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Governadores enviarão sugestões para o Supersimples até segunda-feira

By 09/06/2016junho 10th, 2016No Comments

Fecoércio cabeçalho
Boletim Informativo –09/06/2016

Governadores enviarão sugestões para o Supersimples até segunda-feira

Senado e governadores podem estar mais perto de um acordo sobre as mudanças no Supersimples, programa de tributação simplificada para micro e pequenas empresas. Em vez de aumentar o teto de faturamento em 300% o reajuste agora é mais modesto. O presidente do Senado, Renan Calheiros, se reuniu nesta quarta-feira (8) com governadores e secretários de Fazenda e discutiu o tema, parte do Pacto Federativo. Confira neste vídeo da TV Senado.

Fonte: http://renalegis.cnc.org.br/Renalegis/Default.aspx?entidade=fecomercioce

Praça de serviços oferta atividades gratuitas

Uma programação de serviços gratuitos como cursos, workshops, atendimentos de saúde e de prevenção começou a ser disponibilizada a partir da manhã de ontem (8), na Avenida Pontes Vieira, em Fortaleza, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio). O evento é realizado em um espaço aberto à população, que conta com tenda cultural, biblioteca, espaço odontológico, do OdontoSesc – do Serviço Social do Comércio (Sesc) – e também de saúde da mulher. A programação tem previsão de se prolongar por pelo menos 120 dias.

 Por meio do projeto, oficinas criativas, apresentações de música, teatro e dança, brincadeiras infantis e jogos populares estão previstos para os próximos dias. Além disso, palestras devem alertar sobre o câncer de mama, no espaço de saúde da mulher, e também esclarecer sobre doenças como a chikungunya, zika e dengue – transmitidas a parir do mosquito Aedes aegypti.

 Já no caminhão do OdontoSesc, que anda de forma itinerante pelo Estado, cinco dentistas devem atender cerca de 80 pacientes por dia. Segundo explica o coordenador da Clínica Odontológica do Sesc Centro, a intenção é atender o máximo da população do entorno da Praça.

 Aberto para os trabalhadores do comércio, atendidos pelo sistema, as ações também têm como público-alvo a sociedade no geral e, principalmente, o entorno da praça.

 A intenção do projeto é promover a qualidade de vida do trabalhador do comércio e da sociedade cearense. As ações devem se estender, pelo menos, até o fim do mês de junho.

 O local escolhido foi inaugurado na manhã de ontem (8). É a Praça de Serviços Sociais Sesc/Senac, que também marca o lançamento da campanha “Ações e Resultados” dessas instituições. A iniciativa fala sobre os programas e ações do Sistema Fecomércio para áreas como a educação, lazer, saúde, inclusão social, cultura, profissional, dentre outros.

Unidade móvel
Por meio do Senac, haverá unidades móveis de saúde, informática, turismo e hospitalidade, onde serão realizadas palestras, cursos e workshops.

 Nos dias de sábado, o projeto oferta à população serviços gratuitos como corte de cabelo, design de sobrancelhas, massagem, aferição de pressão e teste de glicemia. Na manhã de ontem (8), o atendimento nas carretas ainda não havia começado. Apesar disso, os espaços já estavam prontos e com os profissionais presentes para atender a população.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, a intenção é destacar as ações desenvolvidas pelo sistema. “Muita gente sabe o que é o Sistema Fecomércio, mas pouca gente tem noção da dimensão dos trabalhos que são feitos. A nossa ideia foi trazer pra cá, criar essa praça e mostrar para a população como um todo”, explicou o gestor, ao também confirmar que não existe ainda um prazo final para as ações no espaço.

