Notícias

Limpeza é reprovada por 54%

By 24/10/2011No Comments
Dentre as quatro capitais do Nordeste abordadas na pesquisa, Fortaleza foi a mais criticada quanto à limpeza urbana, com avaliação inferior a Natal, Salvador e Recife  FOTO: MARÍLIA CAMELO
Dentre as quatro capitais do Nordeste abordadas na pesquisa, Fortaleza foi a mais criticada quanto à limpeza urbana, com avaliação inferior a Natal, Salvador e Recife FOTO: MARÍLIA CAMELO

turistas estrangeiros
Pela primeira vez em sete anos, a avaliação negativa de Fortaleza superou a positiva, informa o MTur

Experimente perguntar a um amigo ou parente o que ele tem a dizer a respeito da última viagem que fez. Muito provavelmente, dentre outros apontamentos, ele vai destacar a limpeza do lugar. É que esse é um dos itens mais propagados mundo afora e – ao lado de preço, gastronomia, hospitalidade, segurança e clima – um dos itens que mais chamam a atenção e interessam ao visitante. E, nesse aspecto, o município de Fortaleza tem se saído mal.

A avaliação da limpeza pública da Capital cearense por parte dos estrangeiros está piorando. De acordo com o Ministério do Turismo (Mtur), pela primeira vez, nos últimos sete anos, a análise negativa superou a positiva entre os turistas oriundos de outros países. Enquanto para 45,3% deles a Capital cearense foi aprovada nesse quesito, para a maioria (os restantes 54,7%), a sujeira representa um problema grave para o desenvolvimento do turismo da Cidade.

Os dados são do “Estudo da Demanda Turística Internacional 2004-2010”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendado pelo Mtur.

De acordo com o levantamento, em 2004, a avaliação positiva dos estrangeiros sobre a limpeza da Capital alencarina era de 50,2%; ou seja de cada dois turistas de fora do Brasil, um tinha aprovado e outro reprovado a Cidade nesse critério em específico. O desempenho favorável atingiu quase 60% dois anos depois; contudo, desde então, a análise vem caindo até chegar ao patamar inédito no período abaixo dos 50%, registrado no ano passado.
Clique para Ampliar

Mais criticada

Dentre as quatro capitais do Nordeste abordadas na pesquisa, Fortaleza é a que mais foi criticada quanto à limpeza urbana. A metrópole cearense ficou atrás de Natal, Salvador e Recife, respectivamente, com 76,7%, 53,5% e 50,4% das avaliações positivas. A situação piora quando se compara o desempenho de Fortaleza com a média no Brasil, que é de 80,3% de análise positiva, ou seja, 35 pontos percentuais acima do índice da maior cidade do Ceará.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Roberto Rodrigues, a Prefeitura não se exime da responsabilidade da limpeza da Cidade, porém, muitas vezes, a população não colabora com o trabalho.

Ações educativas

“A gente tem trabalhado com diversas ações, inclusive, na área educativa, com campanhas publicitárias. Mas, infelizmente, as pessoas insistem em colocar lixo fora dos dias de coleta e horário. Há vezes em que o caminhão vai ao local, realiza a limpeza, e noutro dia já está tudo sujo de novo”, revela. Ele diz que, principalmente, na alta estação, é feita uma operação mais intensificada. Continua nas páginas 2 e 3

Colaboração

“Infelizmente, as pessoas insistem em colocar lixo fora dos dias de coleta e horário”

Roberto Rodrigues
Presidente da Emlurb

ILO SANTIAGO JR.
REPÓRTER

Leave a Reply