras, Graça Foster, negou nesta terça-feira que esteja em estudo pela estatal a retirada definitiva dos projetos das refinarias Premium I e II, que serão sediadas no Ceará e no Maranhão. Essa possibilidade foi levantada por fontes à Agência Estado, caso o governo não promovesse até o início de 2012 um novo reajuste de gasolina e diesel capaz de financiar os investimentos da companhia.
“Isso não procede. Não vamos cortar. Não procede mesmo, até porque a Petrobras precisa das refinarias. Gostaríamos que elas já estivessem operando”, afirmou a executiva, depois de participar de homenagem promovida pela Lide-Rio, no Copacabana Palace. Foster admitiu a possibilidade de a Petrobras negociar parcerias para a construção das duas refinarias.
Foco na tecnologia
Entretanto, ressaltou que uma associação não teria principal objetivo a redução do investimento direto da Petrobras, mas sim a tecnologia que o novo parceiro pudesse agregar ao projeto. Ela citou como exemplo uma eventual participação de empresas chinesas e sul-coreanas com expertise neste segmento energético. “O Cosenza já conversou com alguns”, disse ela, referindo-se a reuniões feitas pelo diretor de Abastecimento, José Carlos Cosenza, com possíveis parceiros.
Desinvestimento
A presidente da Petrobras reafirmou ontem que o desinvestimento (venda de ativos no exterior) anunciado pela estatal em seu planejamento estratégico é necessário para a companhia gerar caixa para viabilizar novos projetos. A executiva, porém, voltou a ressaltar que nenhum projeto prioritário será incluído integral ou parcialmente no plano de venda de cerca de US$ 14 bilhões em ativos. “Desinvestimento será apenas de ativos com pouca ou nenhuma sinergia”, disse.
Plano ambiental
Conforme publicado com exclusividade na edição de ontem do Diário do Nordeste, a Petrobras deverá entregar à Funai (Fundação Nacional do Índio) em dezembro próximo a versão revisada do Plano Básico Ambiental do empreendimento cearense. Por conta do atraso nesta etapa e do período que a Funai ainda levará para analisar e aprovar o terreno que constituirá a reserva indígena no Pecém, é possível que as primeiras obras do empreendimento fiquem somente para 2013. A estatal informou que está revisando o PBA a partir dos comentários da Funai, e diz que a versão final do documento está prevista para o último mês do ano. Em maio último, o órgão devolveu à Petrobras o PBA, solicitando complementações. Dezembro, que é quando a estatal pretende entregá-lo, é também o mês limite do prazo para que isso seja feito, conforme definiu a Funai. O PBA traz as informações dos impactos do empreendimento na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) ao meio ambiente e sobre a vida das comunidades indígenas Anacé e Tapeba, e apresenta as ações que serão tomadas pela empresa para mitigá-los.
Nos últimos meses, Graça Foster vem insistindo que a decisão pelas refinarias do Ceará e do Maranhão não é política, mas técnica e estratégica. “A demanda no Norte/Nordeste, em 2020, será de 1,23 milhão de barris de derivados por dia.
Considerando a refinaria Abreu e Lima pronta, a capacidade será de 550 mil barris por dia. Teremos um déficit no Norte/Nordeste, em 2020, em torno de 700 mil barris/dia. Fazer essas refinarias no Nordeste é uma questão de atendimento da demanda de mercado”, já afirmou.
Reajuste de combustível virá, sem data
Rio. A presidente da Petrobras, Graça Foster, voltou a falar ontem sobre um novo reajuste de combustíveis como uma possibilidade concreta, porém ainda sem definição de data de vigência ou de porcentuais.
“O reajuste de combustíveis certamente virá, mas quando ainda não tem data”, disse ela, em entrevista à saída de evento no qual foi homenageada, no Copacabana Palace.
Graça ressaltou que, além do reajuste nos produtos vendidos pela companhia, a estatal trabalha em um amplo programa de redução de custos com o objetivo de garantir maior eficiência e ao mesmo tempo aumentar as margens da empresa. “Trabalhamos para melhorar a rentabilidade”, disse Graça Foster.
“A discussão sobre o preço dos combustíveis é um exercício diário da Petrobras.” Indagada sobre o aumento do porcentual de etanol misturado à gasolina, outra alternativa que vem sendo estudada como forma de elevar a rentabilidade da empresa, Graça preferiu não se estender sobre o assunto. “O etanol é consequência da gasolina”, resumiu, lembrando que esta é uma decisão do governo, embora tenha reafirmado que a medida poderia beneficiar a Petrobras por reduzir a necessidade de importação de gasolina.
A empresa apresentou ao governo este ano a proposta de aumento para 25% do teor de etanol na gasolina, atualmente em 20%. Ainda não houve resposta. Se o pedido for atendido, a empresa poderá baixar as importações de gasolina, segundo a executiva da estatal.
Licitação
Conforme a presidente da Petrobras, a realização de novas rodadas de licitação de óleo e gás “é uma necessidade”. Segundo ela, o grande valor das empresas petrolíferas não é o petróleo que produzem hoje, mas o petróleo que vão produzir amanhã. “É uma necessidade de todos nós (empresas que atuam no setor). Certamente, estamos precisando oxigenar nosso portfólio”. Ela defendeu que a Petrobras, o governo federal e as empresas privadas do setor petroquímico se unam para viabilizar nos próximos anos o desenvolvimento da petroquímica no Brasil.
De acordo com Graça, o crescimento nos Estados Unidos de novas tecnologias para extração de shale gas (gás de xisto, fonte não convencional) baratearam o preço do gás internacionalmente, o que está afetando a petroquímica brasileira. “Shale gas é uma realidade nos Estados Unidos. Exerce uma força de atração muito grande sobre a petroquímica no Brasil”, afirmou ela, para quem são necessárias soluções que devolvam à competitividade nacional.
Variação na Capital
Em 18 anos, o litro da gasolina saiu de R$ 0,50 para os atuais R$ 2,68 cobrados em média na Capital Cearense, crescimento esse acima de cinco e que registra um avanço de 436%. A valorização do dólar durante esse período, que passou de R$ 0,80 para o patamar de R$ 2,00, assim como o aumento do preço do barril de petróleo, que variou 714% nos mesmos 18 anos, são apontados como principais fatores para um elevação tão considerável.
Mistura
25% foi a proposta da Petrobras para o governo na participação do etanol na composição da gasolina, que atualmente é composto em 20% pelo álcool
Fonte Diário do Nordeste
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