Serviços

  1. Palestras, cursos e workshops sobre saúde e turismo
  2. Oficinas/ apresentação musical
  3. Teatro/dança/ brincadeira
  4. Jogos populares

 Aos sábados

  1. Corte de cabelo/ design de sobrancelhas /massagem
  2. Aferição de pressão e teste de glicemia

Local: Av. Pontes Vieira, 2250
Das 9h às 17h, de segunda à sábado
Fonte: http://renalegis.cnc.org.br/Renalegis/Default.aspx?entidade=fecomercioce

Presentes para namorados variam até 80%

Para os que ainda não saíram em busca do presente para seu par, nesses dias que antecedem o Dia dos Namorados, é muito importante pesquisar preços para não comprometer as finanças. O Procon Fortaleza divulgou, ontem, a pesquisa com preços de presentes e serviços mais procurados para a data a ser comemorada no próximo domingo (12). O Procon aponta que a maior variação foi encontrada no valor da prancha alisadora de cabelo, que pode chegar a 80% de diferença, considerando a mesma marca do produto, entre os locais visitados.

O levantamento – que reúne preços de DVDs e eletrônicos, pranchas alisadoras de cabelo, barbeadores elétricos, smartphones e tablets, perfumes, rosas, cestas de café da manhã e ainda suítes de motéis preparadas especialmente para essa data – leva em consideração 23 opções de presentes em 17 estabelecimentos, cujos preços foram verificados entre os dias 1, 2 e 6 de junho. Os dados revelam que um mesmo produto pode custar quase o dobro do preço se comprada no estabelecimento de maior custo.

Detalhamento
A prancha alisadora de cabelos, por exemplo, pode ser encontrada de R$ 99,90 (Casas Bahia) a R$ 179,90 (Insinuante), ou seja, uma diferença de 80,08%. A cesta de café da manhã, que é também um dos itens mais procurados neste período, pode ser comprada de R$ 150,00 (Acácia Flores) a R$ 199,00 (Floricultura Gigi Flores), considerando a cesta especial, uma variação de 32,67%. Produtos de tecnologia, como box de mídia, vêm em seguida, com diferença de 25,75%, como o DVD Box Game of Thrones – 1ª a 5ª temporada, por exemplo, no valor de R$ 399,90 (Livraria Saraiva) e de 318,00 (Livraria Cultura).

Os perfumes importados foram os itens que menos variaram de preços, entre os locais pesquisados. Dos quatro tipos de perfumes consultados, em três a variação não passou de 0,23%.
Já os casais que desejarem usufruir de um pernoite nas suítes de motéis, preparadas para a data, terão que desembolsar de R$ 115,00 (Container) a R$ 180,00 (Dragon), no caso de suíte simples – uma diferença de 56,52%. Para um ambiente mais aconchegante (suíte especial), os valores variam de R$ 170,00 (Triângulo) a R$ 253,00 (Dragon), ou seja, uma oscilação de 48,82%.

Conforme o Procon Fortaleza, os preços de serviços ou encomendas, como motéis, arranjos de flores e cestas de café da manhã, foram catalogados usando como referência o dia 12 de junho especificamente, pois os valores estão sujeitos a alterações em virtude do Dia dos Namorados. “Dependendo da data que o consumidor encomende o serviço, os preços também podem variar”, destacou o órgão, em nota.

Direitos
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, orienta sobre as trocas de presentes. “O consumidor deve questionar a loja sobre a possibilidade de troca por motivo de gosto, tamanho ou cor, pois o lojista não é obrigado a efetuar a troca por esse motivo”. Mas a diretora explica que, caso o lojista se comprometa a realizar a troca por quaisquer motivos, o consumidor deve pedir por escrito, e, assim, o fornecedor será obrigado a cumprir.

O Procon Fortaleza orienta que é importante sair de casa já com uma definição do que pretende comprar e o quanto poderá gastar, pois isso facilita o controle do orçamento e a comparação da qualidade do produto. A nota fiscal é a garantia de que seus direitos como consumidor serão resguardados.

Produto eletrônico deve ser testado antes da compra. Caso apresente defeito ou vício de fábrica após a compra, o produto deverá ser encaminhado à assistência técnica, que tem o prazo de até 30 dias para realizar o reparo, a partir da data da compra. Caso o problema não seja resolvido, o comerciante é obrigado a fazer a troca por um outro de igual valor ou devolver o dinheiro corrigido. O prazo é de até 30 dias para reclamação quando constatado vício em item não durável (como alimentos e outros produtos consumidos pelo uso), a partir da sua entrega. Para os produtos duráveis, o prazo é de 90 dias, no caso de vício aparente.

Promoções especiais para todos os gostos 
O Dia dos Namorados está chegando e os shoppings e muitas marcas estão com promoções especiais. O RioMar levará dois casais para uma viagem a Paris. Até o dia 18, os consumidores do empreendimento poderão participar da campanha para concorrer ao sorteio das duas viagens à capital francesa, com direito a um acompanhante. Podem ser somadas as notas até chegar a R$ 100,00 – que dá direito a um cupom –, sendo o valor mínimo da compra R$ 10,00.
Já os shoppings da Ancar Ivanhoe – North Shopping Fortaleza, Jóquei e Maracanaú, além do Via Sul Shopping –, apresentam a campanha “O Amor está no Ar”, que sorteia viagens para casais de todos os estilos. Até o dia 12, a cada R$ 100,00 em compras, os clientes concorrem a vales-viagens, com destinos à escolha dos ganhadores, com direito a acompanhante. No total serão cinco vales, pois os clientes do North Shopping Fortaleza concorrerão a duas viagens para casal.
O Shopping Parangaba vai sortear cinco pacotes vips, com direito a acompanhante, para os Jogos Olímpicos Rio 2016, sendo que os ganhadores vão se hospedar no Navio Oficial da Rio 2016 e assistirão, ao vivo, uma modalidade olímpica (ginástica artística, basquetebol, vôlei de praia, futebol e ginástica rítmica). O shopping ainda sorteará um Nissan Versa 0 km.
Uma marca que investe em coleção diferenciada é a Skyler, grife de moda masculina, que espera um crescimento acima de 7% nas vendas. “Esta é a primeira grande data para vendas de moda masculina do ano. Temos uma equipe de visual merchandising que montou 13 propostas de looks como opção pronta para nossos clientes, os combos, com descontos médios de 10 a 15%. Mas as pessoas podem montá-los a seu gosto e, também, ter direito a desconto de 10%, na compra acima de duas peças”, disse a gerente de marketing, Sâmia Gadelha.
Já a maior rede franqueada de cosméticos do Brasil, O Boticário, também pensou nos namorados de todo o País. Para tanto, lançou as linhas Make B. Barbie Edition e Men Only – com diversos produtos para todos os gostos e bolsos –, que deverão agradar aos casais enamorados.

Fonte: http://renalegis.cnc.org.br/Renalegis/Default.aspx?entidade=fecomercioce

Inflação de Fortaleza é a maior do País

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrado na capital cearense chegou à marca de 0,99% no mês passado, o maior do País, índice um pouco menor que o registrado em abril, que ficou em 1,02%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, no acumulado do ano, já está em 5,08%, atrás apenas da capital gaúcha, Porto Alegre, que registrou 5,16% nos cinco primeiros meses de 2016. O índice também foi superior ao do Brasil, que registrou 0,78% em maio. A previsão dos economistas do mercado financeiro é que o IPCA feche o ano de 2016 em 7,12%, segundo o boletim Focus. O novo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn afirmou, esta semana, que sua equipe vai tentar trazer a taxa para a casa dos 6,5%, que é o teto da meta do Governo Federal para a inflação.

Já o valor acumulado nos últimos 12 meses, em Fortaleza, chega à casa dos 11,01%, que também é o maior valor registrado entre todas as capitais brasileiras, fazendo disparar o sinal amarelo, de atenção, às autoridades estaduais. Este resultado elevado da inflação, ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, vem sofrendo impactos das últimas altas registradas nas taxas de água e esgoto (9,30%, devido ao reajuste de 11,96% autorizado no fim de abril), bem como na conta de luz (6,41%, que também subiu 12,97% no mês anterior). Apesar disso, também entrou na conta a redução de 8,40% na taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Mais informações 
Quando é feita uma análise dos números registrados no Brasil, vê-se que o IPCA já acumulou uma alta de 4,05% nos cinco primeiros meses de 2016, representando uma elevação de 0,80% em relação com ao primeiro quadrimestre. Ao ser analisado o período dos últimos 12 messes, encerrados em maio, o índice ficou em 9,32%, ou seja, 0,04% em relação aos 9,28% de igual período encerrado em abril. Segundo a coordenadora de índice de preços do IBGE, Eulina dos Santos, estes impactos referem-se a uma série de reajustes autorizados pelo Governo. “A característica deste mês de maio é a volta a pressão dos itens administrados, que pressionaram a taxa do mês: água e esgoto, remédio, cigarro e energia elétrica.

Então, os preços administrados foram as ‘estrelas’ do mês passado”, afirmou.
O IPCA nacional também sofreu fortes pressões exercidas pelas regiões metropolitanas de Salvador (11,25%), Recife (11,22%), Fortaleza (6,41%), Belo Horizonte (3,24%), São Paulo (2,02%) e Campo Grande (0,64%). Os preços dos remédios, que haviam aumentado 6,26% em abril, subiram mais 3,1% no mês passado. Por causa disso, apenas nos dois meses, a elevação foi de 9,55%, reflexo do reajuste de 12,5% que passou a vigorar desde o dia 1º de abril.

Nos cinco primeiros meses deste ano, os remédios já tiveram reajustes de 10,52%. “E isso está muito ligado ao dólar”, lembrou a coordenadora do IBGE, uma vez que a maioria dos laboratórios existentes no País, importam uma série de matérias-primas.
O preço do cigarro também teve uma elevação de 9,33%, refletindo os reajustes que variaram de 3% a 14%, dependendo do fabricante, que passaram a valer desde 1º de maio. Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, no grupo alimentação e bebidas, os preços continuaram a subir (0,78%), embora menos do que em abril (1,09%). Vários produtos tiveram aumentos significativos, a exemplo da batata-inglesa, que ficou 19,12% mais cara de abril para maio. Com isso, a leguminosa já registra uma elevação de 50,91% nos cinco primeiros meses de 2016. Já o grupo dos não alimentícios registrou uma elevação de 1,05% no mês passado, muito maior que os 0,43% anotados em abril deste ano.

Fonte: http://renalegis.cnc.org.br/Renalegis/Default.aspx?entidade=fecomercioce

Nível de confiança volta a subir entre comércio e consumidores

Apesar do crescente desemprego e do constrangedor cenário político do País, a recente mudança de comando do País fez com que o nível de confiança de consumidores e empresários voltasse a subir em junho. Enquanto o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) apresenta crescimento de 6,2% em relação ao mês de maio, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) também mostra uma elevação expressiva de 22,5%, frente ao índice passando de 75,8 pontos para 92,9 pontos nesta última medição. As informações foram divulgadas, ontem, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).

O resultado do ICC de junho derivou do aumento combinado dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente subiu 3,7%, passando de 82,4 pontos em maio para 85,5 pontos neste mês; o Índice de Situação Futura avançou 7,6%, atingindo 113,6 pontos. Acompanhando a melhora da confiança, a pretensão de compras teve avanço de 7,1%, passando de 35,8% (maio), para 42,9% neste mês. Essa taxa também é superior à verificada no mesmo mês do ano passado, de 37,1%, podendo sugerir uma retomada de consumo como resultado da melhoria da confiança, conforme o levantamento.
Por sua vez, o valor médio das compras ficou praticamente estável, ao passar de R$ 309,23 para R$ 304,69 entre maio e junho. Neste mês, a intenção de compra mostra-se superior para as mulheres (44,6%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (58,3%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (48,8%). Os produtos mais procurados são: artigos de vestuário, citados por 21,7% dos entrevistados; televisores (17,9%); aparelhos de telefonia celular (14,7%); calçados (13%); móveis e artigos de decoração (12,7%); geladeira e refrigeradores (11,8%); e máquina de lavar roupa (10,4%).

Otimismo
As mudanças do cenário político também elevaram a confiança do empresário do comércio. De periodicidade bimestral, o Icec do terceiro bimestre do ano (maio-junho) mostra uma elevação expressiva de 22,5% após recuar 2,9% no bimestre anterior. O componente Índice de Situação Presente (ISP) teve uma melhora de 12,2%, passando de 45,5 para 51,1 pontos, neste bimestre. Apesar da expressiva melhora percentual, a baixa pontuação é motivo de preocupação e reflete o desânimo dos empresários do comércio com o atual momento econômico, com 43,3% dos entrevistados acreditando que as condições gerais da economia nacional pioraram muito nos últimos doze meses.
As perspectivas para o futuro, refletidas no Índice de Expectativas Futuras – IEF, são melhores em termos absolutos e estão no campo que indica otimismo, tendo sido observado melhoria de 34,9%, com o índice passando de 95,5 pontos, em abril, para 128,9 pontos neste mês. A absoluta maioria dos entrevistados (82,3%) acreditam que o cenário tende a melhorar nos próximos seis meses, com aumento das vendas (77,1%) e da oferta de empregos (43,2%).

Enquanto isso, a expectativa dos consumidores, medida pelo percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis, teve incremento em junho, passando de 28,2%, em maio, para 30,8% neste mês. No perfil daqueles com maior disposição para as compras se destacam os consumidores do gênero masculino (32,3%), do grupo entre de 25 e 34 anos (33,1%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (48,4%).

Receio persiste 
Apesar do otimismo, consumidores e empresários estão receosos quanto à retomada da economia. Por um lado, 50,4% dos consumidores de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da percepção da inflação, da piora nas condições do crédito e do sentimento de relativa piora no mercado de trabalho.
O empresariado tem segurado as intenções de investimento. O índice que mede essa pretensão (IIE) registrou crescimento mais modesto, de 8,7%, com o índice passando de 79,9 pontos em abril para 86,9 pontos neste mês. Apesar do sentimento de otimismo com a economia brasileira e o cenário projetado de crescimento das vendas, apenas 17,5% dos entrevistados esperam maior investimento em seus estoques.

Fonte: http://renalegis.cnc.org.br/Renalegis/Default.aspx?entidade=fecomercioce

Abih-CE afirma que reservas são baixas

A ocupação dos hotéis em Fortaleza continua fraca nessa baixa estação, bem menor que no mesmo período do ano passado. A informação é do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (Abih-CE), empresário Darlan Leite, acrescentando que as reservas de hotéis para julho, alta estação, continuam fracas. Ele revelou que, até agora, elas estão no patamar de 30%, sendo que o esperado era o dobro.

Darlan disse que ainda não dá para prever o tamanho da queda de ocupação, nas férias, mas observa que já é quase uma certeza. “Esperamos que essas reservas para julho cresçam, porque junho está praticamente começando, mas sem muita esperança de que elas, pelo menos, sejam iguais às do mesmo período do ano passado”, confessa o empresário. E justifica que essa queda é fruto da crise econômica brasileira, que restringe os gastos dos turistas.

Darlan viajou para São Paulo, onde encontra-se com o secretário estadual do Turismo, Arialdo Pinho e reúnem-se com a direção da Gol Linhas Aéreas para tratar da segunda frequência semanal da rota direta ligando Fortaleza a Buenos Aires. O empresário lembra que o voo existente sai quase lotado na baixa estação e a finalidade é trazer mais turistas argentinos para o Ceará.

Fonte: http://renalegis.cnc.org.br/Renalegis/Default.aspx?entidade=fecomercioces

Cláudinha Brilhante j